23.7 C
São Paulo
sábado, agosto 23, 2025

Folha de S.Paulo processa OpenAI; saiba quais são as acusações

TecnologiaFolha de S.Paulo processa OpenAI; saiba quais são as acusações


O jornal de São Paulo S.Paulo Folha chegou com um processo contra o OpenAI na última quarta -feira (20), acusando a empresa de Concorrência desleal e violação de direitos autorais.

O diário estado que o proprietário do chatgpt Usa seu conteúdo para para treinar Modelos de inteligência artificial (AI) e fornece relatórios na íntegraincluindo materiais restritos a assinantesAssim, sem autorização ou pagamento.

Em segundo plano, o site do OpenAI mostra o ChatGPT; à frente, um martelo de juiz
O proprietário da ChatGPT teria treinado seus modelos de IA com conteúdo de veículo (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Que processo de Folha Contra o Openai

  • O caso foi apresentado no Tribunal de São Paulo (SP) e solicita que o OpenAi interromper, imediatamenteo uso do conteúdo de FolhaAlém do pagamento de indenização colocar uso indevido. O valor do reparo deve ser definido posteriormente;
  • Também foi necessário que os modelos de inteligência artificial da empresa que usassem o material protegido sejam destruído;
  • Segundo a ação, “o réu desenvolve e aprimora sua ferramenta de IA […] Com base no conteúdo de outros […] sem autorização e sem pagamento qualquer compensação ”;
  • O documento acrescenta que, em resposta aos comandos do usuário, o ChatGPT reproduz relatórios completos No mesmo dia em que são publicados, Desviando “A clientela – neste caso, internautas – ilegitimamente”.

O advogado do jornal, Taís Gasparian, disse ao Folha que “existe um prática clara de competição injustaNa medida em que o OpenAI acessa o site do Folha diárioAssim, driblar Os mecanismos do jornal para que isso não ocorra e distribua o conteúdo dos internautas e, assim, levando o público do jornal. As tecnologias que Folha adota para prevenir a prática são solenemente ignorado ou contornado pelo réu“.

Leia mais:

Recorrência e evidência

A ação é semelhante à apresentada pelo The New York Times em dezembro de 2023 contra o OpenAi e Microsoft Nos Estados Unidos, também por violação de direitos autorais. O jornal dos EUA argumenta que a empresa deve pagar bilhões de dólares em compensação. O NYT já assinou um acordo de remuneração de conteúdo com o Amazon.

Nos documentos anexados ao processo do diário brasileiro, o Folha procura mostrar isso O site e o arquivo de jornal Eles foram usados ​​para treinar modelos Openai. Em um repositório de Github mantido pelos funcionários da empresa, o Uol aparece entre os principais domínios usados ​​para treinamento.

Como o domínio de Folha está hospedado para o Uolseu conteúdo seria incluído no material usado. O jornal O globo Ele também aparece como uma fonte de dados. Só em Julhoum Folha registrado Mais de 45 mil acessos de Bots GPT para o seu site.

Páginas da Web do New York Times, Openai e Microsoft
OpenAi e Microsoft também foram processados ​​pela mesma razão em 2023 pelo The New York Times (Imagem: TADA Images/Shutterstock)

O jornal também apresentou exemplos nos quais chatgpt reproduzido, na íntegra ou resumidorelatórios protegidos por Paywall. De acordo com Gasparian, “Para a imprensa sobreviver, ela precisa ser pagaNão é possível que o uso de seu conteúdo seja feito sem nenhuma remuneração e autorização. Openai aproveita todos os investimentos que Folha faça isso para transmitir notícias atuais e confiáveis, sem nenhuma consideração“.

Outro advogado do jornal, Monica Galvão, destacou: “Dada a tendência de concentração do mercado de comunicação em torno dos grandes técnicos, deve ser honra Veículos de mídia nacional. Você deve ter Claro que esses modelos de IA Eles trabalham às custas Conteúdo produzido e financiado pela imprensa, Isso deve ser pago por isso. ”

De acordo com o processo, o Folha testado negociar com o OpenAI no ano passado, mas As conversas não avançaram “pela decisão unilateral do réu”. “O último e -mail enviado pelo autor foi sem respostaque reforça a atitude de negligência do réu ”, diz o texto.

A disputa ocorre em paralelo ao processamento do Bill (PL) 2.338aprovado em Senado em Dezembro de 2024 e em análise em Câmaraque prevê Pagamento de direitos autorais por conteúdo protegido Usado em Treinamento do modelo de IA.

Ícones de um martelo de juiz, lâmpada, saudação de mãos, cérebro humano, chip de IA e outros que rondam as palavras
O processo é executado em paralelo ao PL que requer o pagamento de direitos autorais de grandes técnicos que usam conteúdo privado para treinar IAS (Imagem: Mayam_studio/Shutterstock)

Em Entrevista de jornal O globo Na semana passada, Nicolas Robinson Andrade, diretor do Openai for Latin America, disse que a empresa é contra A obrigação de remuneração prevista no projeto. Ele comparou a medida a um imposto de cadeira: “É como se o Brasil se tornasse o único país do mundo a tributar a fabricação de cadeiras. Isso é natural que presidam fábricas no futuro não sejam construídas aqui.““

O que o Openai diz

O Visual digital Ele procurou o escritório de imprensa da Openai e esperava resposta.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

pizza restaurantebarttong menu.