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domingo, julho 27, 2025

Radar recém-instalado entra em operação na Rodovia Assis Chateaubriand, Martinópolis

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A partir das 0h nesta quarta -feira, 4 de junho de 2025, um novo radar de velocidade será operado em KM 425 da Assis Chateaubriand Highway (SP-425)no trecho pertencente ao município de Martinópolis, interior de São Paulo.

O equipamento, instalado nas duas direções da estrada, foi aprovado pelo Departamento de Estradas (DER) e já pode registrar violações cometidas por motoristas que desrespeitam os limites de velocidade.

A implementação faz parte do acordo de concessão assinado entre o Eixo spEmpresa responsável pela administração da rodovia e pelo governo do estado de São Paulo, concentrando -se em Redução de acidentes, reforço de segurança rodoviária e controle de velocidade do controle.

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Onde está localizado o novo radar?

radar
Imagem: Aminkorea / Shutterstock.com

O radar foi instalado em quilômetro 425 de SP-425Um dos trechos com o maior fluxo de veículos na região de Martinópolis. A área é considerada atenção devido ao volume de tráfego e ao histórico de acidentes registrados nos últimos anos.

O equipamento cobre Ambos os sentidos na rodoviaO que significa que os motoristas que viajam tanto o presidente Prudente quanto a direção oposta devem redobrar a atenção para a velocidade permitida.

Quais são os limites de velocidade no local?

Axis SP Concessionaire relatou que o radar está programado para supervisionar o Limite de velocidade de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesadosSeguindo os padrões estabelecidos por Der.

Regras em vigor:

  • Veículos de passageiros e utilitários: 100 km/h
  • Caminhões, ônibus e veículos de carga: 80 km/h

Por que o radar foi instalado?

Segunda nota de Eixo spA instalação faz parte de um pacote de medidas previstas no acordo de concessão com o estado de São Paulo, com foco em melhorar a segurança rodoviária. O novo radar atende a três objetivos principais:

1. Redução de acidentes

Os radares fixos têm um efeito direto na redução de colisões e saídas de rastreamento. Dados de concessionárias e Der indicar que a instalação do equipamento de inspeção pode reduzir o número de acidentes em até 40% em certos trechos.

2. Controle de velocidade

A velocidade é uma das principais causas de acidentes fatais nas rodovias de São Paulo. A inspeção eletrônica ajuda a reforçar o respeito pelos limites estabelecidos por lei, contribuindo para o tráfego mais seguro.

3. Conformidade contratual

A instalação das cláusulas do radar cumpre o acordo de concessão assinado entre o Axis SP e o governo do estado. As metas contratuais incluem a implementação de recursos tecnológicos para monitoramento e controle de tráfego.

Quando começa bem?

O A inspeção eletrônica começa a se aplicar a partir de 0h de 4 de junhoconforme publicado em Diário oficial do estado Na terça -feira, 28 de maio. Isso significa isso Os motoristas que excedem os limites já podem ser multados Imediatamente após o início da operação.

Homologação por der

Antes de operar, o radar teve que passar Procedimentos de aprovação e medição técnicosrealizado pelo Departamento de Estradas. Somente após essa aprovação, o equipamento pode registrar infrações válidas.

Como funciona a inspeção eletrônica?

Pistola de radar do modelo trucam.
Imagem: Divulgação / Prf

O radar instalado em Martinópolis é um equipamento fixo, integrado ao sistema de controle do eixo SP e Der. Ele usa Sensores de alta precisão e câmeras Para medir a velocidade dos veículos, fotografar o prato daqueles que excedem o limite permitido.

As infrações são registradas e enviadas automaticamente ao sistema do Departamento de Trânsito Estadual (DeTRAN-SP), que emite o Tudo bem de acordo com os critérios do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Classificação de infrações de velocidade:

Excesso no limite Tipo de infração Valor fino Pontuação CNH
Até 20% acima Luz R $ 130.16 4 pontos
20% a 50% acima Sério R $ 195,23 5 pontos
Mais de 50% Muito sério R $ 880,41 + suspensão do direito de dirigir 7 pontos

Como os motoristas podem ser alertados?

A legislação exige que a existência do radar seja sinalizado com sinais informativos antes do ponto de inspeção. O eixo SP relatou que toda a sinalização vertical foi instalada no trecho, em ambas as direções, alertando os drivers com antecedência.

Além disso, o painel eletrônico da concessionária também pode ser exibido mensagens educacionais na velocidade e inspeção ativa.

Reações da comunidade local

Moradores de Martinópolis e motoristas que costumam usar a rodovia avaliam positivamente a instalação do radar. Muitos apontam para Recorrência de ultrapassagem e excesso de velocidade perigososPrincipalmente para veículos pesados, como justificativa para a medida.

Entidades de segurança locais e representantes de associações de transportadores também falaram favoravelmente, destacando o potencial para reduzir colisões e preservar vidas.

Axis SP e compromisso com a segurança rodoviária

O eixo SP é responsável por Mais de 1.200 km de rodovias no estado de São PauloCobrindo trechos como SP-225, SP-294, SP-310 e SP-425. A empresa investiu na modernização da infraestrutura rodoviária focada em:

  • Monitoramento de câmeras
  • Painéis de mensagens variáveis
  • Cuidados mecânicos e de emergência
  • Campanhas de educação de trânsito
  • Ações de prevenção com motociclistas e caminhoneiros

A instalação de radares faz parte de um pacote que aponta reduzir acidentes graves nas rodovias até 2030Objetivo alinhado com a década de ação para a segurança do trânsito da ONU.

Dicas para dirigir diretamente no trecho inspecionado

A imagem mostra um radar de tráfego fixo que supervisiona dois carros (um cinza e um vermelho) em uma estrada de 3 lane.
Imagem: Henk Vieselaar / Shutterstock.com

Para evitar multas e garantir uma viagem silenciosa, siga estas recomendações ao passar no SP-425 km 425:

Mantenha a velocidade dentro do limite

  • Sempre confira os sinais indicativos da estrada
  • Use controle de velocidade do veículo, se disponível

Evite freios repentinos ao ver o radar

  • Essa atitude pode causar acidentes ou colisões traseiras
  • Mantenha uma direção constante e defensiva

Esteja ciente dos veículos ao redor

  • Principalmente em seções urbanas ou cruzando com outras estradas

Faça críticas periódicas em seu veículo

  • Um carro em boas condições contribui para melhor desempenho e resposta à roda

Considerações finais

A entrada na operação do novo radar em km 425 do Assis de rodovia Chateaubriand (SP-425), em Martinópolismarca outro passo no esforço conjunto entre poder público e iniciativa privada para Melhorar a segurança no tráfego de São Paulo.

Com a inspeção ativa 24 horas por dia, o objetivo da medida é salvar vidas, educar os motoristas e reforçar a conformidade com a legislação. O adesão voluntária dos motoristas a respeitar os limites de velocidade É isso que, em última análise, determinará o sucesso da iniciativa.

Para aqueles que viajam pela região, a mensagem é dada: Respeite os limites e consciência direta. A segurança de tudo depende disso.



Fonte Seu Crédito Digital

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