Uma base militar isolada do gelo foi nomeada como cenário para um dos cúpulas mais importantes da superpotência de nossos tempos.
Donald Trump e Vladimir Putin se sentarão “individualmente” na base Elmendorf-Richardson No Alasca na sexta -feira – A chance do russo de provar que ele quer paz.
A base, perto de Anchorage, está cheia de tropas da Força Aérea dos EUA, Exército, Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais – bem como guardas e reservas nacionais.
Ao todo, mais de 32.000 militares e suas famílias moram lá – dez por cento da população de Anchorage, a maior cidade do Alasca – ao lado de ursos pardos, alces e lobos.
Ele desempenhou um papel “particularmente importante” na defesa dos EUA contra a União Soviética durante a Guerra Fria, de acordo com a Biblioteca do Congresso.
A Casa Branca aparentemente queria evitar a visão de um líder russo ser recebido em um ambiente militar dos EUA – mas concluiu que não havia outra opção.
Elmendorf-Richardson é considerado o único local no Alasca que pode ser bloqueado no nível de segurança exigido para a reunião de alto risco.
Putin voará as nove horas de Moscou e supera os sete e meia de Washington, com amplo espaço na passarela para as duas aeronaves presidenciais.
Esta não será a primeira reunião crucial dos líderes mundiais em Elmendorf-Richardson.
Em 1971, o presidente Nixon realizou uma discussão histórica de 30 minutos com o imperador Hirohito do Japão.
Marcou a primeira ocasião em que um japonês reinante monarca “tinha pisado em solo estrangeiro”, segundo Nixon.
A visita de Putin provavelmente durará mais do que a de Hirohito, que estava apenas no Alasca por 100 minutos, embora não se espera que os procedimentos rolem no sábado.
Trump está planejando chegar e sair na sexta -feira para enfatizar a escala de tempo limitada.
Isso também pode ser porque não há “nenhum lugar para ficar” na base, de acordo com um republicano falando com Os tempos.
Joe Biden também escolheu Anchorage para o fundo uma reunião com os chineses em 2021.
Mas Trump espera um resultado melhor depois que um se tornou azedo – com a delegação chinesa acusando os americanos de “condescendência e hipocrisia”.
O Alasca foi selecionado como o local geral da reunião antes que as autoridades soubessem exatamente onde isso aconteceria.
O maior estado da América é um ponto estratégico, deitado no cruzamento entre a América do Norte e a Rússia.
Você pode até ver o território russo do solo do Alasca – se estiver na ilha de Little Diomede e olhar para Big Diomede.
E é muito longo da Europa e de seus líderes – com quem Putin prefere esquecer.
Isso também significa que o poder russo está retornando ao território, uma vez pertencente ao tsardom.
O antecessor distante de Putin, o czar Alexander II, vendeu o Alasca para a América em 1867 por US $ 7,2 milhões – ou dois centavos por acre.
A consultora de assuntos estrangeiros de Vladimir Putin, Yuri Ushakov, disse: “Parece inteiramente lógico que nossa delegação simplesmente voasse pelo Estreito de Bering e, para uma cúpula tão importante e antecipada dos líderes dos dois países a serem realizados no Alasca”.
O especialista em segurança Hamish de Bretton -Gordon explicou por que o Alasca era realmente uma escolha lógica – e crucial para Putin.
O líder russo recebeu um mandado de prisão pelo criminoso internacional Tribunal (ICC) Em 2023, em teoria, em teoria, seria algemado se ele visitasse qualquer um dos 125 países ao redor do mundo – incluindo o Reino Unido, FrançaAlemanha e Canadá.
O Estados Unidosno entanto, está entre a minoria de países que não reconhecem a regra do TPI – ao lado RússiaChina, Paquistão e um punhado de outros.
Isso significa que, diferentemente da maioria das nações, os EUA não são obrigados a prender Putin quando ele visita.
De Bretton-Gordon disse: “Ele pode vagar pelo mundo, em teoria, em qualquer países que não sejam membros do TPI.
“Um mandado do TPI não significa nada nos países que não são signatários.
“E os americanos não são, então – ele pode ir ao Alasca.
“Essa é a brecha. Ele pode operar exatamente como ele achar adequado. Ele não teria ido a lugar nenhum onde potencialmente poderia ser preso”.
De Bretton-Gordon acrescentou: “O presidente Putin está absolutamente fixado com sua própria segurança e seu desejo de não sair do espaço aéreo amigável.
“Não há muito disso no Alasca – ele só estará no espaço aéreo internacional por alguns quilômetros”.
Mike Dunleavy, o governador republicano lá desde 2018, postou em X: “O Alasca é a localização mais estratégica do mundo, sentada na encruzilhada da América do Norte e da Ásia, com o Ártico ao norte e o Pacífico ao sul.
“A meros três quilômetros se separando Rússia Do Alasca, nenhum outro lugar desempenha um papel mais vital em nossa defesa nacional, segurança energética e liderança do Ártico. ”
Um ‘exercício de escuta’, diz a Casa Branca
Por Sayan Boserepórter de notícias estrangeiras
Donald Trump e a histórica reunião individual de Vladimir Putin serão um “exercício de escuta”, afirmou a Casa Branca.
A cúpula de sexta -feira ocorre quando Volodymyr Zelensky revelou que os russos querem Ucrânia para se retirar de sua região oriental de Donetsk como parte de um acordo de cessar -fogo.
Falando em uma coletiva de notícias em Kiev, Zelensky disse que a posição da Rússia foi transmitida a ele pelas autoridades americanas antes da cúpula de sexta -feira.
Ele reiterou que a Ucrânia não se retiraria dos territórios que controla porque era inconstitucional e só serviria como trampolim para uma futura invasão russa.
O secretário de imprensa de Trump, Karoline Leavitt, também deu a entender que o presidente poderia viajar para a Rússia depois de errar ontem e disse que estava considerando.
Não descartando uma possível viagem, ela disse: “Talvez haja planos”.
Isso significaria desistir dos 30 % restantes da região de Donetsk e deixaria quase a totalidade dos Donbas nas mãos sangrentas da Rússia.