18.5 C
São Paulo
terça-feira, julho 29, 2025

Alejandra Oliveras morto aos 47 anos: seis vezes campeão mundial boxer apelidado de ‘verdadeira feminina rochosa’ depois de sofrer derrame

EsporteBoxeAlejandra Oliveras morto aos 47 anos: seis vezes campeão mundial boxer apelidado de 'verdadeira feminina rochosa' depois de sofrer derrame


Uma seis vezes campeã mundial de boxe que se descreveu como “uma mulher rochosa, mas de verdade”, morreu com apenas 47 anos, uma quinzena depois de sofrer um derrame.

Os médicos de um hospital na cidade argentina de Santa Fe, onde Alejandra Oliveras havia sido admitida em 14 de julho, confirmou as tristes notícias da noite para o dia.

3

Seis vezes campeão mundial de boxe Alejandra ‘Locomotora’ Oliveras morreu depois de sofrer um derrameCrédito: Instagram / @locomotoraok
Alejandra Oliveras, quatro vezes campeã mundial boxer, posando em um anel de boxe.

3

Três dias de luto foram anunciados após sua passagem trágicaCrédito: Instagram / @locomotoraok
Foto de Alejandra Oliveras, seis vezes campeã mundial boxer, com um homem.

3

O presidente argentino Javier Milei estava entre os que prestavam homenagemCrédito: Instagram / @javiermilei

Três dias de luto foram declarados na província de Santa Fe, onde Alejandra se mudou para a política depois de desligar suas luvas em 2017.

O presidente argentino Javier Milei estava entre os que prestaram homenagem a ela.

Referenciando Alejandra por seu famoso apelido La Locomotora, que em inglês se traduz como locomotiva, ele disse ao lado de uma foto deles juntos: “Adeus locomotora.

“Sempre do lado correto, descanse em paz.”

Alejandra competiu de 2006 a 2015, ganhando um lugar no Guinness Book of World Records com diferentes títulos mundiais em diferentes categorias e federações.

Ela ganhou seis títulos mundiais, incluindo o título de Super Bantamweight WBC de 2006 a 2008; o título leve feminino da WBA de 2011 a 2012; o título da WBO Female Featherweight de 2012 a 2013; e o título de WBC Super Lightweight de 2013 a 2014.

Ela se aposentou com 33 vitórias profissionais, dois empates e três derrotas.

Durante a pandemia da Covid, Oliveras, que tinha 1,6 milhão de seguidores no Instagram, criou uma organização chamada Team Locomotora, que se envolveu em serviço social e colecionava alimentos para apoiar cozinhas de sopa.

Ela também deu aos jovens de baixa renda a chance de explorar o esporte que usava para praticar profissionalmente, administrando várias escolas de boxe.

Alejandra, uma mãe adolescente que se voltou para o boxe para escapar da pobreza e da violência doméstica, mudou seu foco para a política em 2021, quando fez uma tentativa fracassada de se tornar um deputado com o partido de direita chamado Unite.

Em 2024, ela foi nomeada para liderar um programa projetado para impedir a violência no esporte juvenil depois de ingressar na equipe eleitoral de um então candidato à presidência argentina.

O derrame que ela sofreu a deixou paralisado no lado esquerdo do corpo e médicos no Hospital José Maria Cullen, em Santa Fe, onde ela morreu descreveu sua condição como “crítica” quando foi admitida.

Um fã prestando homenagem a seu on -line disse ontem: “Um lutador nascido e um exemplo de motivação e persistência. Ela merece uma homenagem e reconhecimento como campeão nacional e mundial”.

Outro disse: “Fly High Champ. Você era autêntico e genuíno. Um grande guerreiro”.

O WBC disse em uma homenagem, descrevendo Alejandra como uma inspiração para os outros: “Ela teve uma carreira notável no boxe, tornando-se uma campeã mundial múltipla.

“Em maio de 2006, ela nocauteou Jackie Nava para se tornar a campeã mundial do WBC Super Bantamweight – um título que ela defendeu com sucesso três vezes.

“Ela ocupou o título mundial de peso penas do WBC de 2012 a 2013. Nesse mesmo ano, parou Luz Luz Flores em sete rodadas para capturar o campeonato mundial do WBC Super Lightweight.

“Alejandra se aposentou do boxe profissional em 2017. Fora do ringue, ela encontrou uma nova maneira de inspirar outras pessoas.

“Ela construiu uma comunidade nas mídias sociais, onde compartilhou mensagens motivacionais, especialmente destinadas a mulheres, pessoas em situações vulneráveis e aqueles que se sentiam sozinhos. Suas palavras estavam frequentemente entrelaçadas com temas de boxe.

“No World Boxing Council, lamentamos profundamente a perda de nosso campeão. Seu legado viverá em nossas mentes e corações”.



The Sun

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

: the legal construction of balloon coverage inherently modifies the.