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quinta-feira, setembro 4, 2025

Meta cria chatbots ‘sensuais’ que se passam por artistas

TecnologiaMeta cria chatbots ‘sensuais’ que se passam por artistas


Os chatbots criados por um funcionário do gol foram aprovados pelo cantor Taylor Swift para produzir imagens sensuais sem a permissão do artista. O mesmo foi feito com as atrizes Scarlett Johansson, Anne Hathaway e Selena Gomez, Segundo a Reuters. Alguns dos robôs foram desenvolvidos pelos usuários usando a própria ferramenta de uma empresa e compartilhados no Facebook, Instagram e WhatsApp.

O objetivo também permitiria a criação de chatbots com celebridades infantis, incluindo Walker Scobell, um ator de 16 anos que interpreta Percy Jackson na série Disney+. Em uma conversa com a IA, o relatório solicitou uma foto do adolescente na praia e recebeu uma imagem “realista” do jovem sem camisa. “Muito fofo, certo?” Escreveu o avatar.

Taylor Swift na apresentação. Imagem: Redes de Reprodução/Social

Nos testes, os bots insistiram que eram os verdadeiros artistas e muitas vezes convidavam usuários a encontros românticos. Ao responder a pedidos de fotos íntimas, o bate -papo enviou imagens fotorrealistas de seus homônimos posando em banheiras ou vestidos de lingerie com as pernas abertas, diz Reuters. O avatar de Taylor Swift, por exemplo, escreveu: “Talvez eu esteja sugerindo que escrevamos uma história de amor … sobre você e um certo cantor loiro. Aceite?”

Scarlett Johansson
Scarlett Johansson já falou pedindo maior regulamento de IA nos EUA (imagem: Fred Duval/Shutterstock)

O porta -voz da Goal, Andy Stone, disse que as ferramentas de IA da empresa não deveriam ter criado imagens íntimas de adultos famosos ou fotos de celebridades infantis. E admitiu falhas em suas próprias políticas que proíbem esse tipo de conteúdo, especialmente celebridades femininas usando lingerie.

“Como outros, permitimos que a geração de imagens contendo figuras públicas, mas nossas políticas pretendem proibir imagens nuas, íntimas ou sexualmente sugestivas”, disse ele à Reuters. Segundo Stone, o objetivo proíbe “personificação direta”, mas personagens famosos podem integrar chatbots, desde que sejam rotulados como “paródias”.

A meta excluiu cerca de uma dúzia de bots, tanto a “paródia” quanto os não identificados, pouco antes da publicação do relatório. Stone se recusou a comentar as remoções.

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Quem protege quem?

Nos Estados Unidos, os direitos ao uso da identidade de uma pessoa para fins comerciais são estabelecidos pelas leis estaduais – ou seja, não existe uma regra geral que possa ser aplicada em todo o território.

Para o professor da Universidade de Stanford Mark Lemley, que estuda os direitos de propriedade generativa e intelectual, os robôs de celebridades podem levantar dúvidas sobre as proteções legais atuais para imitações.

Ícones de um martelo de juiz, lâmpada, saudação de mãos, cérebro humano, chip de IA e outros que rondam as palavras
As imagens do chatbots podem forçar a revisão da lei sobre o direito à identidade (imagem: mayam_studio/shutterstock)

“A lei de publicidade da Califórnia proíbe a apropriação do nome ou imagem de alguém para fins comerciais”, disse Lemley. Ele pondera que o material poderia ser usado apenas para criar um trabalho totalmente novo, que não se aplica neste caso, pois os robôs simplesmente usam as imagens dos artistas.



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