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sexta-feira, julho 25, 2025

Fraude no INSS: governo inicia reembolso a vítimas nesta quinta-feira; saiba como solicitar

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A restituição de descontos ilegais nos benefícios do INSS começa na quinta -feira (24/07), aposentados e pensionistas que tiveram descontos inadequados relacionados à fraude no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSs) começam a receber os valores de volta na quinta -feira (24). O primeiro lote de pagamento beneficiará 400.000 pessoas. Aqueles que fizeram a solicitação primeiro receberão nos primeiros dias, à medida que os reembolsos seguem a ordem de adesão. Após esse estágio inicial, os pagamentos ocorrerão nos dias úteis, com muitos 100.000 beneficiários. (Veja abaixo como solicitar) Asse o aplicativo G1 para ver notícias reais e gratuitas, de acordo com o governo, pode aderir ao plano de reembolso aos beneficiários que desafiaram os descontos e não receberam resposta das entidades envolvidas. Ao todo, quase 1 milhão de pessoas já aderiram ao retorno – quase metade dos 2,05 milhões de beneficiários se encaixam. O prazo para contestação de descontos impróprios é executado até 14 de novembro de 2025. A adesão ao contrato continuará disponível após essa data. De acordo com o INSS, os pagamentos serão feitos diretamente na conta em que o benefício é recebido, com correção pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), sem a necessidade de informar os dados bancários. Todo o processo será realizado administrativamente, sem ação judicial, disse o instituto. Ao ingressar no contrato, o segurado concorda em receber reembolso por meios administrativos e renunciar ao direito de processar os INSs no futuro por fraude. No entanto, ainda é possível desencadear as associações responsáveis por descontos. Atenção: INSS reforça que você não envia links do WhatsApp, email ou SMS. Como aceitar o contrato pelo meu aplicativo INSS? Segundo o Instituto, ele pode aderir ao contrato que todos os beneficiários contestam descontos inadequados e não receberam resposta da entidade dentro de 15 dias úteis. A adesão, que é gratuita, pode ser feita exclusivamente através do aplicativo My INSS e nas agências de correios. Consulte a etapa para aceitar o contrato pelo aplicativo My INSS: acesse o aplicativo My INSS com seu CPF e senha. Vá para “Consulte os pedidos” e clique em “cumprir” em cada pedido (se houver mais de um). Enrole a tela para o último comentário, leia com cuidado e, no campo “Aceito”, selecione “Sim”. Clique em “Enviar” e pronto. Então apenas aguarde o pagamento. Como o processo de adesão funciona pela primeira vez, o beneficiário precisa contestar o desconto impróprio (através do meu INSS, Central 135 ou Post Office Application). A entidade tem até 15 dias úteis para responder. Se não houver resposta, o sistema libera a opção de ingressar no contrato. A solicitação de adesão é feita pelo aplicativo INSS/divulgação e se a entidade respondida? Nesse caso, os documentos estarão em análise. De acordo com o INSS, o beneficiário será notificado e pode: aceitar a justificativa. Concurso por suspeita de falsidade ideológica. Ou declarar que não reconhece a assinatura. O Instituto relata que, se houver uma nova contestação, a entidade terá até cinco dias úteis para devolver os valores. Se você não retornar, o caso passará por uma auditoria e o beneficiário poderá contar com o apoio jurídico dos funcionários públicos do estado para buscar medidas judiciais apropriadas. GRUPOS ESPECIAIS O INSS relataram que descartará automaticamente descontos inadequados para os beneficiários em situações específicas que ainda não solicitaram o reembolso. Este procedimento, chamado de contestação de cartas, de acordo com o INSS, incluirá: idosos com descontos iniciados após março de 2024 e que tinham 80 anos na época; Indígena; Quilombolas. De acordo com estimativas do Instituto, essa medida beneficiará diretamente cerca de 209.000 idosos, 17 mil indígenas e 38 mil quilombolas. Para as pessoas que vivem em áreas difíceis -al -de -reach, o INSS relatou que promoverá ações de pesquisa ativa, com intensificação esperada a partir de agosto. Outros casos, o presidente do INSS, Gilberto Waller, disse no início deste mês que casos de aposentados e aposentados em negociação com associações estão sendo monitorados. “Quando ele [o beneficiário] Não concordo, um GRU é gerado [Guia de Recolhimento da União] para a instituição efetuar o pagamento administrativamente. Superar esse prazo, estamos fazendo uma auditoria para saber se é o caso de pagamento ou não, para verificar se há fraude de fraude “, disse ele. No caso daqueles que entraram com uma ação, Waller esclareceu que o segurado ainda pode optar por desistir do processo e solicitar o contrato.



g1

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