17.8 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 20, 2025

Câmara aprova urgência do PL que luta com adultização nas redes

TecnologiaCâmara aprova urgência do PL que luta com adultização nas redes


A aprovação urgente permite que a agenda não passe as comissões da casa antes de ser votada

A votação na Câmara pode ocorrer nesta quarta -feira (20) (Imagem: Rafastockbr/Shutterstock)

Compartilhe este artigo

Na terça -feira (19), a Câmara dos Deputados aprovou a solicitação urgente do projeto de lei (PL) que cria regulamentos para Proteger crianças e adolescentes Nas redes sociais, bem como aplicativos, jogos e outros softwares.

Aprovação em urgência Permite a agenda não precisa Passe pelos comitês da câmara antes de serem votados.

Criança com um smartphone na mão
PL cria regulamentos para proteger crianças e adolescentes em redes (Imagem: Audiznam260921/Shutterstock)

O presidente da casa, Hugo Mottadisse que queria votar a história já Quarta -feira (20)Assim que a Comissão Geral discute o tema no plenário.

O que o PL diz quem quer proteger os jovens na internet

  • O PL 2628/22 traz obrigações para os fornecedores e garante controle de acesso aos pais e responsáveis;
  • O documento foi apelidado ECA digitalaludindo ao estatuto da criança e adolescente (ECA);
  • O texto deseja que as plataformas digitais tomem medidas “razoáveis” Para prevenção de riscos para crianças e adolescentes acessar conteúdo ilegal ou inadequado para determinadas faixas etárias;
  • O artigo veio na câmara nesta semana;
  • Isso aconteceu depois do influenciador Felipe Bressanim Pereiraconhecido como Felcadenuncie a chamada adultização de crianças e adolescentes em perfis em redes sociais (situação em que os jovens são colocados em situações inadequadas para suas idades para fins de engajamento e monetização);
  • Após a denúncia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva Ele também acusou os deputados, senadores e ministros de uma urgência em relação aos projetos que envolvem plataformas digitais, incluindo o que os regulamenta;
  • PL contra adultização é de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB/SE) E tem o apoio de organizações da sociedade civil que lutam pela proteção de crianças e adolescentes no Brasil.

O texto estabelece Regras de proteção para crianças e adolescentes no ambiente digital, culpa as plataformas e prevê o remoção de conteúdo criminal mesmo sem decisão judicial.

Felca segurando o celular com a imagem adolescente
O sujeito veio à luz após o influenciador Felca denunciar a adultização de crianças e adolescentes (Imagem: Reprodução/YouTube)

Leia mais:

Oposição é contra

O relator do projeto na casa, deputado Jadyel Alencar (MDB/PI)acredita nisso O texto está pronto para ser aprovado e não abre brechas para censura.

A oposição, no entanto, resistir para a votação. PL e novos líderes argumentam que o texto é vago. Entre os pontos criticados estão a expressão “Acesso provável“Considerado amplo e a previsão de sanções a plataformas aplicadas por uma autoridade nacional ligada ao governo federal.

Apesar da resistência, Motta conseguiu passar a urgência do PL com apenas quatro Deputados na casa.

Hugo Motta
O prefeito Hugo Motta foi capaz de aprovar a urgência do PL, embora houvesse apenas quatro deputados na casa (Imagem: Reprodução/Câmara dos Deputados)

Big Techs PL: Entenda as propostas do governo de Lula para regular as plataformas

O Presidente Luiz Inacio Lula da Silva deve enviar ao Congresso, nos próximos dias, projetos de lei para regular o conteúdo das plataformas de redes sociais no Brasil. Apelidado de “Big Techs PL, as propostas trazem proteções à imagem de figuras públicas e expandem as responsabilidades das empresas.

Leia o artigo completo aqui

Rodrigo Mozelli

Rodrigo Mozelli é um jornalista se formou na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e atualmente é escritor da aparência digital.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Traditional soft pretzels with sweet beer cheese. lanka premier league|jaffna kings vs colombo strikers|match 1.