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domingo, julho 27, 2025

Multa de R$ 293 surpreende motoristas por descumprir regra pouco conhecida

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O cinto de segurança é um dos dispositivos de proteção de veículos mais relevantes. Seu uso é obrigatório em todo o território nacional, tanto para motoristas quanto para passageiros – incluindo aqueles no banco de trás.

No entanto, muitos brasileiros ainda desconhecem essa regra ou a ignoram, o que pode gerar multas e riscos consideráveis ​​para a vida.

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O que diz o código de trânsito brasileiro?

Homem colocando um cinto de segurança no carro
Imagem: thodonal88 / shutterstock.com

Uso obrigatório para todos os ocupantes

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, independentemente de onde eles estão sentados. O requisito é válido para qualquer tipo de maneira: ruas urbanas, estradas estaduais ou rodovias federais.

Ênfase: O motorista é legalmente responsável por garantir que todos os passageiros estejam usando o cinto de segurança corretamente.

Penalidades por não conformidade com a norma

A não uso do cinto de segurança é considerada uma infração séria. A penalidade em 2025 inclui:

  • Multar: R $ 195,23;
  • Pontos no CNH: 5 pontos;
  • Medida administrativa: Retenção de veículos até que a situação seja regularizada.

No entanto, quando a infração envolve crianças fora dos dispositivos obrigatórios, a multa é ainda mais severa, alcançando R $ 293.47 com 7 pontos no CNH.

Cinto de segurança traseiro: uma regra ignorada

Por que muitos motoristas estão surpresos?

A maioria dos motoristas brasileiros associa o uso do cinturão apenas aos ocupantes dos bancos da frente. Essa percepção está errada e já causou várias avaliações.

Com a intensificação da inspeção, especialmente em blitzes e estradas, a aplicação de multas para passageiros traseiros sem cinto se tornou mais comum.

Alerta: O motorista é arquivado, mesmo que o passageiro no banco traseiro esteja sem o cinto.

Risco de vida e consequências em acidentes

Estudos mostram que os passageiros sem cinto no banco traseiro podem ser jogados contra os ocupantes da frente durante as colisões, ampliando os danos. O uso correto do cinto pode reduzir em até 75% O risco de morte em acidentes.

Transporte de crianças: regras específicas e rigorosas

Dispositivos necessários por faixa etária

O transporte de crianças tem uma regulamentação detalhada, com requisitos de dispositivos de retenção. Veja as regras atualizadas em 2025:

  • Conforto de bebê: até 1 ano ou 13 kg;
  • Assento de carro: 1 a 4 anos ou entre 9 kg e 18 kg;
  • Assento de elevação: 4 a 7 anos e meio, ou até 36 kg e 1,45 m;
  • Correnta de segurança do veículo: Mais de 7 anos e meio e mais de 1,45 m.

Penalidades por não conformidade

Falha no cumprimento dessas configurações de padrões infração muito sériacom penalidades:

  • Multar: R $ 293,47;
  • Pontos no CNH: 7;
  • Retenção de veículos: até regularização.

Importante: Crianças menores de 10 anos devem ser transportadas no banco traseiro.

Casos especiais e exceções à regra

Veículos com exceções

Exceções ao cinto obrigatório são raras e incluem:

  • Ônibus e vans fabricados antes de 1999 com transporte de passageiros em pé;
  • Ambulânciassob certas condições e protocolos;
  • Veículos antigos ou de coleçãoDe acordo com regulamentação específica.

Mulheres grávidas e pessoas com restrições médicas

Mulheres grávidas Eles deveriam usar o cintoCom o posicionamento adequado para garantir a segurança do bebê e da mãe:

  • Faixa inferior: abaixo do abdômen;
  • Trilha diagonal: entre os seios, por cima do ombro.

Pessoas com restrições médicas precisam apresentar Certificado formal Isso justifica a demissão de uso. Este documento deve estar de acordo com a regulamentação de Contran.

Papel da inspeção em conformidade com a lei

May amarelo
Imagem: Standret / Freepik

Intensificação em rodovias e centros urbanos

Até 2025, as operações de inspeção são mais frequentes, incluindo câmera e inteligência artificial para detectar passageiros sem cinto. A tecnologia já permite avaliações, mesmo sem a abordagem física do veículo.

Campanhas educacionais ganham reforço

Além da supervisão, as campanhas de conscientização ainda são promovidas por órgãos como Detrã e PRF, concentrando -se em:

  • Escolas e universidades;
  • Terminais de trânsito;
  • Estações de transporte urbano.

Essas ações visam reduzir a taxa de infrações e, especialmente, o número de mortes no trânsito.

Por que usar a vida de cinto de salvamento?

Estudos e estatísticas

Pesquisas de Organização Mundial da Saúde (OMS) aponte que o uso do cinto de segurança:

  • Reduz até 50% o risco de lesões fatais;
  • Impede que os ocupantes sejam expulsos do carro;
  • Minimiza as lesões causadas por impactos dentro do veículo.

Atitudes simples que fazem a diferença

  • Empurre o cinto assim que entrar no carro;
  • Os passageiros orientam, incluindo o banco traseiro;
  • Ensine as crianças sobre a importância do uso correto.

O hábito do cinto de segurança é mais do que uma obrigação legal – é um ato de responsabilidade e auto -proteção.

Conclusão

Em 2025, a conformidade com as regras sobre o uso do cinto de segurança é essencial para garantir não apenas a segurança dos ocupantes de veículos, mas também para evitar penalidades graves.

A multa de US $ 293 para aqueles que transportam crianças para fora do equipamento certo é um aviso para todos os motoristas. Respeitar a legislação, usar o cinto corretamente em qualquer assento, e manter a atenção aos padrões é o caminho para o tráfego mais seguro e consciente.

Imagem: sochgphoto / shutterstock.com



Fonte Seu Crédito Digital

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