13.7 C
São Paulo
domingo, outubro 19, 2025

Bancos terão que avisar clientes antes de débito automático

A Federação Brasileira de Bancos (Febbraban)...

Operação policial mira ex-gerente do Banco do Brasil

A Polícia Civil de São Paulo...

Bancos avisarão clientes sobre débitos automáticos

A partir de agora, os clientes...

Wegovy em comprimido? Semaglutida oral mostra eficácia e pode aposentar as injeções

TecnologiaWegovy em comprimido? Semaglutida oral mostra eficácia e pode aposentar as injeções


Aqueles que têm medo de agulha e obesos em breve podem ter uma nova opção de tratamento. Afinal, uma nova pílula para ajudar na perda de peso mostrou resultados encorajadores em um estudo internacional.

O comprimido diário de 25 mg de semaglutado (ingrediente ativo da já famosa Ozempic e Wegovy) forneceu uma perda média de 16,6% do peso corporal em adultos com obesidade ou excesso de peso Após 64 semanas de uso – ou seja, cerca de 1 ano e 3 meses.

Os dados foram publicados recentemente na revista The New England Journal of Medicine E parte do estudo do Oasis 4, conduzido pelo novo farmacêutico dinamarquês Nordisk em parceria com as instituições dos EUA. A pesquisa envolveu 307 participantes adultos sem diabetes, mas com comorbidades associadas ao peso.

Leia também:

Além da redução significativa do peso, um em cada três participantes perdeu ainda mais que a média, perdendo 20% ou mais do peso inicial. Segundo os autores, esse é um avanço importante para opções de tratamento menos invasivas e mais acessíveis, com o potencial de melhorar a qualidade de vida de milhões de obesidade em todo o mundo.

Até agora, Wegovy foi aplicado através de injeções. A notícia é que o tablet Semaglutado pode oferecer os mesmos resultados. Imagem: KK Stock / Shutterstock

Semaglutado oral para perder peso: o que o estudo mostrou?

  • A perda média de peso foi de 16,6%, com uma dose diária de 25 mg.
  • Um terço dos participantes perdeu mais de 20% do peso corporal.
  • O medicamento também melhorou a capacidade física e os fatores de risco cardíacos.
  • Os efeitos colaterais mais comuns foram náuseas e vômitos leves a moderados.
  • O estudo reforça o potencial de um comprimido diário como uma alternativa às injeções.

Como funciona o semaglutado oral e o que os especialistas dizem

O semaglutídeo é uma substância que imita a ação do hormônio GLP-1, que regula o apetite e o metabolismo da glicose. Até então, sua aplicação era feita por meio de injeções, como no caso de Wegovy injetável. Agora, a versão da tabela diária mostrou eficácia semelhante.

Mesmo em análises que consideraram possíveis falhas de adesão ao tratamento (como esquecer de tomar o medicamento), a perda média de peso foi de 13,6%. Além disso, os participantes relataram melhora na mobilidade para tarefas simples, como caminhar ou aumentar e reduzir os fatores de risco cardiovascular.

Estudo internacional mostra que a versão para tablets de Semaglutida (Wegovy) ajudou as pessoas obesas a reduzir até 16,6% do peso corporal. Imagem: Ekkasit A ​​Siam/ Shutterstock

Para o diretor médico da Novo Nordisk no Brasil, Marília Fonseca, o novo formato pode aumentar a adesão ao paciente: “A chegada de uma formulação oral de alta eficácia é um marco. […] Sabemos que a preferência pelo tratamento oral pode ser um fator decisivo para muitas pessoas. ”

O estudo também reforçou a segurança do medicamento. De acordo com o médico canadense Sean Wharton, o principal autor da pesquisa, o tablet em um tablet pode incentivar aqueles que ainda não procuraram ajuda a considerar o início do tratamento:

Pessoas com sobrepeso ou obesidade têm preferências individuais e, com semaglute oral como uma nova opção de tratamento em potencial, mais pessoas que não estão em tratamento hoje podem considerar iniciar uma terapia com GLP-1.

Sean Wharton

A análise da Agência Reguladora dos EUA (FDA) sobre a solicitação de aprovação da versão oral deve ser concluída até o final de 2025. Se aprovado, será a primeira terapia oral com GLP-1 para controle crônico de peso disponível no mercado.

O que isso muda na prática?

A obesidade é uma condição complexa e crescente em todo o mundo, com impactos na saúde física e emocional e na qualidade de vida. A possibilidade de uma opção de tablet eficaz, em vez de canetas injetáveis, pode ser uma mudança importante na adesão ao tratamento.

Mais do que perder peso, o estudo destaca benefícios adicionais, como melhorar a saúde cotidiana e cardiovascular. O semaglutídeo oral pode ser um avanço, tornando os cuidados com a obesidade mais acessíveis, convenientes e adaptados às realidades do paciente.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Hotel putri arsip | harian jatim.