17.2 C
São Paulo
sábado, novembro 1, 2025

Bancos terão que avisar clientes antes de débito automático

A Federação Brasileira de Bancos (Febbraban)...

Operação policial mira ex-gerente do Banco do Brasil

A Polícia Civil de São Paulo...

Bancos avisarão clientes sobre débitos automáticos

A partir de agora, os clientes...

Telemarketing bloqueado no Rio? Saiba aqui como funciona

NotíciasTelemarketing bloqueado no Rio? Saiba aqui como funciona


O Telemarketing Ele é apontado há anos como uma das maiores fontes de desconforto para os consumidores, seja por chamadas insistentes ou mensagens promocionais enviadas sem permissão. Nó Rio de JaneiroEsse cenário pode começar a mudar com a sanção de uma nova lei que cria um registro público para bloquear essas práticas.

A medida, publicada recentemente no Diário oficial do estadovem como um reforço no direito à privacidade do cidadão do Rio de Janeiro. Agora, os usuários poderão registrar seus números em uma base oficial, garantindo que as empresas parem de entrar em contato com eles sem permissão.

Telemarketing
Imagem: @PCH.Vector / Freepik

Leia mais:

Bloco de telemarketing: o que a nova lei diz no Rio de Janeiro

O Lei 10.948/2025Santionada pelo governador Claudio Castro, estabelece que qualquer consumidor pode se registrar em um banco de dados público para não receber chamadas, SMS ou mensagens de aplicativo com conteúdo de marketing.

De autoria do deputado estadual Jari Oliveira (PSB)A legislação visa reduzir o número de contatos não autorizados feitos por empresas, que geralmente usam listas de clientes sem consentimento.

Como funciona o registro público

A operação será simples: o consumidor acessará um plataforma digitalInformará seus dados pessoais e registrará o número de telefone que você deseja bloquear. A partir do registro, as empresas são proibidas de fazer chamadas ou enviar mensagens promocionais.

Quem pode se registrar

  • Indivíduos com linha de telefonia fixa ou móvel
  • Consumidores que usam aplicativos de mensagem, como Whatsapp
  • Qualquer cidadão que queira interromper o recebimento de SMS promocionais

Como a inspeção será feita

A lei prevê o Secretaria de Proteção ao Consumidor será responsável por supervisionar as empresas e aplicar multas em caso de não conformidade.

Relacionamento com a lei 4.896/2006

A nova legislação complementa o existente Lei 4.896/2006que exigiam que os revendedores de telefone mantenhassem um registro específico para assinantes que não desejam receber chamadas de telemarketing.

No entanto, essa lei anterior foi considerada limitada, pois não cozinhou claramente as novas formas de contato, como Mensagens por aplicativos e SMS. Lei 10.948/2025 expande essa proteção, adaptando -a à realidade tecnológica atual.

O problema de conexões indesejadas

Dados recentes apontam que o Brasil É entre os países que recebem a maioria das ligações de telemarketing no mundo. Em média, cada usuário recebe dezenas de chamadas indesejadas por mês, geralmente em horas inconvenientes.

Este excesso gera não apenas desconfortávelMas também os riscos, pois os golpistas aproveitam o intenso fluxo de chamadas para aplicar fraudes e enganar os consumidores.

Benefícios para os consumidores

A criação de um Registro público traz uma série de benefícios diretos para o cidadão:

Redução diária de desconforto

Menos chamado indesejado significa mais tranquilidade na vida cotidiana.

Mais privacidade

O consumidor ganha maior controle sobre quem pode ou não ter acesso ao seu número de telefone.

Prevenção de golpe

Ao limitar contatos não autorizados, a lei também contribui para reduzir as tentativas de fraude que chegam por conexão ou mensagem.

O impacto nas empresas

Embora a lei seja vista como uma vitória para os consumidores, o Empresas de telemarketing Eles terão que se adaptar.

Mudanças necessárias

  • Atualização constante nas listas de contatos
  • Verificação anterior de números registrados
  • Investimento em canais de marketing autorizados, como email e redes sociais

Penalidades

As empresas que não respeitam o registro estarão sujeitas a multas que podem variar de acordo com a gravidade e recorrência da infração.

Telemarketing no Brasil: Cenário Nacional

O Rio de Janeiro Não é o primeiro estado a adotar medidas contra o excesso de telemarketing. Outras unidades da federação já têm legislações semelhantes e, em nível nacional, existe o registro “não perturbe”, criado em parceria com as operadoras de telefone.

A diferença é que a nova lei de Fluminense expande o alcance da proteção, incluindo aplicativos de mensagens, que se tornaram uma das principais ferramentas de publicidade nos últimos anos.

Desafios de implementação

Apesar do avanço, especialistas destacar algum desafios que precisará ser superado:

Integração de sistemas

Será necessário que as empresas tenham Acesso atualizado e em tempo real para se registrar para evitar falhas.

Supervisão eficaz

O sucesso da lei depende da capacidade do poder público de aplicar sanções rapidamente.

Consciência do consumidor

Para que a medida impacte, os cidadãos precisam conhecer o registro e o registro.

Comparação internacional

Em vários países no Europa e América do Norte Já existem registros nacionais para bloquear o telemarketing. Em alguns lugares, como no Canadá, o não conformidade com as regras pode gerar multas milionárias.

O Brasil segue uma tendência internacional, adaptando suas leis ao avanço das tecnologias de comunicação e buscando equilibrar o direito das empresas de oferecer produtos com a lei do consumidor a tranqüilidade.

Como o consumidor pode se proteger ainda mais

Mesmo com a criação de Registro públicoEspecialistas orientam os cidadãos a adotar práticas de proteção adicionais:

  • Instale aplicativos de bloqueio de chamada indesejados
  • Evite fornecer o número de telefone em registros desnecessários
  • Denunciar práticas abusivas para Anatel ou Procon

Perspectivas futuras

Com a sanção da lei, o Rio de Janeiro É preciso um passo importante para proteger seus consumidores. Porém, espera -se que medidas semelhantes sejam adotadas em todo o país, tornando o bloco de telemarketing mais abrangente e eficaz.

Além disso, a discussão sobre a necessidade de maior regulamentação do proteção de dadosEspecialmente diante do aumento da tentativa de golpes digitais.

Bolsa de estudosBolsa de estudos
Imagem: Eakkhachaihalang – Freepik

O Nova lei que bloqueia o telemarketing No Rio de Janeiro, representa uma conquista significativa para os consumidores, que finalmente terão mais ferramentas para defender sua privacidade. Ao criar um registro público, o estado expande os direitos já garantidos pela legislação anterior e se adapta à era digital, onde o assédio comercial se tornou ainda mais intenso.

Para que a medida atinja seu potencial máximo, será essencial que o Os cidadãos fazem seu registro no registro e que o poder público exerce inspeção firme nas empresas. Se bem aplicado, a legislação pode se tornar um modelo para outras regiões e reforçar o compromisso do Brasil com a proteção e o respeito do consumidor pela privacidade.



Fonte Seu Crédito Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares