O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) anunciou, na manhã de terça -feira (17), um investimento de R $ 200 milhões para revitalizar a rodovia Contour, que conecta áreas estratégicas de Volta Redonda, em Sul Fluminense. A confirmação foi dada durante uma reunião técnica no Rio de Janeiro, realizada na segunda -feira (16), com a presença do prefeito Antonio Francisco Neto e representantes da agência federal.
Do total esperado, R $ 30 milhões serão aplicados em 2025, com foco em obras de emergência, mobilização de equipamentos, instalação do canteiro de obras e finalização do projeto executivo. O restante do valor virá do programa de aceleração de crescimento (PAC) e será lançado em 2026.
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Trabalhos de emergência visam segurança imediata

Segundo o prefeito Neto, o primeiro estágio incluirá intervenções de emergência que priorizam a segurança de motoristas e pedestres. A estrada, embora nova, apresentou sérias falhas estruturais desde a sua inauguração, incluindo o surgimento de fluidos em pontos específicos da pista e sinalização precária.
“Inicialmente, os serviços de emergência serão executados para garantir a segurança daqueles que viajam pela estrada. A partir do próximo ano, a rodovia Contour, dentro do planejamento apresentado pelo DNIT, receberá obras e investimentos para resolver definitivamente todos os problemas”, disse o prefeito.
As medidas esperadas incluem revisão completa da pavimentação, com a reconstrução da base de asfalto e a implementação de um novo sistema de drenagem para eliminar problemas de infiltração recorrente.
O viaduto substituirá o trevo criticado
Um dos pontos mais críticos da rodovia contorno é o trevo perto de condomínios residenciais, cuja configuração atual é o alvo de críticas de especialistas em trânsito e residentes da região. O site será totalmente reformulado com a construção de um passe mais alto – um viaduto – projetado para minimizar o risco de colisões e atropelar.
Além disso, será implementado adjacente ao acesso a áreas comerciais e industriais adjacentes, com bandas de aceleração e desaceleração, projetadas para o crescimento urbano e logístico da cidade.
“Este anúncio é a realização de um sonho da prefeitura e dos moradores daquela área. Sem pirotecnia ou barulho, estamos trabalhando seriamente para melhorar a situação daqueles que vivem ou passam pelo esboço”, disse Neto.
A reunião técnica reforça o compromisso
A confirmação do investimento federal ocorreu em uma reunião técnica que teve nomes pesados do Dnit no estado. Os presentes foram o superintendente estadual Wenderson Monteiro, o engenheiro -chefe Fernando Corrêa e o representante regional Fabio Moulin. Por Volta Redonda, a Prefeitura, os consultores especiais Paulo Netto e Francisco Sertã participaram.
Durante a reunião, os técnicos apresentaram o cronograma detalhado do trabalho e discutiram os estudos que apoiaram o novo projeto executivo. A iniciativa não visa apenas corrigir falhas de construção originais, mas projetar a rodovia para atender às demandas futuras na região.
Impasse judicial e solução definitiva

A rodovia Contour foi inaugurada sem clareza sobre qual entidade pública seria responsável por sua manutenção. Isso gerou um “limbo administrativo”, como o prefeito classificou, no qual nem o governo do estado nem o federal se comprometeram oficialmente com a estrada.
Dada a omissão, a Prefeitura de Volta Redonda assumiu a liderança e solicitou o apoio de emergência do Departamento de Estradas do Rio de Janeiro (Der-RJ), que colaborou com a instalação de quebras de quebras e sinalização provisória.
Posteriormente, a prefeitura entrou com uma ação no tribunal federal para definir a responsabilidade na estrada. A decisão do tribunal foi favorável ao município e determinou que o DNIT assumisse a administração da rodovia.
Desde então, apenas pequenas intervenções foram feitas. O novo anúncio marca a primeira vez que o DNIT oficializa um plano robusto de revitalização e expansão para a rodovia Contour.
Impacto regional e integração com PAC
A inclusão da rodovia contorno no PAC 2026 reforça a importância estratégica do caminho para o sul de Fluminense. A rodovia é considerada um eixo logístico vital para a circulação de carga e a mobilidade urbana da região.
Os trabalhos completos devem transformar a estrada em um corredor moderno, com alta capacidade de fluxo e padrões de segurança compatíveis com as regras federais mais recentes.
A reformulação também deve aumentar o desenvolvimento econômico local, pois o fácil acesso a áreas comerciais pode atrair investimentos e gerar empregos diretos e indiretos.
Supervisão e transparência
A cidade de Volta Redonda disse que manterá um canal de diálogo aberto com DNIT e sociedade civil durante todas as fases do projeto. Espera -se que as reuniões e audiências públicas sejam organizadas para apresentar o progresso das obras e esclarecer dúvidas da população.
Além disso, o Tribunal Federal de Auditoria (TCU) deve monitorar a liberação e aplicação de recursos federais, como uma maneira de garantir justiça e eficiência no uso do dinheiro público.
Imagem: Rodolfo Buhrer/ Agency O Globo