17.8 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 20, 2025

Base espacial começa a ser construída por empresa no Canadá

TecnologiaBase espacial começa a ser construída por empresa no Canadá


A empresa canadense de tecnologia espacial Nordspace Começou a construir sua primeira base de liberação orbital. Nomeado Complexo Atlântico Spaceport (ASX)A instalação apoiará o primeiro voo espacial comercial em solo canadense e marcará o país como seu primeiro porto espacial comercial em operação.

Os trabalhos acontecem perto da cidade de St. Lawrence, na província de Terra Nova e Labrador, a leste do Canadá. A base da base permitirá liberações nas inclinações orbitais entre 46 e 100 graus, capazes de servir órbitas equatoriais e polares.

Essa será uma vantagem única sobre outras portas dos EUA, que evitam algumas trajetórias devido a regulamentos de segurança de áreas povoadas, de acordo com um comunicação de Nordspace.

https://www.youtube.com/watch?v=q4uan8tun_o

O estágio inicial de desenvolvimento de US $ 10 milhões terá dois edifícios: o Complexo de lançamento espacial-01 (SLC-01)que abrigará plataformas orbitais para veículos Tundra e Taiga empresa e parceiros, e o SLC-02Uma plataforma para lançar missões suborbitais, sistemas de radar e outros equipamentos de suporte terrestre.

“O início da construção do complexo do Atlântico Spaceport é um momento crucial para o Canadá. Não se trata apenas de construir um local de lançamento; trata -se de construir um futuro em que o Canadá é líder em exploração espacial, inovação e segurança”, disse Rahul Goel, CEO e fundador da Nordspace.

O primeiro lançamento deve ocorrer ainda este ano

A empresa pretende realizar seu Primeiro lançamento comercial em 25 de agosto deste ano com o foguete suborbital Taigaimpulsionado pelo motor Hadfield MK III impresso em 3D pela empresa. O veículo já passou por uma série de testes bem -sucedidos, incluindo uma verificação completa em janeiro e a qualificação do motor em julho.

A missão é chamada “Ficando gritando”uma referência à tradição de mesmo nome praticada na província de Terra Nova e Labrador, na qual as pessoas são iniciadas como “Terra NovaQuando eles tomam uma dose de gritos, um tipo de rum popular na região.

A base deve apoiar os lançamentos do foguete suborbital de Taiga este ano e o orbital Tundra em 2027 (imagem: divulgação / nordspace)

Leia mais:

Após essa missão inicial, o objetivo do Nordspace é lançar o TundraSeu veículo orbital em desenvolvimento. Será capaz de transportar até 500 kg para a baixa órbita da Terra e terá um custo de US $ 10.000 por kg, de acordo com o Página oficial da empresa. A empresa planeja lançar a primeira missão da Tundra em 2027, mas ainda não há data confirmada.

A base de lançamento do ASX Orbital também suportará a Plataforma de Pesquisa de Aplicativos Sharp (Supersônica e Hipersônica), que apresentará três veículos hipersônicos projetados para defesa e estudos.

A base espacial é canadense de ponta a ponta

A infraestrutura desenvolvida pelo Nordspace foi projetada de ponta a ponta no Canadá, tendo sido totalmente concebido e construído em solo canadense. A empresa estima que as atividades da nova base de lançamento criarão sobre 650 empregos alta qualificação na próxima década e US $ 2,5 bilhões em desenvolvimento econômico.

“Como a terra, o ar e o mar, o espaço se tornou um domínio crucial que precisamos explorar e uma capacidade soberana que devemos ter. A economia, a segurança e o futuro do Canadá estão em jogo”, concluiu o CEO.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Rules of civil procedure and national codes in civil law systems—but the core principles remain consistent globally.