Nesta sexta-feira (27), Colgate-Palmolive Brasil relatou que irá interromper a pasta de dente Colgate Total Prevenção Ativa Clea Mint Após a interdição de precaução da Agência Nacional de Vigilância da Saúde (ANVISA) por relatos de efeitos adversos.
Em um comunicado, a empresa relatou que o produto – barrado desde o final de março – Sem problemas de qualidademesmo com a decisão de descontinuidade. “A decisão é encorajada por investigação levou em atenção aos consumidores brasileiros e a Anvisa, tendo como objeto o níveis de sabor de produto“Ele explicou.
Por que a creme dental de Colgate foi proibida por Anvisa?
No momento da suspensão da pasta de dente, disse Anvisa, em resolução, que uma das possibilidades de reações adversas era a presença de estanho na fórmula. Entre tais reações, estão:
- Lesões orais;
- Sensações dolorosas;
- Sensação de queimação/queimação;
- Inflamação gengival;
- Edema labial;
- Inchaço em tecido amigável, lábio e muco da cavidade oral;
- Ardente;
- Anestesia labial e a região interna da boca;
- Secura da mucosa;
- Áreas de descarga.
Em uma declaração, o Colgate-Palmolive pede que, se os consumidores percebem “qualquer tipo de desconforto, irritação ou alteração incomum ao usar o produto, Suspender o uso imediatamente e entre em contato com seu dentista ”e avisá -lo para os seguintes canais de serviço:
Leia mais:

Lembre -se do caso
Em 27 de março, Anvisa imposta Cuidado Contra Colgate Clean Mint em todo o país Após relatos que indicam Efeitos colaterais Depois de usar o produto. A agência compilou oito ocorrênciasser 13 episódios de manifestações prejudiciais sobre higiene oral.
O produto em questão é reinvenção de um dos cremes dentários mais difundidos da marca, o Total Colgate 12. O fabricante implementou alterações no Composição e rotulagem do produto em Julho de 2024usando o fluoreto de lata no lugar de Fluoreto de sódio.
O Procon-Sp também chamado de ColgateExigindo esclarecimentos sobre as medidas que estavam sendo tomadas diante de reações adversas associadas ao uso do produto.
No mesmo dia, Colgate obteve a vitória em apelação Para retomar a venda de pasta de dente. No entanto, ele admitiu no dia seguinte que disse que algumas pessoas podem apresentar “sensibilidade a certos ingredientes”Do produto (como fluoreto de lata, corantes ou sabores, que estão presentes em hortelã limpa), mas que ele não oferece riscos à saúde.
Ainda no dia 28, Anvisa alerta emitido sobre possíveis reações adversas associado ao uso de cremes dentários que contêm estanhoComposto reconhecido por suas propriedades anti -cultiaticas e antimicrobianas, Mas pode causar irritação em alguns casos.
A agência reforçou a importância dos consumidores Relatar qualquer efeito indesejado através do sistema E-Notivisacontribuindo para investigações e ações de vigilância.

De acordo com a ANVISA, consumidores deve estar ciente sinais de irritação e, se eles perceberem algum desconforto, interromper o uso do produto. Se os sintomas persistirem, É aconselhável buscar orientação do profissional de saúde.
Profissionais deveriam monitorar possíveis mudanças na saúde bucal dos pacientesAssim, avise -os Sobre os riscos e indicar alternativas Para pessoas com sensibilidade.
Os fabricantes precisa garantir que a rotulagem de seus produtos contém informações claras em possíveis reações adversas, além de diretrizes precisas Sobre o uso adequado da pasta de dente.