23.9 C
São Paulo
domingo, agosto 17, 2025

O Hamas concorda em liberar 10 reféns, pois Trump diz que há uma ‘muito boa chance’ de cessar -fogo nesta semana

NotíciasMundoO Hamas concorda em liberar 10 reféns, pois Trump diz que há uma 'muito boa chance' de cessar -fogo nesta semana


O Hamas disse que divulgará 10 reféns em meio a esforços contínuos para chegar a um acordo de cessar-fogo para Gaza devastada pela guerra.

A declaração do grupo terrorista islâmica veio depois Quatro dias de palestras indiretas Intermediado pelo Catar, em uma tentativa de trazer paz para os Gazans perturbados.

7

Plumas de fumaça subindo do bombardeio israelense em Beit Lahia em 9 de julhoCrédito: AFP
As chamas aumentam em Gaza à noite, como visto de Israel.

7

As chamas aumentam em Gaza, como visto do lado israelense da fronteira de Israel-GazaCrédito: Reuters
Soldados israelenses em uma área devastada pela guerra.

7

Os soldados israelenses assumem posições durante uma operação no solo na faixa do sul de GazaCrédito: AP

Ambos falaram positivamente sobre as perspectivas, mas há uma série de pontos de discórdios cruciais

Primeiro Ministro Israel Benjamin Netanyahu há muito argumentou que o Hamas deve ser completamente desarmado e expulso de Gaza.

Por sua vez, o Hamas quer garantir que a guerra não retomasse após nenhum cessar -fogo – como aconteceu no início deste ano.

Chega alguns dias depois que o presidente Donald Trump sinalizou sua crença de que um acordo para uma trégua de 60 dias seria impressionado antes do final da semana.

O enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, disse que parte do acordo seria o retorno de 10 reféns vivos mantidos por militantes desde o ataque de 7 de outubro do Hamas a Israel, o que desencadeou a guerra.

Dos 251 reféns apreendidos durante o ataque às comunidades de fronteira israelense perto de Gaza, 49 ainda estão no território, incluindo 27, diz que os militares israelenses estão mortos.

Em seu comunicado, o Hamas disse que, embora os principais obstáculos permanecessem nas negociações de paz, eles estavam prontos para serem flexíveis.

Uma declaração dizia: “O movimento [Hamas] exibiu a flexibilidade necessária e concordou em liberar 10 prisioneiros [hostages].

“Apesar da dificuldade das negociações sobre essas questões até agora devido à intransigência da ocupação, continuamos a trabalhar seriamente e com um espírito positivo com os mediadores para superar os obstáculos e acabar com o sofrimento de nosso povo e garantir suas aspirações à liberdade, segurança e uma vida digna”.

Israel pareceu anteriormente ficar atrás do otimismo de Trump para um fim para o conflito.

Trump é indicado ao Prêmio Nobel da Paz, pois Netanyahu apresenta carta a Don na Triumphant White Casy Summit

Como parte da trégua proposta, Israel e Hamas mantinham fogo por 60 dias, durante os quais alguns reféns seriam libertados e mais ajuda entraria em Gaza.

O oficial do Hamas, Taher al-Nono, disse que eles estavam envolvidos em uma “rodada difícil” de negociações.

Mas uma fonte familiarizada com o pensamento do Hamas disse que quatro dias de negociações em Doha não produziram nenhum avanço em três pontos principais.

Estes são o fluxo livre de ajuda em Gaza, linhas de retirada para forças israelenses e garante que as negociações abririam caminho para um cessar -fogo permanente

Trump conheceu Netanyahu na terça -feira Pela segunda vez em dois dias para discutir a situação em Gaza.

O chefe israelense disse que acreditava que um acordo estava no horizonte.

“Acho que estamos chegando mais perto de um acordo”, disse ele à Fox Negócios Manhãs da rede com o programa Maria.

“Há uma boa chance de teremos isso.”

Donald Trump e Benjamin Netanyahu trocando um documento em uma mesa.

7

Benjamin Netanyahu Hands Donald Trump um último recomendando -o para o Prêmio Nobel da Paz, que ele enviou ao ComitêCrédito: AP
Dois homens de terno vêem uma pintura de uma multidão e uma bandeira americana.

7

Trump mostra Netanyahu uma pintura do momento após sua tentativa de assassinato no ano passadoCrédito: Instagram

israelense exército O chefe Eyal Zamir disse em um discurso televisionado que a ação militar havia preparado o terreno para um acordo que traria para casa os reféns israelenses.

“Conseguimos muitos resultados significativos, causamos grandes danos à governança e às capacidades militares do Hamas.

“Graças ao poder operacional que demonstramos, as condições foram criadas para promover um acordo para liberar os reféns”.

O ministro das Relações Exteriores Gideon Saar também disse que achava que um acordo temporário era “alcançável” e poderia até anunciar conversas por uma paz mais duradoura, enquanto o presidente Isaac Herzog falou de “uma oportunidade histórica” ​​para a mudança.

“Estamos em uma era de mudanças tectônicas, onde o equilíbrio global de poder e o cenário estratégico regional estão sendo reformulados”, disse Herzog.

“Não devemos perder esse momento.”

Netanyahu insiste que ele deseja neutralizar a ameaça de Israel do Hamas permanentemente.

Mas ele está sob crescente pressão em casa e no exterior para acabar com a guerra, principalmente quando o número de soldados mortos por bombas caseiras e emboscadas em Gaza aumenta.

O Hamas prometeu “Gaza não se renderá”.

O grupo terrorista já havia rejeitado a pressão para liberar todos os reféns, exigindo o fim da guerra e uma retirada completa de Israel de Gaza.

Israel quer garantir que os terroristas do Hamas em Gaza nunca mais ameaçam sua segurança.

Os mediadores do Catar alertaram na terça -feira que levaria tempo para selar um acordo.

Uma mulher fica em meio a escombros, outras pessoas visíveis ao fundo.

7

Todas as partes estão trabalhando em direção a um cessar -fogo em Gaza – onde os ataques israelenses continuamCrédito: AFP
Manifestantes segurando sinais que dizem

7

Manifestantes fora da embaixada dos EUA em Tel Aviv pedindo um cessar -fogo e a liberação dos reféns restantesCrédito: Getty



The Sun

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Lankan t20 league. The fair housing act & fair housing amendments act : legal foundations of equality in housing. Deaf man shot and killed in road rage in indiana.