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Justiça derruba (de novo) a proibição de mototáxi em São Paulo

TecnologiaJustiça derruba (de novo) a proibição de mototáxi em São Paulo


O Tribunal de São Paulo decidiu na quarta -feira (3) que o decreto da proibição da tributação de motocicletas em São Paulo é inconstitucional, De acordo com G1. O Tribunal confirmou um pedido apresentado pela National Confederação dos Serviços (SNC), que acusa a prefeitura de invadir as competências do sindicato em legislação sobre transporte e trânsito.

“Há extravasamento da competência legislativa do município de São Paulo, em um abuso das disposições do artigo 144 da Constituição de Paulista, com uma afronta da norma do cumprimento obrigatório da Constituição nacional, determinando a suspensão, o serviço de transporte individual”, explicou o juiz Ricardo Dip.

A cidade de São Paulo já argumenta que a proibição já procura reduzir os acidentes de trânsito e preservar a saúde pública e sustenta que o decreto 62.144/2023 respeita o artigo da Constituição Federal que garante a competência dos municípios para abordar questões locais.

Proibir ou restringir as atividades de transporte é considerado inconstitucional pelo STF (Imagem: Helissa Grundemann/Shutterstock)

Para o juiz, a medida viola os princípios da iniciativa livre e da livre competição, defendendo o argumento do SNC de que a suspensão do serviço viola o direito de escolha do consumidor. Na Suprema Corte Federal (STF), também há um entendimento de que proibir ou restringir as atividades de transporte de aplicação é inconstitucional.

E agora?

A cidade de São Paulo terá 90 dias para regular o serviço de táxi de motocicleta na cidade. Em uma nota enviada ao G1, a Ricardo Nunes Management disse que ainda não teve acesso ao julgamento e em breve analisará quaisquer medidas que serão adotadas. ”

Para a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (AMOBITEC), a decisão do TJ “configura um adiantamento para garantir os direitos da população da cidade e empresas do setor, bem como uma etapa importante para que a atividade seja regulada no município”.

A entidade também diz que não há uma relação comprovada entre o MOTAPPS e o número de acidentes em São Paulo ou outros locais, e que “as corridas de motocicletas nas plataformas são muito mais seguras do que as viagens de motocicleta em geral”.

Motorizador IFood
A prefeitura de São Paulo terá 90 dias para regular o serviço de táxi de motocicleta na cidade (Imagem: Alfribeiro/Istock)

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Dominando as ruas

Hoje, o setor possui cerca de 800.000 motociclistas registrados no Brasil em suas três maiores empresas (99, Ifood e Uber), o que representa apenas 2,3% da frota nacional de 34,2 milhões de motocicletas, scooters e ciclomotores, de acordo com dados do Secretariado Nacional de Tráfego (Senatran).

De acordo com a Amobitec, todos os motoristas que usam as plataformas necessariamente têm a carteira de motorista nacional válida e a documentação regular de seus veículos. A entidade garante que as empresas adotem camadas de segurança adicionais para as fornecidas por lei antes, durante e após cada viagem para proteger motoristas e passageiros.

Ifood e Rappi
Amobitec diz que não há uma relação comprovada entre o MOTAPPS e o número de acidentes (Imagem: Leonidas Santana/Istock)



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