A pesquisa aponta que cerca de oito mil jogos no Steam use inteligência artificial para gerar gráficos, personagens e mais

Tudo sobre Inteligência artificial
A inteligência artificial atraiu grande atenção de vários segmentos. De fato, a ferramenta já está sendo usada para executar várias tarefas. Isso inclui o processo de desenvolvimento do jogo.
Somente neste ano, quase 20% dos jogos criados na loja digital Steam usavam a tecnologia. É isso que revela uma pesquisa divulgada pelo site Mídia totalmente humana que usaram informações dos próprios desenvolvedores.
Aprimore seu trabalho com ai!
Aprenda a criar agentes de inteligência artificial que trabalham 24 horas para você!
Conhecer o curso de IA e automação de agentes com N8N Impacta em parceria com o Visual digital.
Oferta exclusiva: assine o plano anual do Clute Digital apenas para R $ 58,99 e obtenha 10% de desconto imediato no curso.
A economia é maior que o valor da assinatura!
Aproveite esta oportunidade e dê o próximo passo em direção à automação inteligente!
Inscreva -se agora e salve!

Aumento de cerca de 800%
- De acordo com a publicação, aproximadamente 7.818 jogos a vapor usam atualmente.
- Isso representa cerca de 20% de todos os jogos lançados na plataforma até 2025.
- No ano passado, esse número foi de cerca de mil e correspondeu a apenas 1,1% do total oferecido pela loja online.
- Em outras palavras, o uso da inteligência artificial nos jogos aumentou quase oito vezes em comparação com 2024.
- A pesquisa também aponta que o número pode ser ainda maior, pois muitos desenvolvedores que usam a IA não informam isso publicamente.
Leia mais

IA é usado para gerar gráficos, caracteres e mais
Além de declarar o uso da IA, os desenvolvedores também preenchem uma descrição de qual conteúdo foi criado com inteligência artificial no jogo e como foi feito. Esta informação revela que a maioria dos criadores (60%) usou a ferramenta para gerar gráficos, caracteres, modelos 3D, cenários, texturas e muito mais.
A tecnologia também é usada para criar música de fundo, dublagem e narração ou geração de texto, como descrição dos itens, bem como para materiais de marketing e promocionais. Finalmente, alguns jogos até usam IA em sua jogabilidade.

A Comedy Night filtra o conteúdo ofensivo da inteligência artificial, enquanto a Nyric cria mundos únicos com base nas descrições de texto do usuário. O exemplo mais bem -sucedido é a AI Roguelite, que custa US $ 46,99 e possui 82% de análise positiva no Steam. Ele usa a tecnologia para criar todo o seu conteúdo, como personagens, locais, inimigos e itens.

Colaboração para a aparência digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalha na área desde 2014. Ele trabalhou nas redações da Bandnews FM em Porto Alegre e São Paulo.

Bruno Capozzi é um jornalista se formou no Cásper Líbero College e mestre em ciências sociais da PUC-SP, com foco em pesquisas de redes sociais e tecnologia.