16 C
São Paulo
terça-feira, agosto 19, 2025

Fim do mistério: Banda de rock admite ser uma criação da IA

TecnologiaFim do mistério: Banda de rock admite ser uma criação da IA


Após semanas de suspense, a banda de rock indie “The Velvet Sundown” finalmente admitiu o que muitos já suspeitavam: na verdade é uma criação de inteligência artificial.

A revelação foi feita na biografia do grupo Spotify: “The Velvet Sundown é um projeto musical sintético, guiado pela direção criativa e composta de Creative, interpretada e visualizada com o apoio da inteligência artificial”diz o texto.

Leia mais

“Todos os personagens, histórias, músicas, vozes e letras são criações originais geradas com a ajuda de ferramentas de IA usadas como instrumentos criativos. […] Não totalmente humano. Não é uma máquina inteiramente. O pôr do sol de veludo vive em algum lugar entre os dois ”concluiu o perfil oficial.

A banda surgiu do nada em junho sobre tocadores de música e rapidamente viralizou. Como mostramos aqui em Visual digitalEles já tinham 500.000 ouvintes mensais no início de julho. Em uma semana, esse número saltou para mais de 1 milhão!

Pessoas já suspeitavam

  • A desconfiança começou precisamente porque o grupo surgiu do nada: eles nunca haviam feito um show antes, nem havia aqueles vídeos amadores clássicos desde o início de uma banda.
  • E, no entanto, “The Velvet Sundown” já apareceu no Spotify e Deezer com quase dois álbuns prontos.
  • Suas imagens também foram muito suspeitas, com aquele rosto de Midjourney, sabe?
Imagem: Redes de Reprodução/Social
  • O que aumentou a confusão das pessoas é que, no Spotify, o grupo tinha o selo de “artista verificado”.
  • Em Deezer, um alerta relatou: “Algumas faixas deste álbum podem ter sido criadas usando inteligência artificial”.
  • A história era tão louca que até o porta -voz da banda era falso.
  • Em um texto no site MédioAndrew Frelon, que cuida do perfil “oficial” do grupo em X admitiu ser um impostor.
  • Ele afirmou que fez isso para testar a imprensa.
  • E ele, de fato, testou, tanto que deu entrevistas para veículos importantes, como o Rolling StoneEm nome de “The Velvet Sundown”.
  • Isto é, a banda era falsa e o consultor também …

Debate ético

Neste novo texto revelador, “The Velvet Sundown” afirma ser uma espécie de “provocação artística”: “Isso não é um truque, é um espelho. Uma provocação artística contínua, criada para desafiar os limites da autoria, identidade e o futuro da própria música na era da IA”.

Por ser um novo assunto, ainda não está claro como as leis se aplicarão a esses casos. É bom ganhar dinheiro com uma banda de IA (porque, sim, alguém está ganhando dinheiro por trás disso)? Como funciona os direitos autorais da música? A Música da AI pode ser considerada uma manifestação artística?

Não sou um crítico musical nem nada, mas posso conversar como consumidor. Estou ouvindo “The Velvet Sundown” enquanto escrevo este texto e, para o meu gosto de leigo e balanço macio, achei muito legal. O que é extremamente perigoso para artistas reais.

A música pode ser boa, mas é justo e legítimo consumir esse tipo de material? – Imagem: Rodrigo Mozelli (gerado com AI)/visual digital

Um grande estudo realizado em dezembro pela Confederação Internacional de autores e sociedades compostas (CISAC), que representa mais de cinco milhões de criadores em todo o mundo, alertou que os artistas podem ver sua renda diminuir em mais de 20% nos próximos quatro anos à medida que as músicas da IA ​​crescem.

Ou seja, estamos falando de algo que pode prejudicar muitas pessoas. E isso, ao que parece, parece ser apenas o começo.

A informação é de TechXplore.





Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

earn passive money with an ai blog.