O CAIXA Econônica Federal começa, em 16 de junho, para divulgar os valores do subsídio salarial PIS 2025 para trabalhadores de iniciativa privada que nasceram em julho e agosto. O comunicado segue o calendário oficial definido pelo governo federal, que organiza pagamentos com base no mês de nascimento do beneficiário.
Neste artigo, explicamos quem tem direito ao benefício, quais são os valores pagos, como consultar e desenhar o subsídio, bem como outras informações importantes para não perder o prazo.
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O que é habilidade salarial PIs/PASEP

O subsídio salarial é um benefício pago anualmente a trabalhadores formais que atenderam a certos critérios no ano base, neste caso, 2023. Os recursos do Programa de Integração Social (PIs) são administrados pelo CAIXA ECONOMICA FEDERAL, enquanto PASEP, destinado a funcionários públicos, é gerenciado pelo Banco Do Brasil.
O objetivo do programa é complementar a renda dos trabalhadores que recebem salários mais baixos.
Quem tem direito a subsídio salarial em 2025
Para receber o subsídio em 2025, o trabalhador deve ter atendido aos seguintes requisitos no ano base de 2023:
- Estar registrado com PIs/PASEP por pelo menos cinco anos;
- Trabalharam com um portfólio assinado por pelo menos 30 dias no ano base;
- Receberam, em média, até dois salários mensais mínimos (equivalentes a R $ 2.640 em valores de 2023);
- Tenha os dados corretamente informados no relacionamento anual de informações sociais (rais) ou eSocial do empregador.
Esses critérios se aplicam a trabalhadores da iniciativa privada (PIs) e servidores públicos (PASEP).
Pis 2025 AB, calendário de pagamento
O calendário oficial do subsídio salarial 2025 foi definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Apoio aos Trabalhadores (FAT). Os pagamentos são organizados de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, a partir de fevereiro e terminando em agosto.
Datas de pagamento de Pis
- 16 de junho: Pagamento por nascido em Julho e agosto
- 17 de julho: Pagamento por nascido em Setembro e outubro
- 15 de agosto: Pagamento por nascido em Novembro e dezembro
O prazo para a retirada de todos os grupos vai para 27 de dezembro de 2025.
Como consultar se você tem direito ao subsídio
Os trabalhadores podem consultar se têm direito a subsídio salarial gratuitamente e prático para os seguintes canais:
- Aplicativo de cartão de trabalho digital (Disponível para Android e iOS)
- Portal Gov.br (www.gov.br)
- Aplicação do Trabalhador CAIXA
- Agências federais da CAIXA ECONOMICAcom apresentação do documento oficial com foto
No caso de funcionários públicos, a consulta pode ser feita diretamente com o Banco Do Brasil ou pelo aplicativo BB PASEP.
Salário Subsídio em 2025
A quantidade de subsídio salarial é proporcional ao número de meses trabalhados com um portfólio assinado em 2023. O cálculo leva em consideração o salário mínimo em vigor em 2025, que é R $ 1.502.
Pis 2025 ab, tabela de valor de valor
Meses trabalhados em 2023 | Valor da subsídio (r $) |
---|---|
1 mês | 125.17 |
2 meses | 250.33 |
3 meses | 375.50 |
4 meses | 500.67 |
5 meses | 625.83 |
6 meses | 751,00 |
7 meses | 876.17 |
8 meses | 1.001.33 |
9 meses | 1.126,50 |
10 meses | 1.251,67 |
11 meses | 1.376,83 |
12 meses | 1.502,00 |
Como retirar o subsídio de PIS

Os trabalhadores que tiveram conta ou economia em Caixa Econônica federal receberão o valor automaticamente, com crédito de crédito. Para os outros, a retirada pode ser realizada:
- Pelo aplicativo Caixa temcom transferência via pix;
- Com o Cartão do CidadãoNos caixas eletrônicos, loteria ou caixa correspondente aqui;
- Diretamente em Agências CAIXAApresentando documento de identificação.
É importante observar o prazo para a retirada. Após essa data, o trabalhador perde o direito de receber o ano em questão.
Quem não tem direito ao subsídio
Alguns trabalhadores, mesmo com um contrato formal, não se encaixam nas regras de PIs/PASEP e, portanto, não têm direito ao subsídio. Veja quem é excluído do benefício:
- Funcionários domésticos;
- Trabalhadores rurais ou urbanos empregados por indivíduos;
- Trabalhadores empregados por uma equidade individual à entidade legal, sem registro formal;
- Aprendizes e estagiários menores sem laços trabalhistas formais.
O que fazer em caso de erro no registro
Se, ao fazer a consulta, o trabalhador perceber que teria direito, mas o benefício não está disponível, é necessário verificar se o empregador enviou corretamente as informações ao governo via Rais ou Esocial.
Nos casos de erro, o trabalhador pode procurar o setor de RH da empresa ou desencadear o Ministério do Trabalho pelo telefone 158 ou o aplicativo de cartão de trabalho digital.
Conclusão
O pagamento do subsídio salarial do PIs 2025 continua a beneficiar milhões de trabalhadores brasileiros que trabalharam com um portfólio assinado em 2023. Com o início dos depósitos para aqueles nascidos em julho e agosto de 16 de junho, é essencial que os beneficiários consultem sua situação e estejam cientes dos prazos.
Além de representar um importante reforço de renda, o benefício é um direito garantido por lei a trabalhadores de baixa renda e, se não for retirado a tempo, retorna ao Fundo de Apoio ao Trabalhador.
Para evitar contratempos, consulte com antecedência, atualize seus dados no Gov.br e, se necessário, procure orientações sobre o CAIXA OFICIAL ou o Ministério dos Canais do Trabalho.