Surgiu um vídeo vazado mostrando o poder catastrófico da nova bomba de vácuo de uma tonelada, desenvolvida pela Turquia.
Elogiado como uma das bombas não nucleares mais destrutivas do mundo, o Gazap pode causar devastação total quando descartada em alvos inimigos.
E um vislumbre da devastação foi capturado em um clipe curto, que mostrou os efeitos aterrorizantes da poderosa bomba.
A filmagem mostra que o GAZAP está sendo jogado no chão de um bombardeiro durante um teste militar.
A bomba explode e cria um enorme flash, enviando ondas de choque que são visíveis a olho nu.
Uma nuvem enorme de fumaça e poeira segue a explosão, que cobria uma área de quase 160 metros de largura, de acordo com chefes militares turcos.
Diz -se que a bomba é uma das armas convencionais mais poderosas, apenas um passo abaixo das armas nucleares.
O GAZAP, que significa “ira” em turco, foi revelado na Feira da Indústria Internacional de Defesa (IDEF) 2025 em Istambul.
É uma bomba de aeronave MK84 de 2.000 libras que pode ser descartada de bombardeiros e caças, incluindo F-4s e F-16.
Nilufer Kuzulu, que liderou a pesquisa para desenvolver a bomba, disse: “Ao contrário de seus colegas convencionais, ele características uma estrutura baseada em fragmentos com 10.000 partículas.
“Esses fragmentos se dispersam dentro de um raio de um quilômetros após a detonação”.
Ela observou que as bombas tradicionais dessa categoria normalmente se dispersam em torno de três fragmentos por metro quadrado, enquanto Gazap dispersa 10,16 fragmentos por metro quadrado.
“Isso o torna três vezes mais poderoso que as bombas da série MK padrão”, disse Kuzulu.
“Esse design imita o efeito de uma granada defensiva, dividindo -se em fragmentos controlados em vez de peças de aço aleatórias”, acrescentou.
A bomba de Gazap pode ser implantada de caças F-16 e F-4 turca e pode ser desenvolvido ainda mais para ser implantado a partir de drones.
As armas termobáticas foram originalmente desenvolvidas pelo Nazistas na Segunda Guerra Mundial, mas usada pela primeira vez pelos EUA em Vietnã.
Eles podem produzir mais calor e sobrepressão do que as bombas convencionais explodindo um vapor na zona de explosão.
A nuvem mortal produzida após a explosão pode atingir temperaturas de até 3.000 graus Celsius – e pode queimar através de aço e concreto.
E se entrar em contato com a carne humana, poderá derreter até o osso.
Rússia tem um passado arrepiante com bombas termobáticas e teria caído pelo menos alguns até agora durante sua guerra com Ucrânia.
Embora o uso da arma possa ser extremamente perigoso, ela não é proibida pelas organizações internacionais de controle de armas para usar contra posições inimigas em zonas de guerra ativas.
Implantar essas bombas não é uma violação de internacional lei Enquanto os civis não estiverem sendo alvo delas.
Putin’s Wreakes Havoc com bomba a vácuo na Ucrânia

Ao longo da invasão em grande escala da Ucrânia, a Rússia tem sido amplamente acusada de usar armas termobáticas, comumente conhecida como “bombas de vácuo”.
Dias após a invasão, o embaixador da Ucrânia nos Estados Unidos, Oksana Markarova, acusou a Rússia de implantar uma bomba de vácuo.
Na mesma época, a evidência visual do TOS -1A – um lançador da era soviética – sendo transferida para a Ucrânia começou a circular nas mídias sociais.
Durante o cerco brutal de Mariupol e os intensos combates na região de Donbas, surgiram vários relatórios e vídeos mostrando o impacto das armas termobáticas.
Putin também foi acusado de abandonar uma bomba de vácuo em resposta a uma incursão ucraniana na região de Kursk.
No início deste ano, um cache de bombas termobáticas russas foi explodido em uma enorme explosão após uma greve da Ucrânia durante a noite.
Imagens incríveis mostram um enorme inferno semelhante a fogos de artifício chegando ao alto do céu após o ataque de precisão.
As forças de defesa ucranianas destruíram a grande pilha de munições termobáticas que foram armazenadas dentro de um armazém na parte ocupada pela Rússia da região de Donetsk.
O pessoal geral da Ucrânia disse em comunicado: “Na noite de 28 de fevereiro, as forças de defesa da Ucrânia destruíram uma instalação de armazenamento de munição termobárica dos invasores russos no território temporariamente ocupado da região de Donetsk, no distrito de Selidove.
“Além disso, três instalações mais importantes dos invasores russos foram danificadas. Em particular, a refinaria de petróleo Ilsk, que está envolvida no fornecimento do Exército de Ocupação Russo”.