O Irã ameaçou novamente aumentar o enriquecimento de seu estoque de urânio de quase armas de grau apenas alguns dias depois de ser bombardeado pelos EUA.
Ele vem depois que Israel disse que alguns dos combustíveis nucleares do Irã sobreviveu a atentados a nós durante a guerra de 12 dias no mês passado.

Teerã admitiu isso Operação Midnight Hammer – que viu os bombardeiros do American B-2 Spirit cairem mais de uma dúzia GBU-57 Ordenanças maciças Penetrador Bunker Buster Bombs – causou danos “excessivos e graves”.
Mas ele disse que os atentados não impedirão o regime de enriquecer urânio, que eles afirmam ser para uso civil pacífico.
O urânio em questão é enriquecido para 60 % – muito acima dos níveis para uso civil, mas um pouco abaixo do grau de armas.
Esse material, se refinado a 90 %, seria Teoricamente, seja suficiente para produzir mais de nove bombas nucleares.
Alaeddin Boroujerdi, membro da Comissão de Segurança Nacional e de Política Externa do Parlamento Irã, disse à Mehr Notícias Agência: “Nunca desistiremos do nosso direito legítimo de enriquecer o urânio.
“O enriquecimento é um direito soberano que continuaremos buscando com base em nossas necessidades nacionais.
“O bombardeio não pode apagar esse conhecimento – ele só voltará mais forte”.
É quando o Reino Unido, a França e a Alemanha concordaram em restaurar as sanções duras da ONU sobre Irã Até o final de agosto, se não houver progresso concreto em um acordo nuclear.
Ali Velayati, conselheiro do líder supremo Ayatollah Ali Khamenei, foi citado como dito pela agência de notícias estadual Irna: “Se as negociações [with the US] Deve estar condicionado a interromper o enriquecimento, essas negociações não ocorrerão “.
Boroujerdi acrescentou: “Não sucumbiremos às demandas do Ocidente por enriquecimento zero”.
O O principal vigilante nuclear da ONU atômico internacional Energia Agência (IAEA) alertou o Irã Comece a enriquecer o urânio novamente em apenas alguns meses.
Dúvidas permaneceram se o Irã removeu silenciosamente 408,6 kgs de urânio de seus locais mais sensíveis antes dos EUA ataques – Potencialmente escondendo material nuclear em outras partes do país.
Uma autoridade israelense disse The New York Times Parte do estoque de urânio sobreviveu aos atentados dos EUA e Israel no mês passado – e podem estar acessíveis aos engenheiros nucleares iranianos.
O funcionário, que falou sob a condição de anonimato, não expressou preocupação com o estoque restante e disse que qualquer tentativa de recuperá -lo seria detectada pela inteligência israelense.
Eles também disseram isso Israel Teria tempo suficiente para atacar as instalações nucleares do Irã novamente se o regime tentar recuperá -lo.
Mas não ficou claro imediatamente se as greves – que atingiram as instalações nucleares de enriquecimento nuclear de Fordw, Natanz e Isfahan – foram capazes de acabar com todo o estoque de urânio enriquecido.
O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), Rafael Grossi, admitiu que o Irã ainda poderia ter estoques de urânio enriquecido, dizendo: “Não sabemos onde esse material poderia estar.

“Então, alguns poderiam ter sido destruídos como parte do ataque, mas outros poderiam ter sido movidos. Então, deve haver em algum momento um esclarecimento”, disse ele em entrevista à CBS.
“Precisamos estar em posição de determinar, para confirmar o que está lá, e onde está e o que aconteceu”, disse Grossi.
As imagens de satélite mostraram caminhões saindo de Fordw nos dias que antecederam o ataque – levando a especulações de que o Irã moveu parte de seu estoque subterrâneo de urânio.
EUA e Israel, assim como especialistas independentes, concordam que todas as centrífugas de trabalho do Irã em Natanz e Fordo – cerca de 18.000 – foram destruídas ou danificadas além do reparo.
Doom & Boom
As imagens de satélite pareciam mostrar trabalhos de construção na instalação de enriquecimento nuclear de Fordw em Qom, perto de Teerã.
Equipamentos pesados de terraminação podem ser vistos trabalhando perto das crateras de impacto causadas por bombas de bunker-bunker GBU-57 dos EUA.
Escavadeiras e guindastes também podem ser vistos trabalhando, enquanto mais caminhões de construção são visíveis nas estradas que levam aos pontos de impacto no local.
Uma nova estrada de acesso entre a entrada do túnel norte do local e uma das crateras de impacto pode ser vista depois que Israel disse que sua força aérea atingiu Fordw para “interromper” o acesso ao site.
David Albright, um especialista em armas dos EUA, disse em sua avaliação que o Irã possa estar preenchendo as crateras e conduzindo avaliações de danos de engenharia e amostragem radiológica.
A guerra de 12 dias começou em 13 de junho quando Israel foi lançado Operação Lion Rising – Uma campanha sofisticada de bombardeio que visava os locais nucleares militares do Irã.
Os israelenses também orquestraram o Operação Vermelha – 30 Chefes militares iranianos Morto em blitz quase simultâneo, como Israel procurou erradicar completamente a força militar do país.
O Irã retaliou ao lançar salvos diários de mísseis balísticos em Israel, mas não conseguiu atingir quaisquer metas estratégicas.
Menos de duas semanas depois, Trump juntou -se à campanha de bombardeio israelense contra o Irã.
O EUA militaresOs principais bombardeiros do B-2 Spirit de B-2 caíram mais de uma dúzia 30.000 lb GBU-57 ORSIVE ORMENTATOR (MOP).
As bombas de bunker-buster foram usadas para atingir a fábrica de enriquecimento nuclear de Fordow do Irã.
O Irã, que prometeu atingir as bases militares dos EUA em todo o Oriente Médio, procurou sua vingança lançando mísseis na Base Aérea Al -Museid – a maior estação militar da América na região.