16.2 C
São Paulo
terça-feira, julho 29, 2025

Governo libera quase meio bilhão em emendas em um só dia; Alcolumbre é maior beneficiado

NotíciasPolíticaGoverno libera quase meio bilhão em emendas em um só dia; Alcolumbre é maior beneficiado


Em um movimento considerado atípico para a magnitude do valor envolvido, o governo federal divulgado na sexta -feira passada (27) R $ 474 milhões em emendas parlamentares. Esse foi o maior valor pago em apenas um dia em 2025, superando o recorde anterior de R $ 403 milhões desembolsou em 23 de junho.

O destaque entre os parlamentares foi com o presidente do Senado, David Alcolumbre (Brasil-AP Union)O que levou as transferências individuais com mais de R $ 20 milhões recebidos.

Leia mais: Desconto de até 70% para dívidas de pagamento do MEI

O volume de emendas pagas atinge um novo recorde

Emendas parlamentares
Imagem: Reprodução / Senado Federal

De acordo com as informações do Sistema de Planejamento e Orçamento Integrado (SIOP), vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento, 149 emendas individuais Na verdade, eles foram pagos na data, totalizando R $ 343 milhões para os deputados federais e R $ 131 milhões para senadores. Nenhuma emenda da Comissão foi contemplada nessa onda, alinhando a tendência de cautela do governo em relação a questões judiciais.

Até agora, os recursos totais empenhado para alterações em 2025 já excedidas R $ 3 bilhõesEmbora o valor realmente pago ainda esteja por aí R $ 940 milhões.

Alcohumbre é o maior beneficiário da rodada

Apesar dos recentes desacordos com o Planalto, especialmente depois de derrubar o Congresso Presidencial do IOF, David Alcolumbre foi o nome que chamou mais atenção para receber R $ 20.551.536,00 em uma única emenda paga. O valor destina -se ao custo dos serviços primários de atenção à saúde nos municípios do estado de Amapá, sua base eleitoral.

Seguindo, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) aparece com R $ 9 milhõesseguido por Styvenson Valentim (PSDB-RN), com R $ 7 milhõese Renan Calheiros (MDB-AL), com R $ 6,5 milhões.

Parlamentares com quantidades mais altas pagas no dia

Confira a lista dos principais beneficiários da transferência de sexta -feira:

  • David Alcolumbre (Union-AP): R $ 20,5 milhões
  • Eduardo Braga (MDB-AM): R $ 9 milhões
  • Styvenson Valentim (PSDB-RN): R $ 7 milhões
  • Renan Calheiros (MDB-AL): R $ 6,5 milhões
  • Sérgio Brito (PSD-BA): R $ 5,5 milhões
  • Paulão (pt-al): R $ 5,1 milhões
  • Plínio Valétio (PSDB-AM): R $ 5 milhões
  • Jeferson Rodrigues (republicanos-go): R $ 4,8 milhões
  • Veneziano vital do rêgo (mdb-pb): R $ 4,8 milhões
  • Claudio CaJado (PP-BA): R $ 4,7 milhões
  • Weverton (PDT-MA): R $ 4,7 milhões
  • Wilder Morais (PL-MT): R $ 4,7 milhões

Eduardo Braga lidera em volume total no ano

Embora Alcohubre tenha recebido o maior valor em uma única transferência, que acumulou mais valores até agora é o senador Eduardo Braga, com R $ 24,5 milhões pago em uma única emenda. Em terceiro lugar, o senador Angelo Coronel (PSD-BA), relator do orçamento de 2025 aparece R $ 13 milhões.

Como no caso do Alcohumbre, essas emendas foram destinadas ao financiamento de serviços de saúde em seus respectivos estados: Amapá, Amazonas e Bahia.

Entenda o que é cometido, liquidado e emendas pagas

O processo orçamentário envolve três etapas principais:

  • Compromisso: O governo se reserva o valor para a execução futura, mas ainda não paga.
  • Liquidação: Quando o valor é autorizado a ser gasto após a análise técnica e legal.
  • Pagamento: Ocorre quando o recurso é efetivamente transferido para o projeto indicado.

A diferença entre esses estágios explica por que, mesmo com mais de US $ 3 bilhões cometidos, menos de US $ 1 bilhão foi realmente pago até agora.

Liberação de recursos de recursos em meio à pressão do Congresso

Os parlamentares estavam expressando insatisfação com o lento pagamento de emendas por semanas, o que contribuiu para a recente série de derrotas sofridas pelo governo no Congresso. Em resposta, a liberação de recursos na última semana de junho totalizou R $ 2,3 bilhõessendo R $ 1,7 bilhão para deputados e R $ 648 milhões para senadores.

Na sexta -feira, apenas emendas empenhado totalizou R $ 803 milhões – R $ 594 milhões para a Câmara e R $ 203 milhões para o Senado.

Orçamento de 2025 e o papel das emendas

Imagem de notas de 100 e 50 reais, sobre uma bandeira do Brasil. Bolsa da família
Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com

O Congresso Nacional aprovou mais do que R $ 50 bilhões em emendas parlamentares para 2025, sendo R $ 24,7 bilhões de alterações individuais, que têm execução obrigatória. No entanto, até agora, a porcentagem paga representa Apenas 2% do total autorizado.

O governo federal atribuiu o atraso na liberação a Atraso na aprovação do orçamentoque só foi concluído no final de março, bem como os ajustes necessários para cumprir as decisões da Suprema Corte federal sobre a transparência e a legalidade das emendas.

Com informações de: G1



Fonte Seu Crédito Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Facing wаr іn thе mіddlе eаѕt and ukraine, thе us lооkѕ fееblе.