Neste domingo (29), a Blue Origin, Jeff Bezos Aerospace Company, lançou seis pessoas no espaço com a 33ª missão do novo foguete Shepard (entre vôos tripulados e de carga)-portanto, chamado NS-33. A ocasião também marcou o 13º Vôo Surbital do Turismo da Companhia e a sala de 2025.
Composta por dois estágios (a hélice e a cápsula de passageiros), o foguete decolou do local de lançamento, Blue Origin Space, no oeste do Texas, às 11h40 (horário de Brasília), mais de duas horas após o horário programado inicialmente. De acordo com Comunicado pela empresa em x (Twitter antigo), o atraso foi devido à intensa cobertura de nuvens no céu pela manhã.
A separação dos estágios foi confirmada 2min44s após a decolagem. O propulsor aterrissou no deserto do Texas cerca de cinco minutos depois, com a cápsula de vôo retornando ao chão três minutos depois.

O lançamento ocorreu após dois adiamentos causados por condições climáticas adversas. Originalmente, a missão decolaria no último sábado (21), mas foi adiado devido aos fortes ventos que atingiram a região. No dia seguinte, uma nova tentativa também foi frustrada com o clima não favorável.

Leia mais:
Como estão os voos turísticos da Blue Origin?
Os vôos turísticos de origem azul são subsuídos (não atingem velocidade suficiente para entrar na órbita da Terra) e duram aproximadamente 11 minutos. A cápsula do primeiro passo do RSS se separa do foguete logo após a decolagem e atravessa a linha do karm, considerada o limite do espaço, 100 km em altitude. Então ele retorna em queda livre e aterrissa com a ajuda de pára -quedas no deserto.
Por cerca de quatro minutos, os passageiros experimentam a sensação de peso e derramam a terra de cima. Muitos descrevem essa experiência como uma transformadora, fornecendo uma nova perspectiva sobre o planeta e sua fragilidade na imensidão do universo.
Conheça a equipe da missão NS-33
Os membros da missão NS-33 foram os casais Allie e Carl Kuehner, Leland Larson, Freddie Rescign Jr., Owolabi Salis e Jim Sitkin. A empresa anunciado Uma breve biografia de cada um deles:

Allie Kuehner
Ambiental e conservacionista, Allie faz parte da natureza é o Conselho Não Partidário, uma organização de soluções sem fins lucrativos para desafios ambientais. Aventureira, ela acredita que explorar a natureza fortalece sua proteção.
Carl Kuehner
Marido de Allie e presidente de Tecnologia de construção e terra (BLT), uma empresa de desenvolvimento imobiliário, investimento e administração, lidera projetos imobiliários sustentáveis. Kuehner é um defensor da conservação, combinando o desenvolvimento com responsabilidade ecológica.
Leland Larson
Filantropo e ex -CEO de empresas de transporte, fundou o Larson LegacyA Fundação Filantrópica se concentrou em apoiar organizações progressistas sem fins lucrativos nos EUA e no exterior. Larson também era professor e é ex -militar do Exército dos EUA, além de estar apaixonado por jardinagem, apicultura e cultura tibetana.
Freddie Rescigno Jr.
Empresário e jogador de golfe, ele fundou o Cabos de commoditiesEmpresa de distribuição de eletricidade. Interessado em arqueologia e espaço, Rescign compartilha com seus filhos o amor pelo golfe e pela Itália, um país de origem de sua família.
Owolabi Salis
Advogado e consultor financeiro, autor de livros Equitocraciaque apresenta uma visão de democracia que prioriza a equidade entre vários grupos. Ativista, Salis luta contra as violações de discriminação e direitos.
Jim Sitkin
Advogado aposentado na área do trabalho, atualmente Sitkin é voluntário de uma organização não governamental (ONG) que facilita a comunicação entre governos e comunidades. Aventureira, ela viajou por todos os continentes do planeta e sempre sonhou em ir ao espaço.

O primeiro vôo tripulado do novo foguete Shepard ocorreu em 20 de julho de 2021, com a presença do próprio Jeff Bezos. Desde então, a Blue Origin promoveu voos turísticos curtos, que permitem que os passageiros experimentem a sensação de gravidade zero por um momento e admiram a curvatura da Terra a cerca de 100 km de altitude.
O valor estimado para participar dessa experiência varia de US $ 250.000 a US $ 300.000 (mais de US $ 1,5 milhão). Com vôos cada vez mais frequentes, a Blue Origin se consolida como uma das principais empresas de turismo espacial, servindo milionários e entusiastas dispostos a pagar por uma experiência breve, mas inesquecível, fora de experiência.