A partir das 0h nesta quarta -feira, 4 de junho de 2025, um novo radar de velocidade será operado em KM 425 da Assis Chateaubriand Highway (SP-425)no trecho pertencente ao município de Martinópolis, interior de São Paulo.
O equipamento, instalado nas duas direções da estrada, foi aprovado pelo Departamento de Estradas (DER) e já pode registrar violações cometidas por motoristas que desrespeitam os limites de velocidade.
A implementação faz parte do acordo de concessão assinado entre o Eixo spEmpresa responsável pela administração da rodovia e pelo governo do estado de São Paulo, concentrando -se em Redução de acidentes, reforço de segurança rodoviária e controle de velocidade do controle.
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Onde está localizado o novo radar?

O radar foi instalado em quilômetro 425 de SP-425Um dos trechos com o maior fluxo de veículos na região de Martinópolis. A área é considerada atenção devido ao volume de tráfego e ao histórico de acidentes registrados nos últimos anos.
O equipamento cobre Ambos os sentidos na rodoviaO que significa que os motoristas que viajam tanto o presidente Prudente quanto a direção oposta devem redobrar a atenção para a velocidade permitida.
Quais são os limites de velocidade no local?
Axis SP Concessionaire relatou que o radar está programado para supervisionar o Limite de velocidade de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesadosSeguindo os padrões estabelecidos por Der.
Regras em vigor:
- Veículos de passageiros e utilitários: 100 km/h
- Caminhões, ônibus e veículos de carga: 80 km/h
Por que o radar foi instalado?
Segunda nota de Eixo spA instalação faz parte de um pacote de medidas previstas no acordo de concessão com o estado de São Paulo, com foco em melhorar a segurança rodoviária. O novo radar atende a três objetivos principais:
1. Redução de acidentes
Os radares fixos têm um efeito direto na redução de colisões e saídas de rastreamento. Dados de concessionárias e Der indicar que a instalação do equipamento de inspeção pode reduzir o número de acidentes em até 40% em certos trechos.
2. Controle de velocidade
A velocidade é uma das principais causas de acidentes fatais nas rodovias de São Paulo. A inspeção eletrônica ajuda a reforçar o respeito pelos limites estabelecidos por lei, contribuindo para o tráfego mais seguro.
3. Conformidade contratual
A instalação das cláusulas do radar cumpre o acordo de concessão assinado entre o Axis SP e o governo do estado. As metas contratuais incluem a implementação de recursos tecnológicos para monitoramento e controle de tráfego.
Quando começa bem?
O A inspeção eletrônica começa a se aplicar a partir de 0h de 4 de junhoconforme publicado em Diário oficial do estado Na terça -feira, 28 de maio. Isso significa isso Os motoristas que excedem os limites já podem ser multados Imediatamente após o início da operação.
Homologação por der
Antes de operar, o radar teve que passar Procedimentos de aprovação e medição técnicosrealizado pelo Departamento de Estradas. Somente após essa aprovação, o equipamento pode registrar infrações válidas.
Como funciona a inspeção eletrônica?

O radar instalado em Martinópolis é um equipamento fixo, integrado ao sistema de controle do eixo SP e Der. Ele usa Sensores de alta precisão e câmeras Para medir a velocidade dos veículos, fotografar o prato daqueles que excedem o limite permitido.
As infrações são registradas e enviadas automaticamente ao sistema do Departamento de Trânsito Estadual (DeTRAN-SP), que emite o Tudo bem de acordo com os critérios do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Classificação de infrações de velocidade:
Excesso no limite | Tipo de infração | Valor fino | Pontuação CNH |
---|---|---|---|
Até 20% acima | Luz | R $ 130.16 | 4 pontos |
20% a 50% acima | Sério | R $ 195,23 | 5 pontos |
Mais de 50% | Muito sério | R $ 880,41 + suspensão do direito de dirigir | 7 pontos |
Como os motoristas podem ser alertados?
A legislação exige que a existência do radar seja sinalizado com sinais informativos antes do ponto de inspeção. O eixo SP relatou que toda a sinalização vertical foi instalada no trecho, em ambas as direções, alertando os drivers com antecedência.
Além disso, o painel eletrônico da concessionária também pode ser exibido mensagens educacionais na velocidade e inspeção ativa.
Reações da comunidade local
Moradores de Martinópolis e motoristas que costumam usar a rodovia avaliam positivamente a instalação do radar. Muitos apontam para Recorrência de ultrapassagem e excesso de velocidade perigososPrincipalmente para veículos pesados, como justificativa para a medida.
Entidades de segurança locais e representantes de associações de transportadores também falaram favoravelmente, destacando o potencial para reduzir colisões e preservar vidas.
Axis SP e compromisso com a segurança rodoviária
O eixo SP é responsável por Mais de 1.200 km de rodovias no estado de São PauloCobrindo trechos como SP-225, SP-294, SP-310 e SP-425. A empresa investiu na modernização da infraestrutura rodoviária focada em:
- Monitoramento de câmeras
- Painéis de mensagens variáveis
- Cuidados mecânicos e de emergência
- Campanhas de educação de trânsito
- Ações de prevenção com motociclistas e caminhoneiros
A instalação de radares faz parte de um pacote que aponta reduzir acidentes graves nas rodovias até 2030Objetivo alinhado com a década de ação para a segurança do trânsito da ONU.
Dicas para dirigir diretamente no trecho inspecionado

Para evitar multas e garantir uma viagem silenciosa, siga estas recomendações ao passar no SP-425 km 425:
Mantenha a velocidade dentro do limite
- Sempre confira os sinais indicativos da estrada
- Use controle de velocidade do veículo, se disponível
Evite freios repentinos ao ver o radar
- Essa atitude pode causar acidentes ou colisões traseiras
- Mantenha uma direção constante e defensiva
Esteja ciente dos veículos ao redor
- Principalmente em seções urbanas ou cruzando com outras estradas
Faça críticas periódicas em seu veículo
- Um carro em boas condições contribui para melhor desempenho e resposta à roda
Considerações finais
A entrada na operação do novo radar em km 425 do Assis de rodovia Chateaubriand (SP-425), em Martinópolismarca outro passo no esforço conjunto entre poder público e iniciativa privada para Melhorar a segurança no tráfego de São Paulo.
Com a inspeção ativa 24 horas por dia, o objetivo da medida é salvar vidas, educar os motoristas e reforçar a conformidade com a legislação. O adesão voluntária dos motoristas a respeitar os limites de velocidade É isso que, em última análise, determinará o sucesso da iniciativa.
Para aqueles que viajam pela região, a mensagem é dada: Respeite os limites e consciência direta. A segurança de tudo depende disso.