A Southwest Airlines está ocupada promovendo sua nova política de assentos designada – apesar de cobrar mais por férias em família.
Veja como as mudanças se comparam aos preços oferecidos pela Concorrentores United e American Airlines.
A Southwest, uma companhia aérea de baixo custo com sede em Dallas, anunciou que, pela primeira vez, dará aos passageiros assentos designados.
Mas o sol dos EUA descobriu que uma família de quatro – dois adultos, um adolescente e uma criança com menos de 13 anos – poderia acabar pagando centenas de dólares extras por futuras viagens.
Por exemplo, uma viagem de volta entre Los Angeles (LAX) e o Aeroporto Internacional de Chicago O’Hare (ORD), saindo de 28 de janeiro de 2026 e retornando em 30 de janeiro, é citado em cerca de US $ 2.000 para voos “básicos”.
Em comparação, uma jornada semelhante com a American Airlines custaria cerca de US $ 1.500.
Os passageiros do sudoeste estarão escolhendo assentos atribuídos de 27 de janeiro de 2026.
A companhia aérea disse sobre a mudança de política: “Isso inclui opções para selecionar onde você deseja sentar e atualizar para um assento extra para as pernas, oferecendo mais opções quando você viaja conosco.
“O objetivo dessa mudança é manter uma abordagem de embarque eficiente e ordenada que seja otimizada para assentos atribuídos, priorizando os clientes em grupos de embarque com base na localização do assento, começando com assentos extras para as pernas nos grupos de embarque 1 e 2.
“Nossas tarifas premium e nossos clientes mais leais terão acesso a melhores tipos de assentos e embarcarão no processo”.
A notícia recebeu uma resposta mista, com alguns dizendo que “impedirá o caos e o estresse”, pois os passageiros estão cansados de ver “pessoas brigando como cães para estarem na melhor posição de embarque”.
Mas outros criticaram o movimento de SW como tendo como objetivo ganhar “mais dinheiro” – com alguns dizendo que o prefere se ater ao sistema atual, pois “adoram assentos abertos”.
Os passageiros conseguiram escolher seus assentos preferidos a partir de 29 de julho para voos que partem em 2026.
Forbes relataram que “para muitos, isso significará menos negociações do lado do portão e um jóquei menos passivo-agressivo para a posição”.
O ajuste também trará dólares extras, SW admitiu.
A Southwest disse em setembro passado, ao mesmo tempo em que revela seu plano de vários anos, que as mudanças em sua rede de vôo adicionarão cerca de US $ 1,5 bilhão em ganhos antes dos impostos em 2027.
Seus chefes disseram naquela época que a companhia aérea faria pela primeira vez os passageiros designados assentos, cobrariam mais por mais espaço para as pernas e ofereceram voos com olhos vermelhos.
Comparação de preços: LGA-Ord
A mudança termina mais de meio século de assentos abertos, relatados CNBC.
A emissora também observou que os turistas gastarão mais dinheiro como resultado de sua distribuição do “sistema de embarque peculiar que levou a uma corrida louca no aeroporto para um assento”.
Ele informou: “Os rivais da Southwest ganharam bilhões em taxas de malas e assentos, levantando questões por anos de investidores e analistas de Wall Street sobre se a transportadora estava maximizando a receita”.
Comparação de preços: LGA-LAX
Os Flyers poderão comprar o embarque prioritário até 24 horas antes da partida.
As mudanças seguem o anúncio da companhia aérea de que começaria a cobrar dos clientes por malas.
No início deste ano, a política de “Bags voa livre” parou quando a companhia aérea começou a cobrar por bagagem despachada.
Os clientes costumavam levar duas sacolas checadas gratuitas, mas agora a primeira bolsa custará aos folhetos de US $ 35, enquanto o segundo custa US $ 45.
Mais sobre os assentos designados da Southwest

Os passageiros do sudoeste receberão assentos, a partir de 27 de janeiro de 2026.
A nova política dará aos clientes a opção de selecionar o tipo de assento que desejariam, incluindo tipos extras de espaço para as pernas ou assentos preferidos.
Os preços variam dependendo de onde você se senta no avião e exige.
O preço que você acabará pagando também depende da rota e quando estiver viajando.