17.3 C
São Paulo
sábado, outubro 25, 2025

Bancos terão que avisar clientes antes de débito automático

A Federação Brasileira de Bancos (Febbraban)...

Operação policial mira ex-gerente do Banco do Brasil

A Polícia Civil de São Paulo...

Bancos avisarão clientes sobre débitos automáticos

A partir de agora, os clientes...

China lidera avanço da energia solar no mundo e bate recorde

TecnologiaChina lidera avanço da energia solar no mundo e bate recorde


O mundo continua a buscar alternativas para não depender mais de combustíveis fósseis. Somente na primeira metade de 2025, foram adicionados 380 GW de nova capacidade solar. Isso representa um aumento de 64% no mesmo período que 2024.

Dessa capacidade, a China é responsável por 256 GW, mais de dois terços do total global e o dobro da quantidade instalada na primeira metade de 2024, um relatório de ContasCompanhia de energia de baixo custo.

As instalações de energia solar cresceram em todo o mundo. No entanto, eles sofreram uma ligeira queda no Brasil. Crédito: Advtp – Shutterstock

A China é líder global em energia solar

Atualmente, a China é líder global em energia solar, dominando a produção, capacidade e desenvolvimento de tecnologias de geração de energia limpa. Com isso, de acordo com o site Nova mobilidadeO país “domina as instalações globais e a cadeia de suprimentos”, com investimentos recordes ano após ano.

De acordo com o Embber, a explicação para essa liderança está conectada à “nova regulamentação de subsídios que entrou em vigor em junho”, liderando os desenvolvedores de parques solares chineses para lançar novos parques antes do lançamento do projeto.

Foto da planta termoelétrica
Apesar do crescimento da energia solar na China, o país ainda é responsável por um terço das emissões globais no planeta. Crédito: Ugis Riba / Shutterstock

Leia mais:

Ainda assim, Nicolas Fulghum, analista sênior de energia da Embber, afirma que “esses números sobre a implementação da energia solar em 2025 desafiam a gravidade”, à medida que as instalações continuam a se fortalecer.

Em um mundo de mercados voláteis de energia, a energia solar oferece uma opção que pode ser implementada a uma velocidade recorde para atender à crescente demanda, independentemente das cadeias globais de suprimento de combustível fóssil.

Nicolas Fulghum, analista sênior de energia da Embber, em um comunicado à imprensa.

Embora o relatório afirme que o crescimento no primeiro tempo pode agora indicar uma desaceleração, “os novos requisitos de aquisição de energia limpa para o setor e as maiores expectativas anuais da Associação de Energia Solar Photovoltaica Chinesa (CPI) sugerem que 2025 excederá o registro de instalação de 2024”.

A energia solar cresce em todo o mundo

Painel solar do Quênia
As importações dos painéis solares da China por países africanos cresceram 60% no ano passado. Crédito: Carlfourie/Istock

Mas não é apenas na China que os parques de energia solar crescem rapidamente. O Relatório Embber destaca outros países e regiões com crescimento relevante no primeiro semestre de 2025:

Capacidade solar instalada no 1º semestre de 2025 (GW):

  • China: 256 GW – dupla o 1º semestre de 2024; domina a cadeia de suprimentos e lidera globalmente.
  • Índia: 24 GW – 8 GW de crescimento em comparação com 2024; 2º maior crescimento do mundo.
  • Estados Unidos: 21 GW – crescimento de 4%, apesar das políticas contrárias do governo anterior.
  • Alemanha: A luz cai nas instalações.
  • Brasil: A luz cai nas instalações.
  • Resto do mundo: 65 GW – aumento de 22% em comparação com 2024.
  • África: As importações do painel solar da China aumentaram 60%; A falta de dados oficiais dificulta a medição exata.

Paradoxalmente, a China também é o maior poluente do mundo, emitindo a maior quantidade de CO₂ entre os países e sendo responsável por um terço das emissões globais no planeta.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares