Tudo sobre Estados Unidos
Os mistérios revelados pela Agência Central de Inteligência (CIA), a Agência de Segurança dos EUA, começam mesmo antes de os agentes entrarem em seu prédio na Virgínia (EUA). É isso, bem na entrada, uma escultura com 1.735 caracteres esculpidos conter quatro mensagens criptografadas. Nas últimas décadas, Três deles foram reveladosmas Um permanece sem solução – e a resposta será leilão.
O autor do trabalho é o artista James Sanbornque participou do concurso lançado pela CIA em 1988 como parte de uma grande reforma do complexo. É assim que nasceu “Kryptos”(Palavra grega para“escondido”), Uma escultura de um pergaminho desdobrado preso a um pedaço de madeira petrificado vertical, inaugurado em 1990.

Desde então, a peça tem sido uma fonte de mistério e desafio para os funcionários da agência, outros funcionários do governo e pessoas comuns. Sanborn produziu os códigos com a ajuda de um criptógrafo aposentado da CIA, que ensinou a ele como esses sistemas funcionam, e escreveu os textos em colaboração com um escritor de ficção ao longo de quatro meses.
Seguindo em frente
- A decisão de vender a resposta ao código ainda indecifrar partiu do próprio escultorque lançou a carta aberta anunciando o leilão para Novembro deste anocoincidindo com o seu 80º aniversário e o 35º aniversário a construção de Kryptos;
- “Eu estou cheio de artista de tempo lá Mais de 50 anos E, como muitos trabalhadores auto -empregados entenderão, eu sempre vivi uma vida de abundância ou fome. Agora as limitações da velhice e Eu não tenho mais recursos físicos, mentais ou financeiros Manter a seção de código K4 de 97 carregamentos da minha escultura e continuar meus outros projetos ”, escreveu ele;
- A solução completa pode ser vendida para cerca de US $ 500 mil (R $ 2,7 bilhões, em conversão direta)De acordo com o Iflscience;
- “Espero sinceramente que o novo proprietário opte por Mantenha K4 em segredo. Se você não o fizer, então (rastreia), qual é o significado? A energia reside com um segredo, não sem ele”Disse o artista.

Leia mais:
Quebra -cabeça na CIA
No início de 1998Um físico da CIA anunciou à agência que havia decifrado o código de Três das quatro seções usando Lápis e papel. Um ano depoisUm cientista da computação da Califórnia (EUA) anunciou publicamente que tinha feito o mesmo – Agora, com um computador.
A primeira mensagem diz: “Entre sombreamento sutil e a ausência de luz está a nuance da ilusão“, Com a palavra”ilusão”Escrito incorretamente de propósito. A segunda mensagem já sugere algo enterrado: “Langley sabe disso? Deveria: está enterrado em algum lugar por perto. X, quem conhece a localização exata? Apenas WW”. WW foram as iniciais de William Webstero então chefe da CIA.
A terceira mensagem muda uma passagem da descrição de Howard Carter, arqueólogo, sobre a abertura da tumba do rei Tutancâmoncom Palavras escritas incorretamente Em propósito: “Lentamente, desesperadamente lentamente, os detritos da passagem da passagem que obstruíam o fundo da porta foram removidos. Com as mãos trêmulas, fiz uma pequena lacuna no canto superior esquerdo”.
“Meu papel como administrador K4 acabou e espero sinceramente transferência pacífica do código para o seu novo proprietário. Eu disse antes: Mesmo quando o K4 é resolvido, seu quebra -cabeça persistirá como K5Profetizou Sanborn.
