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Marcas chinesas somam mais de 10% dos carros vendidos no Brasil

TecnologiaMarcas chinesas somam mais de 10% dos carros vendidos no Brasil


Empresas como BYD e GWM totalizam 135.900 vendas de carros de caminhada de janeiro a agosto deste ano no Brasil

Imagem: Scharfsinn/Shutterstock

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O crescimento das montadoras chinesas no Brasil impressiona. Nos últimos três anos, enquanto enfrentava barreiras tarifárias nos Estados Unidos e na Europa, as marcas se multiplicaram por sete suas vendas aqui.

De acordo com dados da K.Lume Consultancy, as empresas totalizam 135.900 marketing de turnê de janeiro a agosto deste ano. Isso corresponde a 11% de todas as vendas no segmento no território brasileiro.

Byd Plate em uma concessionária
BYD é o principal representante chinês do país (Imagem: Cobalt S Elinoi/Shutterstock)

Principais destaques chineses no Brasil

  • BYD: 66.479 veículos vendidos de janeiro a agosto deste ano, que corresponde a 5,4% do mercado;
  • Chery: 41.730 veículos vendidos – 3,4% do mercado;
  • HAVAL: 19.216 veículos vendidos – 1,6% do mercado;
  • JAECOO: 1.947 veículos vendidos – 0,2% do mercado;
  • Tanque: 1.884 veículos vendidos – 0,2% do mercado;
  • Agora: 1.880 veículos vendidos – 0,2% do mercado.

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A presença de empresas chinesas no Brasil está aumentando (imagem feita com inteligência artificial. Alessandro di Lorenzo/Look Digital/Dall-e)

Desafios para manter este crescimento

Após a pressão das montadoras tradicionais, representadas pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Motorizados (ANFAVEA), o imposto sobre as importações de carros híbridos e elétricos tem aumentado gradualmente desde o ano passado. O retorno à taxa máxima de 35%está agendado para julho do próximo ano, que atinge principalmente veículos da China.

As montadoras de fábrica no Brasil, como BYD e GWM, estão disponíveis cotas que totalizam US $ 463 milhões para trazer carros desmontados sem imposto sobre importação. Além disso, eles poderão ter menor imposto de importação, 14%, até o final do próximo ano. Mas a partir de janeiro de 2027, todos, incluindo carros que terão uma montagem final no Brasil, terão que pagar taxas de 35%.

engarrafamento de carro
O crescimento chinês no Brasil deve desacelerar (Imagem: Cris Faga/Shutterstock)

Dado esse cenário, a expectativa é uma desaceleração no crescimento de carros chineses. Para consultoria brilhante, por exemplo, a participação de mercado das marcas deve estacionar em 13% a partir de 2027. De acordo com as informações do EstadãoO aumento da concorrência também é um problema.

A Fiat foi a marca que mais cresce no segmento eletrificado, que destaca o desafio que as montadoras chinesas enfrentam, pois as marcas tradicionais de grande volume lançam seus produtos elétricos e híbridos.

Alexandre Ayres, CEO da Neocom

Alessandro di Lorenzo

Colaboração para a aparência digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalha na área desde 2014. Ele trabalhou nas redações da Bandnews FM em Porto Alegre e São Paulo.



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