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sábado, agosto 23, 2025

Algo piorou muito nos carros nos últimos 25 anos

TecnologiaAlgo piorou muito nos carros nos últimos 25 anos


Os drivers de modelo atuais veem muito menos a área próxima ao carro do que em versões antigas, de acordo com um novo estudo

Imagem: iihs

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Um estudo não publicado Do Instituto de Seguro de Segurança Rodoviária dos EUA (IHS), mostra que a visibilidade curta dos motoristas piorou em carros mais jovens, especialmente em SUVs, apesar dos avanços tecnológicos e de segurança.

A pesquisa surgiu da percepção de que, nas últimas décadas, mais ciclistas e pedestres morreram, enquanto as mortes de ocupantes de carros caíram.

Os pesquisadores levantaram a hipótese de que os motoristas seriam mais difíceis de ver os usuários vulneráveis ​​em áreas próximas ao veículo.

Fila de carros
A proteção dos ocupantes melhorou, mas os pedestres e ciclistas enfrentam riscos mais altos com os SUVs atuais (Imagem: KhunkornStudio/Shutterstock)

Detalhes do estudo

  • O estudo analisou seis modelos populares fabricados entre 1997 e 2023.
  • Nos sedãs, como a Honda Accord e a Toyota Camry, a queda na área visível foi pequena (7% a 8%).
  • Nos SUVs, a perda foi significativa: um Honda CR-V de 1997 permitiu ver 68% da área da frente em 10 metros, mas no modelo de 2023 esse índice caiu para apenas 28%-sem metade da visão disponível em sua versão inicial.
  • Situação semelhante foi encontrada no Chevrolet Suburban, Jeep Grand Cherokee e Ford F-150, todos mostrando reduções significativas.

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Hoods mais altos e espelhos retrovisores maiores aumentam pontos cegos e reduzem a segurança das ruas (Imagem: Guteksk7/Shutterstock)

O problema se deve principalmente a capuzes mais altos, colunas largas e espelhos retrovisores maiores, que expandem pontos cegos perto da frente.

Embora entre 10 e 20 metros de visibilidade seja superior a 80%, a perda no campo próximo pode ajudar a explicar os riscos crescentes para pedestres e ciclistas.

Novos estudos analisarão mais veículos

De acordo com o IIHS, o método de medição criado é mais rápido e preciso que as técnicas anteriores, e novos estudos devem expandir a análise para outros veículos.

Embora não conclua que a perda de visibilidade seja a única causa de aumento de mortes, o relatório sugere que a evolução do design automotivo sacrificou uma visão curta por outros atributos.

A redução do campo de visão do SUV pode estar ligada ao aumento das mortes de pedestres (Imagem: Pikoso.kz/shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para a aparência digital

Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é um jornalista se formou no Cásper Líbero College e mestre em ciências sociais da PUC-SP, com foco em pesquisas de redes sociais e tecnologia.



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