24.1 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 4, 2025

Ministério da Fazenda diz que desaceleração no ritmo de crescimento do PIB já era esperada no 2º trimestre

NotíciasPolíticaMinistério da Fazenda diz que desaceleração no ritmo de crescimento do PIB já era esperada no 2º trimestre




A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério das Finanças informou na terça -feira (2) que uma desaceleração, ou seja, um ritmo mais baixo de crescimento, já era esperado no segundo trimestre deste ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o produto interno bruto brasileiro (PIB) registrou um crescimento de 0,4% no segundo trimestre de 2025. O crescimento foi muito menor do que nos primeiros três meses deste ano, quando a economia brasileira avançou 1,4%. “No segundo trimestre, o crescimento da margem foi semelhante ao SPE estimado. No entanto, a desaceleração ocorreu em um ritmo mais pronunciado do que o fornecido no boletim macrofiscal de julho, quando ainda havia poucos indicadores coincidentes divulgados”, disse o Ministério das Finanças. PIB: A fazenda prevê a desaceleração do ritmo de crescimento nos próximos meses para o terceiro trimestre, acrescentou o Ministério das Finanças, o ritmo do crescimento do PIB “é um pouco menor do que o observado no segundo trimestre”. “Embora a desaceleração em concessões de crédito tenha acentuado nos últimos meses, juntamente com o aumento das taxas de juros e inadimplência, o mercado de trabalho é resiliente e pode aumentar a atividade com o pagamento do precatório e a recente expansão dos empréstimos para o trabalhador”, afirmou o governo. Se o PIB crescer, significa que a economia vai bem e produz mais. Se o PIB cair, significa que a economia está diminuindo. Ou seja, o consumo e o investimento total são mais baixos. No entanto, o crescimento do PIB nem sempre é equivalente ao bem-estar social. Economia, moeda, uma calculadora real, calculadora Marcello Casal Jr/Agência Brasil A descrição projetou a desaceleração da atividade econômica no segundo trimestre deste ano já era esperada pelo mercado financeiro e pelo governo e pelo banco central, dado o alto nível de taxa de juros. Fixado pelo banco central para conter pressões inflacionárias, a taxa selo é atualmente 15% ao ano – o nível mais alto em quase 20 anos. A instituição sinalizou que os juros permanecerão nesse nível por um “período muito prolongado” de tempo. Os analistas bancários esperam cortes apenas em 2026. O mercado financeiro estima uma taxa de crescimento do PIB 2,19% em 2025, contra 3,4% no ano passado. O BC projeta uma expansão de 2,1% este ano. THO BC disse claramente que uma desaceleração, ou seja, um ritmo mais baixo do crescimento da economia, faz parte da estratégia de conter a inflação no país. Avalia que este é um “elemento necessário para a convergência da inflação no objetivo [de inflação, de 3%]” Em A atas da última reunião de copom, divulgada no início de agosto, o BC informou que a” lacuna de produto “de So So -chamada ainda é positiva. Isso significa que a economia continua a operar acima de seu potencial de crescimento sem pressionar a inflação.



g1

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Author : mzansi taal. Latest sport news. Tragic loss : renowned nigerian bodybuilder akinwale arobieke found dead in the uk.