Imagens aterrorizantes mostram inundações repentinas rasgando cidades no noroeste da Itália.
Franco Chiaffrino, um vendedor de frutas de 70 anos, foi morto depois de ser atingido por uma torrente de água enquanto saía de sua van, mídia local relatado.
Vídeos chocantes mostram água preta que se eleva no Frejus – um túnel que liga a França e a Itália.
A chuva torrencial fez com que a hidrovia quebrasse suas margens, desencadeando uma violenta inundação em toda a região.
Os resgatadores são vistos olhando impotentes quando ruas inteiras estão submersas nas águas da enchente lamacentas.
Os moradores foram avisados pelo prefeito para ficar em suas casas e evitar dirigir.
Franco foi morto em Bardonecchia – uma cidade turística a 56 milhas a oeste de Turim, que organizou eventos de snowboard durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006.
Os bombeiros resgataram pelo menos 10 pessoas presas em prédios pelas inundações, junto com algumas pessoas presas em seus carros, informou a mídia local.
Alberto Cirio, presidente da região de Piemonte, disse nas mídias sociais: “Hoje, uma bomba de água atingiu a cidade de Bardonecchia de repente, causando danos e, infelizmente, uma vítima”.
Ele acrescentou: “Estamos cada vez mais confrontados com situações de emergência devido a eventos climáticos que costumávamos chamar de excepcional, mas agora somos cada vez mais frequentes”.
Um desastre semelhante atingiu Bardonecchia em 2023, depois que chuvas fortes causaram dois fluxos – incluindo o Frejus – transbordar.
Embora um grande deslizamento de terra tenha varrido carros e detritos, nenhuma fatalidade foi relatada.
As fortes chuvas no noroeste Itália Venha, pois o clima extremo tomou muito tempo da Europa – de trovoadas nos países centrais do continente até o calor escaldante no Mediterrâneo.
Na França, pelo menos duas pessoas – incluindo uma criança – morreram depois que uma tempestade violenta causou inundações repentinas em Paris na semana passada.
De acordo com o Lightning Maps, um site de rastreamento climático, mais de 39.000 ataques foram registrados em toda a França.
Mais de 100.000 casas foram deixadas no escuro depois que as linhas de energia foram rasgadas e as estações de metrô foram transformadas em rios internos.
Tempestades pesadas também varreram grandes partes da Alemanha no fim de semana, atingindo regiões como Saxônia, Turíngia, Baviera e Baden-Württemberg.
Lightning Strikes também causou incêndios, incluindo um em uma fazenda de cavalos em Keltern, o jornal alemão da Baviera Münchner Merkur Relatórios.
Na Áustria, uma tempestade de supercelas passou por cidades, quebrando janelas, inundando ruas e causando quase 8 milhões de libras em danos à agricultura.
As regiões mais atingidas foram supostamente Estíria, Tirol e inferior Áustria.
Enquanto isso, Grécia, Espanha e Itália estão no aperto de uma onda de calor, com temperaturas acima de 40 graus Celsius.
Incêndios florestais se deitaram por três dias Na ilha grega de Chios na semana passada – antes de ser controlada na quinta -feira.
Outro incêndio eclodiu no mesmo dia na área costeira de Palaia Fokaia, ao sul de Atenas.
Na Itália, uma rodovia teve que ser fechada na quinta -feira, depois que as temperaturas fizeram com que as estradas derretessem, a mídia local relatado.
Acredita -se que um esquisito acúmulo de calor no Atlântico Norte esteja impulsionando as temperaturas extraordinariamente altas que variam pela Europa – bem acima da média sazonal.
Os cientistas dizem que a mudança climática está alimentando eventos climáticos extremos.