Tudo sobre Inteligência artificial
A Warner Bros Discovery está processando a empresa de geração de fotos da AI Midjourney por violação de direitos autorais. O estúdio acusa a empresa de “roubar” seu trabalho para gerar imagens de Batman, Superman, Mulher Maravilha, Scooby-Doo e Bugs Bunny, Informa a Reuters.
Na denúncia apresentada no Tribunal Federal de Los Angeles, a Warner Bros. Midjourney estava ciente de conduta ilícita porque bloqueou os assinantes que geravam imagens “infratoras” em grandes quantidades. Os usuários foram suspensos da plataforma, alegando que a ferramenta estava passando por “melhorias”.
“O Midjourney tomou uma decisão calculada e orientada para o lucro de não oferecer proteção aos detentores de direitos autorais, embora o Midjourney conheça a extensão impressionante de suas violações de pirataria e direitos autorais”, diz a queixa.

O estúdio exige indenização por danos não especificados e retorno de lucros, bem como a interrupção de infrações futuras. As operações da Warner Bros. incluem a Warner Bros Entertainment, Turner Entertainment, DC Comics, Hanna-Barbera e The Cartoon Network.
Estatueta repetida
Em junho, Midjourney foi processado por uma situação semelhante envolvendo personagens protegidos pela Disney e Universal, incluindo Darth Vader, Bart Simpson, Shrek e Ariel de “The Little Mermaid”. Naquela época, a empresa da IA alegou que a lei de direitos autorais “não fornece controle absoluto” sobre o uso de obras protegidas.
“O monopólio limitado garantido por direitos autorais deve dar origem ao uso justo, que protege os interesses públicos compensatórios no fluxo livre de idéias e informações”, argumenta os advogados. “Os demandantes não podem ter os dois, buscando lucrar – através do uso do Midjourney e de outras ferramentas generativas de IA – com as práticas de treinamento da IA da indústria, por um lado, enquanto, por outro lado, acusam o Midjourney de irregularidades pelo mesmo motivo”.

O processo se concentra principalmente nos resultados da IA, ou seja, na criação de imagens semelhantes às obras protegidas por direitos autorais dos estúdios. Nesse caso, a ação difere de outras queixas que argumentam que apenas o treinamento da IA é uma violação, Scores Variety Magazine.
Leia mais:
O tamanho do problema
Sediada em São Francisco, o Midjourney acumulou quase 21 milhões de usuários em setembro de 2024 e uma receita estimada de US $ 300 milhões até 2024, de acordo com a denúncia. A empresa de IA foi lançada em 2022 pelo executivo David Holz.

“A essência do que fazemos é desenvolver histórias e personagens para entreter nosso público, dando vida à visão e à paixão de nossos parceiros criativos”, disse à Reuters que o porta -voz da Warner Brosus disse à Reuters. “Entramos com essa ação para proteger nosso conteúdo, nossos parceiros e nossos investimentos”.