Hillary Clinton admitiu que nomearia seu ex -rival presidencial Donald Trump para o Prêmio Nobel da Paz se ele conseguisse encerrar a guerra de meatrandres na Ucrânia.
Mas, a ex -primeira -dama alertou Trump de que ele deveria convencer Vladimir Putin para retirar as forças russas de qualquer terra invadida e descartar quaisquer swaps territoriais.
Clinton compartilhou a revelação antes da cúpula de alto risco de Trump com Putin, que será realizado na Base Militar de Elmendorf-Richardson, localizada fora de Anchorage.
“Eu entendo de tudo o que li, ele gostaria muito de receber o Prêmio Nobel da Paz”, disse ela ao comentarista Jessica Tarlov nela dela Moderados de raiva podcast.
Clinton contou como ela consideraria nomear Trump para o elogio se ele pudesse terminar a guerra na Ucrânia.
Mas, ela alertou que Trump teria que concordar com um dos termos sendo a Ucrânia que não perdeu nenhuma terra para Moscou.
“Se pudéssemos fazer isso, se o presidente Trump fosse o arquiteto disso, eu o nomearia para um prêmio Nobel da Paz”, disse ela.
Ela explicou que não quer permitir que uma “capitulação” Putin.
Os funcionários da Casa Branca elogiaram a idéia de Trump receber o Prêmio da Paz – um gongo que foi conquistado por Barack Obama em dezembro de 2009.
As autoridades são “muito sérias” em ajudar Trump a ganhar o prêmio, por A colina.
“Não há dúvida de que a pressão está acesa”, disse um ex -assessor, que serviu no primeiro mandato de Trump, disse A colina.
“Trump vê esse prêmio como o toque de pedra final de como a história se lembrará dele”.
Em julho, Karoline Leavitt, o secretário de imprensa da Casa Branca, afirmou: “Já passou do tempo que o presidente Trump recebeu o Prêmio Nobel da Paz”.
Ela disse que o presidente conseguiu intermediar um acordo de paz ou cessar -fogo por mês nos primeiros seis meses de seu segundo mandato.
Vários líderes mundiais, incluindo o primeiro -ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, apoiaram a nomeação de Trump para o Prêmio da Paz.
Hun Manet, o primeiro-ministro do Camboja, nomeou Trump depois que um acordo foi fechado por um cessar-fogo após os confrontos na fronteira do Camboja-Tailândia.
Netanyahu entregou uma carta a Trump – um momento que o presidente descreveu como muito significativo.
O governo do Paquistão também defendeu a nomeação de Trump, elogiando a liderança que ele demonstrou ao atingir um cessar -fogo entre a Índia e o Paquistão.
Líderes de Ruanda e Gabão também endossaram Trump.
Olivier Nduhungarehe, o ministro das Relações Exteriores da Ruanda, creditou Trump por como ele ajudou a encerrar o conflito de 30 anos entre Ruanda e a República Democrática do Congo.
Relatórios na imprensa norueguesa alegaram que Trump chamou o ministro das Finanças do país para discutir o prêmio da paz.
“Do nada, enquanto o ministro das Finanças andava pela rua em Oslo, Donald Trump chamado, ele queria o Prêmio Nobel – e discutir tarifas, “um trecho em Dagens Næringsliv disse.
Se Trump vencer o Prêmio Nobel da Paz, ele se juntaria a um pequeno clube de ex-presidentes que alcançaram o feito.
Quais países nomearam ou endossaram Trump para o Prêmio Nobel da Paz?
Vários países endossaram ou apoiaram os pedidos de Donald Trump ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Estes são:
- Paquistão
- Israel
- Camboja
- Azerbaijão
- Armênia
- Ruanda
- Gabão
Obama recebeu o gongo por seu trabalho para fortalecer a diplomacia internacional.
Jimmy Carter ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2002 por seu trabalho de direitos humanos e esforços de resolução de conflitos em sua carreira pós-Braada na Câmara.
O ex-presidente Theodore Roosevelt ganhou o prêmio por seu papel de encerrar a Guerra Russo-Japonesa que foi travada entre 1904 e 1905.
E Woodrow Wilson foi reconhecido em 1919 por criar a Liga das Nações.
A reunião de Trump com Putin será a primeira em seis anos com o russo homem forte.
Ele alertou Putin que a Rússia enfrenta consequências “muito severas” se ele não parece interessado em fechar um acordo de paz.
Antes da cúpula, as forças russas lançaram ataques aéreos na região de Dnipropetrovsk e os soldados ucranianos foram forçados a evacuar uma cidade de Donetsk.
“Já passou do tempo que o presidente Trump recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
Karoline Leavitt
Trump partiu da base conjunta de Andrews em Maryland para o Alasca no início da sexta -feira e, durante um bando a bordo da Força Aérea Um, ele parecia sugerir que o desejo de Putin por matar pode estar em seus genes.
“Em [Putin’s] Mente, isso o ajuda a fazer um acordo melhor se eles podem continuar o assassinato “, disse ele a repórteres.
“Talvez faça parte do mundo, talvez faça parte de seu tecido, seus genes, sua genética, mas ele acha que isso lhe dá força na negociação. Acho que isso o machuca”.
As autoridades russas foram retratadas chegando em Anchorage antes do cume de alto risco.
Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, foi visto usando um moletom com a marca da União Soviética.
A escolha de roupas de Lavrov foi percebida um grau de trolls em direção ao Ocidente.
A reunião de Trump-Putin não será a primeira cúpula de apostas altas que ocorreu em Anchorage.
Em 1971, o presidente Richard Nixon realizou uma discussão de 30 minutos com o imperador japonês Hirohito na base Elmendorf-Richardson.
E em 2021, Joe Biden se reuniu com altos funcionários chineses em Anchorage – apenas dois meses após sua presidência.
Mas, a escolha de Elmendorf-Richardson como um local significa que haverá a ótica de um presidente russo visitando uma base militar dos EUA.
A Casa Branca teria tentado evitar essa possibilidade na véspera do cume, mas não conseguiu encontrar um local alternativo.