22.7 C
São Paulo
terça-feira, agosto 19, 2025

Alerta de terremotos no Japão: ilhas foram evacuadas

TecnologiaAlerta de terremotos no Japão: ilhas foram evacuadas


As autoridades pedem à população que não acredite em falsas notícias e alerte que, apesar do aviso, não há expectativa de terremotos extremos

A ferramenta online mostra todos os terremotos do mundo. Crédito: Klee048 – Shutterstock

Compartilhe este artigo

Japão está vivendo uma semana difícil com terremotos. Neste sábado (5), as autoridades japonesas enviaram um alerta sobre a possibilidade de terremoto Forte em águas perto das ilhas no sul do país, mas enfatizou que não há razão para o pânico.

Na sexta -feira (4), ilhas remotas perto do sul do país foram evacuadas após um terremoto Magnitude 5.5 ocorreu no final do Ilha Kyushu na quinta -feira (3). O evento foi forte o suficiente para derrubar as pessoas e foi um dos mais de mil eventos da região durante a última semana.

Para o As autoridades alertam, no entanto, que os eventos levaram a uma série de rumores exageradosque usaram quadrinhos com base em um grande desastre que aconteceria no país.

“Com nosso conhecimento científico atual, é difícil prever o tempo, o local ou a escala exata de um terremoto”Disse Ayataka Ebita, diretora da Divisão de Monitoramento de Terremotos e Tsunamis da Agência Meteorológica do Japão, depois que um terremoto de magnitude 5,4 sacudiu a área novamente no sábado. “Pedimos às pessoas que baseem sua compreensão em evidências científicas”concluído.

A Ilha Akusekijima faz parte do arquipélago de Tokara (imagem: Trusjom/Shutterstock)

As autoridades alertam sobre terremotos no Japão

As autoridades japonesas reforçam a necessidade de os moradores desses lugares estarem cientes dos episódios e buscarem abrigo em caso de necessidade.

Leia mais

Segundo dados oficiais, o dia com o maior número de terremotos foi 23 de junho. Na data, 183 tremores foram registrados em apenas 24 horas. Outros dias, como 26 de junho, tiveram “apenas” 15 atividades sísmicas.

Imagem: Shutterstock/abaixo do céu

Fenômeno semelhante aconteceu no passado

  • Os moradores do arquipélago de Tokara já enfrentaram uma situação semelhante em setembro de 2023.
  • Durante esse mês, 346 terremotos foram registrados.
  • Segundo os cientistas, a região tem uma topografia incomum, que facilita a ocorrência de tremores de aumento da pressão abaixo do leito do mar.
  • Lembrando que esses episódios não podem ser evitados.
  • E que o Japão é um dos países com a maior atividade sísmica do mundo, porque está localizada entre quatro principais placas tectônicas.
  • Existem cerca de 1.500 terremotos por ano, o que representa quase 20% dos fenômenos que ocorreram em todo o mundo.

Lucas Soares é um jornalista se formou na Mackenzie Presbyterian University e atualmente é editor de ciências e espaço digital.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

poco includes 08+ attractive homepages for you to start your food store. How to prepare for any legal exam quantity. To help you to predict better.