O CEO da Southwest Airlines justificou uma decisão controversa de afastar uma grande vantagem.
Semanas antes, a transportadora baseada em Dallas removeu suas “sacolas voando livre” Política – um de seus passageiros mais amados benefícios.
O executivo -chefe da empresa, Bob Jordan, disse que a mudança acomoda as necessidades dos clientes.
Ele disse New York Times: “Os clientes hoje querem muitas opções, especialmente saindo da pandemia. As necessidades e desejos do cliente são apenas diferentes.
“Se você não segue seus clientes, procura um dia e seus produtos simplesmente não são mais atraentes. A mudança para as taxas de sacolas é realmente sobre escolha.
“Se você olhar no site hoje, temos uma variedade mais ampla de produtos, incluindo essa nova tarifa básica que vem com muitas restrições. Por apenas mais alguns dólares, você pode comprar até o próximo Faria, e tem menos restrições. “
Novas mudanças
Agora, os viajantes com a companhia aérea precisam pagar taxas de US $ 45 para trazer bagagem a bordo depois de permitir anteriormente duas sacolas cheias por passageiros gratuitamente.
Desde que a mudança foi introduzida em maio, os clientes que não são membros preferenciais da lista A ou voam em determinadas classes de negócios agora precisam pagar US $ 35 por sua primeira bolsa checada.
Os folhetos com uma segunda bolsa despachada precisam pagar US $ 45 adicionais.
A Southwest também foi a última companhia aérea nos EUA a manter uma política de assentos abertos que agora foi descartada.
A medida ocorreu após uma disputa com a Elliott Investment Management, um fundo de hedge que exigiu o término de Jordan no ano passado e atacou a companhia aérea para seguir “práticas comerciais antiquadas de décadas atrás”.
Os passageiros foram pegos de surpresa pela mudança repentina, pois Jordan disse anteriormente que a política de bolsa gratuita permaneceria intocada.
O CEO acrescentou: “O núcleo do sudoeste ainda é realmente diferente. Mas o que você viu é que outras companhias aéreas passaram por essas mudanças ao longo de uma década ou mais.
“Há um pouco de recuperação aqui porque estamos nos mudando para esse mundo, mas em meses, não uma década.
“Pode parecer muito rápido porque há um pouco de recuperação aqui, mas está indo muito, muito bem”.
Reação do cliente
Alguns clientes de longa data disseram que não vêem mais um motivo para ficar com a companhia aérea.
Um passageiro furioso escreveu: “Não há motivo oficialmente motivos para voar com você.
“Suas tarifas eram caras, mas eu peguei sacolas grátis e podia escolher um bom assento.”
O analista do setor de companhias aéreas, Henry Harteveldt, do Atmosphere Research Group, disse à CBS News: “É assim que você destrói uma marca. É assim que você destrói a preferência do cliente.
“É assim que você destrói a lealdade. E isso, eu acho, vai enviar a Southwest para uma queda financeira.
“O sudoeste, com essas mudanças, se torna apenas mais uma companhia aérea”.
‘Não estamos abandonando ninguém’
No entanto, Jordan assegurou aos clientes que a companhia aérea continuará oferecendo grandes tarifas.
Ele disse: “Não estamos abandonando ninguém. Você receberá grandes tarifas na Southwest Airlines, ponto final.
“Meu ponto principal é que há mais chegando à estratégia à medida que continuamos evoluindo, mas é tudo sobre permanecer fiel a quem somos – melhores pessoas, melhor hospitalidade, melhor serviço – enquanto estica o modelo para atender às necessidades de nossos clientes.
“Você diz” não “para muitas coisas e, quando você olha anos depois, fica irrelevante para muitas pessoas.
“Nós simplesmente não vamos fazer isso.”
Apesar da reação, a companhia aérea deve gerar US $ 4 bilhões em lucro extra com as novas taxas e tarifas reestruturadas, conforme relatado pelo Nova Iorque Vezes.
O estoque da companhia aérea também aumentou desde o turno.
As recentes mudanças do sudoeste
- Taxas de bagagem introduzidas – Pela primeira vez em mais de 50 anos, a Southwest começará a cobrar dos passageiros por sacolas checadas. Isso se aplica aos ingressos comprados em ou após 28 de maio, exceto aulas de tarifas de primeira linha, certos titulares de cartão de crédito e folhetos de elite frequentes.
- Nova economia – A Southwest lançará uma tarifa básica de economia, semelhante aos concorrentes, oferecendo ingressos com preços mais baixos com menos vantagens.
- Mudanças rápidas de recompensas – Miles frequentes agora se basearão na quantidade de clientes que gastam, em vez do número de voos feitos. As taxas de resgate de vôo também mudarão para um modelo de preços dinâmicos, o que significa que eles custarão mais durante os horários de pico.
- Expiração de crédito de voo – Os créditos de voo para ingressos comprados após 28 de maio expirarão após um ano, ou mais cedo, dependendo do tipo de ingresso.
- Demissões e cortes de custos – A Southwest anunciou recentemente suas primeiras demissões em massa, cortando 1.750 empregos corporativos, cerca de 15% de seus funcionários da sede, para reduzir custos.
- Final de assento aberto – Em julho de 2024, a Southwest anunciou planos de abandonar sua política de assentos abertos, uma parte essencial de sua marca por mais de 50 anos e passar para assentos atribuídos com opções premium para as pernas extras.
- Shakeups executivos – A companhia aérea se separou de seu diretor de transformação Ryan Green, que alertou contra taxas de bagagem. Ele também substituiu seu chefe de finanças de longa data e diretor administrativo do início deste ano.
- Cortes de rota e programa -A sudoeste cortou rotas não lucrativas, estágios de verão e eventos de construção de equipes de funcionários, tradições de longa data que a companhia aérea realizou por décadas.