15.4 C
São Paulo
terça-feira, agosto 19, 2025

Com a inflação, quanto custaria hoje uma Brasilia dos anos 70?

TecnologiaCom a inflação, quanto custaria hoje uma Brasilia dos anos 70?


Na lista de grandes clássicos do National Motorsport, Brasilia ocupa um lugar especial em meu coração. Não apenas porque era o carro do meu pai durante toda a minha infância, mas porque representava a força de nossa indústria.

O veículo nasceu em junho de 1973 pelas mãos de designers brasileiros, destacando o designer Marcio Lima Piancastelli. A Volkswagen ainda estava ocupando liderança no mercado com seu besouro, mas sabia que o modelo tradicional já estava sendo superado.

Leia mais

O comando da montadora deu liberdade a seus funcionários para criar algo novo e foi nesse contexto que Brasilia surgiu (o que não tem sotaque, ao contrário de nossa capital federal).

A aposta estava certa. O carro competiu com outros gigantes, como Chevrolet Chevette e Dodge 1800, e ainda assim foi campeão de vendas. Para dar uma idéia, apenas em 1975, 126 mil unidades foram vendidas no país. O sucesso foi tão grande que Brasília foi exportada para Portugal, Colômbia, Chile, Filipinas, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Uruguai e Nigéria.

Ao todo, mais de 1 milhão de brasilies foram vendidos nos próximos 10 anos de produção de veículos. Ele saiu da linha em 1982, quando Volks decidiu investir seus esforços em outro gigante brasileiro: o objetivo.

Uma das principais características da Brasília foi seu gigantesco espaço interno – Imagem: Divulgação/Volkswagen

Algumas curiosidades sobre o modelo

  • O nome escolhido enfatizou as origens nacionais do projeto e agradou o então governo militar, que viveu patrocinando campanhas ufanistas.
  • O carro parece uma van pequena, tanto que a imprensa chamou os primeiros protótipos “mini-variações”.
  • Apesar de ter a mesma distância entre eixos do besouro (2,40 m), a Brasília tinha um espaço interno muito maior, uma cortesia do corpo que abusa das linhas retas.
  • O motor original era 1,3, mas logo foi alterado em 1,6 e, como no besouro, estava na parte traseira e gerou 60 cavalos, uma marca até considerável na época.
  • Isso forneceu uma velocidade máxima de cerca de 130 km/h, mais 0-100 km/h em 25 segundos.
  • Brasilia ajudou a consolidar a visão do público de que a Volkswagen cria carros fortes.
  • O modelo tinha uma robustez mecânica impressionante, ele quebrou pouco e você ainda vê algumas unidades circulando através das cidades no interior do país.
  • Uma curiosidade é que a Volks também lançou uma versão de quatro dotas, mas vendeu muito pouco.
  • Isso se deve ao sabor do consumidor brasileiro da época, que tinha preferência apenas por dois carros.
As linhas retas eram bastante comuns nos veículos dessa época – Imagem: Helissa Grundemann/Shutterstock
  • Brasilia, finalmente, também se tornou o objeto de uma das canções mais famosas dos anos 90: “Naked in Santos”, do grupo Mamonas Assassinas.
  • Você provavelmente pode ter cantado em algum karaokê os versos que falam em “Brasília Amarelo com rodas gaúchos”.
  • Brasília aparece mesmo na série mexicana Chaves!
  • Sim: ela é o carro da sua barriga.
  • Isso aconteceu porque o veículo teve muito sucesso no momento das gravações no México: entre 1974 e 1982, mais de 72 mil brasilies foram fabricados em nosso distante vizinho latino.

Quanto custaria uma Brasília hoje?

Algumas pesquisas na Internet apontam que o modelo custa quase CR $ 20.741,00 em junho de 1973. A projeção desse valor até os dias atuais não é simples, pois estamos falando de moedas diferentes: Cruise e Real.

O Calculadora de cidadãosDo banco central, no entanto, resolve esse problema. Vale ressaltar que a ferramenta não pode corrigir esse valor pelo IPCA, a inflação oficial do país, porque o índice surgiu apenas em 1979.

O cálculo foi então baseado no IGP-DI/FGV. E, neste caso, Cr $ 20.741,00 agora são equivalentes aos impressionantes R $ 127.883,12!

Imagem: Reprodução/Banco Central

Foi o que sempre dissemos aqui: o carro nunca foi barato no Brasil. E a Brasília clássica ajuda a reforçar esta tese.

Deseja saber quanto custaria outro produto antigo hoje? Deixe sua sugestão nos comentários! Para fazer isso, basta entrar no clube parece digital!



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

ai blog example :.