14.9 C
São Paulo
segunda-feira, julho 21, 2025

Febraban explica motivos que levaram Trump a investigar Pix

TecnologiaFebraban explica motivos que levaram Trump a investigar Pix


O Federação Brasileira de Bancos (Febbraban) disse, na sexta -feira (18), que a investigação que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, perguntou contra o pix “é devido a um Informações incompletas Sobre os objetivos e operação ”do Serviço de Pagamento Brasileiro.

A agência responsável pelas investigações é o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTRna sigla).

Detalhes da investigação dos EUA contra Pix

  • De acordo com G1no documento, o governo dos EUA não menciona, nominalmenteo pix;
  • No entanto, ele fala de “serviços de comércio digital e pagamento eletrônico”, incluindo os do governo. O único que se encaixa nessas categorias É o pix;
  • “Nós temos Boa expectativa Que, dentro do sistema auditivo público aberto pelo USTR, as contribuições do Banco Central do Brasil, os membros do sistema bancário brasileiro, incluindo os bancos americanos, vai ajudaresclarecimento das restrições levantadas no documento inicial dessa agência americana ”, disse Febbraban por nota;
  • Além disso, a entidade enfatizou que o pix é um Infraestrutura de pagamento públicoNão é um produto comercial.
Donald Trump
O sistema de pagamento brasileiro está sendo investigado a pedido de Donald Trump (imagem: Somodevilla/Chutterstock Chip)

Além disso, a instituição diz que o pix favorece a concorrência e o funcionamento adequado do sistema de pagamento e, consequentemente, da atividade econômica, sendo um modelo abertomas não discriminatórioque tem a participação de bancos, fintechs e outras entidades nacionais e internacionais.

“Portanto, Não há restrição para a entrada de novos participantes, sejam eles de qualquer tamanho e/ou origem, desde que eles operem no mercado nacionalComo é um sistema de pagamento local e reais, a moeda brasileira ”, disse Febbraban.

A instituição também lembra que o pix foi criado e gerenciado pelo Banco Central (BC)mas teve o desenvolvimento realizado com “ampla cooperação de bancos e outras instituições que compõem o sistema financeiro do Brasil”.

Outros pontos abordados pela nota indicam que, do ponto de vista dos indivíduos, Pix realmente funciona como um instrumento que contribui para a inclusão financeira. Que Reduz o custo e Expanda o alcance deste sistema.

No lado das empresas, de acordo com Febbraban, o pix Ajuda na eficiência e Facilita o recebimento e a coleta de valoresespecialmente em operações de valores baixos.

Os dados apontam Mais de 168 milhões de usuários (Quase toda a população adulta), sendo mais do que 70 milhões Digitalizado pelo pix.

Além disso, eles são R $ 2,5 trilhões ocupado mensal sobre 6,5 bilhões de transações. O sistema de pagamento tem mais de 858 milhões de chaves registradas.

Leia mais:

Código QR com os shorts
O sistema de pagamento possui trilhões de reais em transações mensais (Imagem: Marciobnws/Shutterstock)

Nota de febraban

Em seguida, leia a nota completa de Febbraban:

““O PIX é uma infraestrutura de pagamento público, não um produto comercial, que favorece a concorrência e o funcionamento adequado do sistema de pagamento e, consequentemente, da atividade econômica, sendo um modelo aberto e não discriminatório, com a participação de bancos, fintechs e instituições nacionais e estrangeiras.

Portanto, não há restrição à entrada de novos participantes, sejam eles de qualquer tamanho e/ou
Proveniência, desde que eles operem no mercado nacional, pois é um sistema de pagamento local e reais, a moeda brasileira.

Acreditamos que a observação feita pelo USTR se deve mais a informações incompletas sobre as metas e a operação do pix. Temos uma boa expectativa de que, sob o sistema auditivo público aberto pelo USTR, as contribuições do Banco Central do Brasil, os membros do sistema bancário brasileiro, incluindo os bancos americanos, ajudarão no esclarecimento
Restrições levantadas no documento inicial dessa agência dos EUA.

O PIX, criado e gerenciado pela BCB, foi desenvolvido com ampla cooperação de bancos e outras instituições que compõem o sistema financeiro do Brasil.

Esse meio de pagamento é uma plataforma disponível para todos os residentes do país, brasileiros e estrangeiros, indivíduos e empresas, cujo único requisito é a abertura de uma conta em um banco,
em uma fintech ou instituição de pagamento. O PIX é gratuito para indivíduos, mas pode ser acusado de empresas, sem qualquer discriminação entre empresas brasileiras e estrangeiras.

Do ponto de vista dos indivíduos, o PIX atua efetivamente como um instrumento que contribuiu para a inclusão financeira, reduzindo o custo e expandindo o escopo do sistema de pagamento, que já era bastante eficiente em nosso país.

Para as empresas, o PIX ajuda na eficiência, facilitando o processo de recebimento e coleta, especialmente em operações de valores baixos. Os números são eloquentes: mais de 168 milhões de usuários (praticamente toda a população adulta), dos quais mais de 70 milhões digitalizados por Pix. Há US $ 2,5 trilhões movidos por mês em cerca de 6,5 bilhões de transações.
Atualmente, o sistema já possui mais de 858 milhões de chaves pix registradas.
““

Logotipo de Febbraban
Entidade saiu em defesa do sistema de pagamento brasileiro (Imagem: Reprodução/Facebook/Febbraban)



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Martins ad network.