17.8 C
São Paulo
quarta-feira, setembro 10, 2025

Novas espécies de peixe-caracol são descobertas no fundo do mar

TecnologiaNovas espécies de peixe-caracol são descobertas no fundo do mar


O fundo do mar mantém as infinitas descobertas a serem feitas pelos seres humanos. O mais novo deles é uma espécie até então desconhecida para a ciência: peixe-chefe-bordefish (Careproctus Colliculi). O animal foi capturado por uma tecnologia subaquática avançada do Instituto de Pesquisa de Aquarium de Monterey Bay (MBARI).

O registro de vídeo foi feito em 2019, mas agora pesquisadores da Universidade Estadual de Nova York em Geneeeo (SUNY Geneseo), com cientistas da Universidade de Montana e da Universidade do Havaí em Mānoa descreveram a descoberta em um artigo. A análise foi feita com outros espécimes incomuns dos peixes da California Coastal-Crack.

“O fundo das casas do mar, uma incrível diversidade de organismos e uma gama verdadeiramente bonita de adaptações. Nossa descoberta nos lembra o quanto ainda temos que aprender sobre a vida na terra e o poder da curiosidade e exploração”. Ele disse Mackenzie Gerringer, professora associada da SUNY Geneseo.

Os peixes carcolos apoiados por bacco têm uma coloração rosa característica, barbatanas peitorais com raios longos e uma textura irregular única (imagem: mbari/divulgação)

Ambientes extremos

Ao longo dos anos, os cientistas descreveram mais de 400 espécies diferentes de peixes Cracol em todo o mundo. Eles pertencem à família Liparidae E eles compartilham algumas semelhanças: cabeça grande, corpo gelatinoso, pele solta e uma cauda estreita. Muitas espécies também têm um disco na barriga para se apegar ao fundo do mar ou a carona em animais maiores, como os caranguejos.

Os novos membros da família são os peixes-depositados Cacor-Caclo (Careproctus Colliculi), peixe de porcaria escura (Careproctus yanceyi) e o elegante peixe -cãoParaliparis em). Eles vivem em uma variedade de habitats oceânicos, de poças de maré rasas a poços de águas profundas.

O peixe -chefe Caracol tem uma coloração rosa característica, cabeça redonda com olhos grandes, barbatanas largas peitorais com longos raios superiores e textura irregular. O peixe de porcaria escuro tem um corpo totalmente preto, cabeça arredondada e boca horizontal, enquanto o elegante peixe de cãibra é distinguido de outros peixes do Cracol por seu corpo longo, preto e comprimido, ausência de disco de sucção e mandíbula com destaque.

Caracol
Pesquisadores de Mbari observaram um peixe caracol que parece ser o recém-descrito peixe-peixe-peixe (Paraliparis EM) (imagem: mbari/divulgação)

Leia mais:

Reunião casual

A equipe de biodiversidade e bioóptia de Mbari observou os peixes recém-descritos durante uma expedição a bordo do navio de pesquisa do Western Flyer, a bandeira-chefe aposentada do Instituto. Os cientistas exploraram os limites do Monterey Canyon, a aproximadamente 100 quilômetros da costa da Califórnia, com o veículo Doc Ricketts.

O submersível robótico tem um flutuador amarelo brilhante em uma estrutura de metal preto com um par de braços manipuladores de metal preto, uma câmera grande e vários fios coloridos. Operou remotamente, o robô encontrou o pequeno peixe Cracol a uma profundidade de 3.268 metros.

Robô submersível
Os cientistas exploraram os limites do Monterey Canyon, a aproximadamente 100 quilômetros da costa da Califórnia (imagem: mbari/divulgação)

A fêmea adulta de 9,2 centímetros foi coletada para estudos de laboratório adicionais. Usando microscopia, tomografia computadorizada de microescala e medições cuidadosas, a equipe coletou informações detalhadas sobre o tamanho, a forma e as características físicas do peixe. Quando comparado a outras espécies, verificou -se que era algo inteiramente novo na ciência.

Os pesquisadores também sequenciaram o DNA de todos os espécimes envolvidos na análise para comparar esses animais com outros peixes do Cracol e determinar sua posição evolutiva na família Liparidae. Os dados estão disponíveis no GenBank.

https://www.youtube.com/watch?v=hwsl-ebvvou



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares