O CEO da Volvo falou contra taxas extras em carros que poderiam enviar os preços da marca pelo telhado.
Hakan Samuelsson fez um apelo urgente para os legisladores abordarem uma multa “absolutamente desnecessária” depois que a indústria foi ameaçada com um difícil prazo de 1º de agosto.
O CEO é um dos muitos participantes do setor que tentam mitigar a tarifa de 27,5% dos olhos que os EUA impuseram aos carros importados da Europa.
A União Europeia é uma das muitas potências internacionais que o presidente Donald Trump acusou de aproveitar o dólar americano com divisões comerciais injustas.
Antes de estar no cargo, os EUA impuseram uma escassa tarifa de 2,5% aos carros de fabricação européia, enquanto a UE acrescentou um imposto de 10% aos passeios americanos.
Agora, Samuelsson pediu à UE que reduza suas taxas na esperança de que os Estados Unidos sigam o exemplo.
“Acho que é absolutamente desnecessário, a indústria automobilística européia definitivamente não precisa ter proteção contra os construtores de automóveis americanos”, disse ele Reuters.
A Volvo, que é de propriedade da maioria da geelta da China, é uma marca sueca que constrói a maior parte de suas ações na Europa.
Isso torna as montadoras especialmente suscetíveis às novas medidas de Trump, que foram impostas a estimular as marcas offshore a abrir instalações de fabricação em solo americano.
A partir de agora, a marca tem apenas duas plantas na América. Um na Virgínia constrói caminhões Volvo e outro na Carolina do Sul produz o Polestar 3 e o Modelo de Veículos Elétricos Ex90.
No entanto, os dois últimos modelos não foram tão populares entre os consumidores dos EUA, e a marca começou recentemente a cortar suas ofertas aos americanos, Reuters relatado.
Samuelsson comentou sobre a decisão de apoiar as opções da marca, dizendo: “Essas são as medidas sobre as quais temos controle, e não quando se trata de tarifas, só podemos ter uma opinião como todo mundo”.
A Volvo chamou Samuelsson como seu CEO depois que ele inicialmente deixou a posição em 2022.
Ele concordou em manter o papel por dois anos, enquanto a marca continua sua busca por um chefe mais permanente.
Desde que retomou o comando, o EXEC veterano tem sido direto sobre como ele está tentando navegar em um ambiente de vendas menos do que Savory.
Em abril, logo após voltar ao cargo, ele disse: “A indústria automobilística está sob pressão de muitas direções”.
“Estou honrado em voltar em um momento tão decisivo para os carros da Volvo”.
Quais itens serão afetados pelas tarifas?
Os americanos devem se preparar para ver alterações significativas de preços em tudo, desde abacates a carros sob as novas tarifas globais do presidente Donald Trump.
Aqui está uma lista de alguns dos produtos cotidianos que podem ter um enorme aumento de preço.
- Café
- Chá
- Bananas
- Carros de fabricação estrangeira
- Tênis
- Móveis e outros bens domésticos
- Farmacêuticos
- Jogos de vídeo
- Roupas
- Brinquedos
- Arruelas e secadoras
- Abacates
- Materiais de moradia
Drama tarifário
A guerra tarifária da UE e dos EUA ocorre quando Trump ameaçou aumentar as taxas americanas para 30% até 1º de agosto se os dois poderes não conseguirem fazer um acordo.
Na semana passada, o presidente mexicano Claudia Sheinbaum disse aos colegas líderes mundiais que os acordos podem ser alcançados antes que as tarifas entrem.
Trump conseguiu negociar com aliados próximos do Canadá e México, com a condição de que eles reprimam a segurança na fronteira dos EUA.
Enquanto isso, uma concessionária de carros revelou duas palavras que os motoristas deveriam tomar cuidado para obter um veículo barato, pois as tarifas ameaçavam aumentar os preços.
E um comprador ficou chocado quando o drama tarifário adicionou uma taxa de US $ 6.000 em seu carro, apesar de ser usado.