Tudo sobre China
A Copa do Mundo do Clube da FIFA não é o único evento de futebol que ocorre este mês. A cidade de Pequim também recebe um torneio esportivo agora em junho, mas é completamente diferente do que você está imaginando.
Roboleague, ou Liga Mundial de Futebol de Robôs, acontece em 28 de junho na capital chinesa. A idéia é promover um confronto entre 4 instituições de pesquisa diferentes, como a Universidade de Tsinghua e a Universidade de Ciência da Informação e Tecnologia de Pequim.
Leia mais
Esta será a primeira edição do evento na história. Mas as imagens divulgadas pela China Central Television (CCTV), uma TV estadual, já nos mostram o que podemos esperar:
Bem, não é muito bonito de ver – e muitas pessoas podem ter se lembrado da bola ruim do seu time do coração. Mas isso não anula o fato de que cientificamente falar é um feito impressionante. Estes são robôs jogando futebol!
Como a modalidade funciona (e máquinas)
- Cada equipe sobe três jogadores e um substituto.
- A partida consiste em dois vezes de 10 minutos e um intervalo de 5 minuto.
- Como você pode ver nas imagens acima, os robôs andam (embora com uma leve oscilação), corra, chute, perseguem a bola e tomem decisões nas frações do segundo.
- Vale ressaltar que eles operam sem controladores humanos – ou seja, eles são “movidos” para a inteligência artificial.
- A chave para o seu desempenho é um sofisticado sistema sensorial e de visão.
- Os “atletas” vêm com câmeras e sensores ópticos, o que os torna capazes de reconhecer a bola a até 20 metros de distância.
- Eles também identificam elementos do jogo, como linhas de campo, objetivos, colegas de equipe e adversários.
- Tudo isso é com uma taxa de precisão de 90%.

Megalomania chinesa
A Roboleague ocorre como uma espécie de evento de teste para os jogos esportivos esportivos do World Sports. Sim, as Olimpíadas Humanóides foram anunciadas pelo governo chinês em maio – e ocorrerá entre os dias 15 e 17 de agosto no Estádio Nacional de Pequim.
Será a primeira edição dos Jogos da História. Segundo os organizadores, o objetivo da competição é apresentar o desempenho dos robôs e aumentar o desenvolvimento desse setor.
No total, haverá 19 modalidades, incluindo atletismo, ginástica, futebol, basquete, tênis de mesa e dança sincronizada. Os “juízes” analisarão agilidade, coordenação e tomada de decisão através da IA.

A primeira edição da World Humanoid Robot Games sucederá a 10ª Conferência Mundial de Robots (WRC), que acontecerá de 8 a 12 de agosto também em Pequim.
Fóruns, exposições, competições e eventos de networking serão realizados, com cerca de 200 empresas de robótica apresentando suas últimas inovações, de acordo com o Agência Xinhua.
A informação é de Engenharia interessante.