20 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 21, 2025

‘Usina de reciclagem’ é descoberta em nossas células

Tecnologia'Usina de reciclagem' é descoberta em nossas células


Novo componente celular, hemifusomo, desempenha um papel crucial no transporte de substâncias dentro das células

Imagem: Bilhão de fotos/Shutterstock

Compartilhe este artigo

Cientistas da Universidade da Virgínia (UVA) descobriram uma nova órgão celular, chamado Hemifusomo, que pode abrir caminho para o tratamento de várias doenças.

Essa estrutura microscópica atua como um “centro de reciclagem” nas células, ajudando a embalar e transportar materiais – funções essenciais para um bom funcionamento celular.

A imagem mostra células cancerígenas reproduzindo
O Hemifusomo atua na triagem e movimento dos materiais e pode estar envolvido em várias doenças (Imagem: Jezperklauzen/Istock)

O que os pesquisadores encontraram

  • A descoberta foi possível graças à tomografia crioeletrônica, uma técnica avançada que congela as células e gera imagens tridimensionais detalhadas de dentro, preservando sua estrutura quase natural.
  • Segundo o pesquisador Seham Ebrahim, o hemifusomo parece funcionar como um Carregando Dock Para vesículas – pequenas bolhas que transportam substâncias dentro das células – facilitando a triagem e o movimento dos materiais.
  • Embora ainda seja recente, a descoberta pode ter um impacto no entendimento e tratamento de doenças complexas.
  • Quando o hemifusomo não opera corretamente, ele pode contribuir para disfunções celulares ligadas a condições como Alzheimer, Parkinson e síndromes genéticas raras, como Hemansky-Pudlak, que afeta a visão, a coagulação do sangue e a pigmentação.

Leia mais

Ilustração de uma pilha celular
Chamado Hemifusomo, o “Centro de Reciclagem de Celular” pode fazer o caminho para tratamentos para doenças como Alzheimer e síndromes genéticas raras (Imagem: Bilhão de fotos/Shutterstock)

Estudo pode ajudar em tratamentos futuros

A equipe ressalta que o hemifusomo representa um estágio de transporte celular até então desconhecido. Compreender seu papel nas células saudáveis ​​e doentes pode ser crucial para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas.

“Encontrar um novo Ordela é raro e emocionante”, disse Ebrahim. “Agora que sabemos que existe, temos um novo território para explorar para entender melhor a biologia celular e suas falhas”. A pesquisa foi publicada na revista Comunicações da natureza.

A estrutura recém-descoberta ajuda a organizar o transporte celular interno e pode revolucionar os tratamentos-credit: yurchanka siarhei/shutterstock
Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para a aparência digital

Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é um jornalista se formou no Cásper Líbero College e mestre em ciências sociais da PUC-SP, com foco em pesquisas de redes sociais e tecnologia.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Create a self growing dr65+ ai blog with weekly content updates.