Tudo sobre Estados Unidos
A Copa do Mundo do Clube, uma competição organizada pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), está ocorrendo nos Estados Unidos. Em um torneio de grande relevância como essa, muitos recursos tecnológicos precisam ser usados para tornar o show ainda melhor.
Nas linhas a seguir, você entenderá o que é a Copa do Mundo do Clube da FIFA. Ele também estará no topo de algumas das tecnologias usadas para melhorar o show, torná -lo mais divertido e envolvente para os fãs e garantirá uma arbitragem mais transparente para aqueles que acompanham os confrontos in loco ou através da TV.
Qual é a Copa do Mundo do Clube da FIFA
A Copa do Mundo do Clube da FIFA 2025, que ocorre nos Estados Unidos entre junho e julho, é um novo formato de competição envolvendo equipes de todo o mundo.
Nele estão as 32 equipes mais bem -sucedidas de cada uma das seis Confederações Internacionais: AFC (Ásia), CAF (África), CONCACAF (Central e Norte e Caribe), Conmebol (América do Sul), OFC (Oceania) e UEFA (Europa). Eles disputam um ao outro para ver quem é a melhor equipe do mundo hoje.
As equipes são divididas em grupos de AA H, cada um com 4 equipes. Em cada grupo, os clubes fazem partidas entre si, buscando adicionar 3 pontos por vitória ou pelo menos 1 ponto em caso de empate. Na derrota, a equipe não pontua.
No final das três partidas, as duas equipes com mais pontos avançam para a rodada de 16 para um duelo com uma equipe classificada de outro grupo. Assim, é feito um confronto nocaute, ou seja, quem ganha passa para a próxima fase. Dessa forma, o clube que pode avançar para as quartas de final, semifinais, fim e vencer, se torna o campeão mundial.
Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo são os clubes brasileiros que estão competindo na competição.
Leia mais:
5 tecnologias usadas na Copa do Mundo de 2025 do Club
Dada a grande relevância do torneio, a FIFA preparou uma série de inovações para iluminar ainda mais a competição. Veja quais são as 5 tecnologias usadas na Copa do Mundo de Clubes de 2025.
1. Var na tela grande

Árbitro assistente de vídeo ou árbitro assistente de vídeo, o VAR é uma inovação que está presente no futebol há algum tempo. Nele, juízes em um estande com televisões podem ajudar o árbitro que está no campo em algumas perguntas duvidosas, como suspeita de penalidade, impedimento em uma oferta que gerou uma meta, possível cartão vermelho para algum jogador e outros de acordo com as regras da FIFA.
Nesse recurso, aqueles que estão assistindo o jogo em casa podem seguir o que o árbitro está vendo no monitor VAR. A notícia nesta competição da FIFA é que agora a oferta também passará na tela do estádio para que todos os fãs possam seguir.
2. Tecnologia de tecnologia da linha de meta Tecnologia

Esta é uma tecnologia que tem sido usada há alguns anos pela FIFA, mas foi instalada pela primeira vez em um estádio MLS BMO em abril para o jogo da Copa do Mundo do Clube entre o LAFC e o gigante mexicano Club America.
Este sistema permite que você se identifique instantaneamente se a bola cruzou completamente a linha do gol. De acordo com FIFAPara a operação do sistema, 14 câmeras de alta velocidade são usadas instaladas na passarela do estádio ou sob o teto. Dessa forma, os dados coletados pelo dispositivo criam uma animação 3D que mostra a decisão dos espectadores e também para os fãs no estádio.
3. Sacos sensoriais e salas sensoriais

Como forma de inclusão para todos os fãs de futebol, o FIFAAtravés da Kulturecity, disponibilizou sacos sensoriais limitados na sede da Copa do Mundo do FIFA 2025 para pessoas que não podem estar no meio do barulho e emoção dos fãs.
As sacolas estão equipadas com dispositivos tecnológicos, como fones de ouvido com cancelamento de ruído, dispositivos de comunicação e itens de interação. Além disso, existem salas ou espaços sensoriais de Kulturecity, que têm iluminação mais suave e isolamento acústico.
4. Uso de tablet em substituições

Nesta Copa do Mundo do Clube, o artigo tradicional usado em substituições deu lugar a tablets, equipamentos entregues às equipes antes do início das partidas. É através deles que as equipes gerenciam os pedidos de substituição dos jogadores.
5. Uso da inteligência artificial

Além de estar presente na tecnologia de impedimento semi -automático, a inteligência artificial também está em uso na competição pela coleta automática de dados de eventos ao vivo.
Para isso, a FIFA está usando, pela primeira vez em uma grande competição, os algoritmos desenvolvidos pelo futebol Technology Center-uma joint venture da FIFA com a Hawk-Eye Innovations Ltd.