Os sedutores dos idosos lucram com golpes nas redes de reprodução “Você é o amor da minha vida”, diz o homem na tela. “Eu tenho algo especial para você”, diz uma mulher, olhando para a câmera. Nos comentários, centenas de pessoas acreditam que encontraram um amor. Na Tiktok, os vídeos foram multiplicados: os criadores fingem estar se declarando àqueles que assistem. Os criadores de conteúdo usaram declarações românticas genéricas para envolver as pessoas na vulnerabilidade afetiva – e lucrar com ela. Os vídeos são feitos como se fossem uma ligação, muitos embalados por músicas antigas. Eles fazem isso precisamente para atrair o público mais fiel: as pessoas mais velhas. No final, os “sedutores” pedem curtidas e compartilhamentos como uma maneira de mostrar afeto – o que realmente atrai monetização. Alguns desses perfis têm mais de um milhão de seguidores, com publicações diárias, e reunem milhares de comentários de pessoas que interagem como se estivessem em um vínculo afetivo. Veja abaixo: ‘Sedutores idosos’ enganam em redes sociais ” ‘sedutora das redes sociais idosas’ enganam ” ‘sedutora dos idosos’ enganosos em redes sociais que os especialistas em reprodução explicam que os casos abriram a crise da solidão sênior, o que afeta homens e mulheres. Com pouco contato com outras pessoas e mais solitário, esses indivíduos enfrentam falta e encontram, nesses vídeos, a atenção que não têm mais, mas podem representar um risco para a saúde mental. Você percebe que os aspectos relacionados a necessitados – por causa da falta de amigos, familiares ou a falta de cônjuge – parecem difíceis. As pessoas tiveram perdas afetivas nesta fase da vida e sentem mais carinho e vínculo. Como eles se sentem invisíveis e ignorados, eles se apegam facilmente ao conteúdo, um vídeo. Eles têm a sensação de que estão recebendo alguma atenção. Até alguns meses atrás, esses influenciadores alimentavam a mentira sem deixar claro que estavam fazendo os vídeos por engajamento. Nos últimos meses, após relatórios de fraudes usando suas imagens, eles incluíram avisos de que eram apenas personagens. O advogado de crimes digitais Danilo Pardi explica que, embora os golpes não sejam aplicados pelos proprietários dos perfis, há responsabilidade indireta, pois alimentam uma mentira, tornando as iscas de pessoas vulneráveis a criminosos. O G1 chamou Tiktok, mas não teve retorno até a publicação. O G1 também tentou entrar em contato com os influenciadores, mas não teve retorno até a publicação. Os ‘sedutores dos idosos’ fazem vídeos nos quais se declaram aos seguidores, que acreditam que estão em relações de reprodução, os ‘sedutores dos idosos’ é o perfil do homem que se diz ser chamado de José Fernandes. Tem cerca de 700.000 seguidores e mais de 18 milhões de curtidas. Todo o engajamento foi conquistado com esse tipo de conteúdo, focado nas mulheres. No final dos vídeos, ele pede aos seguidores que desfrutem e compartilhem para mostrar carinho e até falar com ele – o que não é verdade. Os comentários sobre a conta nunca são respondidos. Mas a estratégia funciona: o G1 analisou mais de 50 vídeos e a maioria teve mais de mil comentários. Todo esse engajamento pode ser revertido para monetização para o Criador. Outro caso é o da mulher que diz ser chamada Monica Santos. Nos vídeos, ela fala com homens, chama o amor, diz que está apaixonada e que realmente quer falar com eles. No final, ele também pede engajamento, sob a promessa de que eles terão seu contato ou falarão com ele, o que também não é verdadeiro. O criador de conteúdo da Tiktok faz vídeos nos quais os idosos acreditam que estão relacionados a ele, a reprodução de Monica tem 1,6 milhão de seguidores em redes sociais e 28 milhões de curtidas em seu perfil, o que apresenta apenas esse conteúdo. Nos últimos meses, esses criadores foram explicados publicamente que, apesar do conteúdo, não é assim: eles são personagens e não entram em contato com os seguidores. Isso é tudo porque, dizem eles, os criminosos estavam usando sua imagem para aplicar golpes. No caso de José Fernandes, ele disse que até registrou um relatório da polícia porque recebeu as informações de que os criminosos usavam sua imagem para enganar um seguidor. Nos comentários, algumas perdas de relatórios de até US $ 9.000 após receber chamadas com pessoas usando a imagem do perfil do Tiktok. Nos vídeos, José Fernandes diz que tem um relacionamento, filho e não está procurando um relacionamento – tudo está encenado. Depois de postar um dos vídeos com a explicação, os seguidores disseram que estavam com o coração partido e se sentiram traídos por ele, que estava em outro relacionamento. Veja: Os seguidores estão lamentando que não estavam em relação à reprodução de reprodução do criador de conteúdo de Tiktok, comentar depois que o criador de conteúdo diz que é reprodução de personagens que as mulheres comentam após o criador do conteúdo diz que é reprodução de personagem que o advogado especializado em crimes digitais Danilo Pardi afirma que o conteúdo é realizado, adicionado ao público -alvo mais vulnerável, crede a correção. Com isso, mesmo que o criador não seja diretamente responsável pelo crime, ele alimenta esse cenário, mesmo que involuntariamente. “Quando o conteúdo emocional é produzido em larga escala, com foco em atrair idosos vulneráveis, deve -se reconhecer que existe responsabilidade. Não se trata de censura, mas da responsabilidade digital. O princípio do conteúdo pode nem aplicar o golpe, mas se o efeito prático é o fato de que é o fato de que é o dever da plataforma e o influenciador. O G1 procurou Tiktok e perguntou se esse tipo de conteúdo é permitido na plataforma, pois os perfis estão sendo usados para os criminosos encontrarem vítimas de fraude, mas não tiveram retorno até a publicação. A solidão em idosos e o que explica os idosos acreditando que eles estão mantendo um relacionamento com uma pessoa que nunca viu na internet? O primeiro ponto é a falta de alfabetização digital, o que faz você acreditar que os vídeos são exclusivamente para eles. O segundo ponto, segundo especialistas, tem a ver com a solidão em idosos e a incidência de depressão. Dados Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que os idosos compõem o grupo mais afetado pela depressão no país. Atinge cerca de 13% da população entre 60 e 64 anos. Segundo especialistas, a depressão nessa idade é comum e resulta de vários fatores: mudanças no corpo; Declínio da capacidade motora e cognitiva; Isolamento social com aposentadoria; Perda de entes queridos e amigos; Perda de independência. Nesse novo cenário da vida, muitas pessoas nessa idade se sentem isoladas e sozinhas. O psicólogo Larissa Fonseca, especialista em ansiedade e depressão, explica que essa fase é desafiadora para a saúde mental. “Você percebe que os aspectos relacionados ao período de carência, por causa da presença de amigos, familiares ou a falta de cônjuge, aparecem firmemente. As pessoas tiveram perdas afetivas nesse estágio da vida e sentem mais carinho e vínculo. Porque eles não se sentem invisíveis e ignorados, eles se apegam facilmente ao conteúdo, o vídeo. Ela estava em um relacionamento e que a família não teve a coragem de dizer a verdade porque se sentiu feliz com isso. Os idosos em atividades; é real e encontra a felicidade nesse tipo de vídeo, a estratégia deve ser monitorar, mas permita que ela continue consumindo esse conteúdo. Ter redes de amigos que se sustentam, conversam, aconselham e protegem essas mulheres que se sentem tão sozinhas. With that, they will have life purposes that do not have a companion, because this feeling of existential emptiness and loneliness is so much because they do not see the way,” he explains. Why do these people produce this kind of content? According to Professor at the University of São Paulo (USP) and researcher in digital communication, Issaaf Karhawi, the videos that simulate romance with those who watch are part of a broader logic of content production shaped by Tiktok Regras de monetização. Os criadores usam estratégias sutis e sedutoras para incentivar o engajamento (como pedir ao usuário que torne o coração vermelho “) precisamente porque eles entendem que estão à mercê dessas dinâmicas e métricas para poder monetizar ou ter opiniões qualificadas”, diz o especialista. Ou seja, os vídeos são feitos para se envolver. Eles usam ‘gatilhos’ que levam ao compartilhamento e gostam e, com isso, tudo é revertido em monetização. O G1 perguntou à plataforma se os perfis mencionados no relatório são monetizados, mas a resposta recebida foi que apenas o criador poderia confirmar. Na análise de perfil, no entanto, todos seguem os pré -requisitos. Para Issaaf, isso é intensificado pelo contexto econômico do país. Com o aumento da inflação e instabilidade, muitas pessoas veem na plataforma uma maneira de ganhar dinheiro, para obter renda extra, mas muitas vezes sem entender a dimensão da responsabilidade que ela traz. “Está relacionado à questão econômica no Brasil e à percepção de que Tiktok será uma possibilidade de renda fazer algo simples, mas, de fato, quando alguém decide produzir conteúdo nas redes sociais, essa pessoa se encontra à mercê da lógica da plataforma”, explica ele. O Brasil tem o maior número de trabalhos offshore para ansiedade e depressão em 10 anos
g1