Roger Federer se tornou apenas o sétimo atleta da história a atingir o status de bilionário.
O ícone do tênis, 44 anos, pendurou sua raquete em setembro de 2022, após uma Copa da Laver emocionante se despedir ao lado de Rafael Nadal.
Federer ganhou US $ 130 milhões (96 milhões de libras no momento da redação) de prêmios em dinheiro durante sua incrível carreira.
Essa quantia está apenas por trás das de Novak Djokovic (US $ 188 milhões) e Nadal (US $ 134 milhões) na lista de todos os tempos do tênis.
Além dos ganhos bonitos no tribunal, Federer tem sido um operador extremamente experiente nele.
O maestro suíço estava principalmente com a Nike durante sua ilustre carreira.
Mas um contrato de 10 anos assinado com a Uniqlo em 2018, além de um investimento em 2021 em roupas esportivas e calçados, provou ser um golpe de mestre para Federer, que por Forbesagora vale US $ 1,1 bilhão (£ 813 milhões).
O campeão de 20 vezes Grand Slam escreveu um contrato de US $ 300 milhões (£ 228m) e 10 anos com a Uniqlo com 36 anos depois que seu acordo da Nike expirou em março de 2018.
Com a Uniqlo não fabricando tênis, isso deixou outra avenida potencial aberta a Federer.
O ex -favorito de Wimbledon tem uma participação de três por cento, que agora trabalha com o campeão do SW19 IGA Swiatek, além de estrelas em ascensão Ben Shelton e João Fonseca.
Melhores cassinos online – principais sites do Reino Unido
No momento, possui uma capitalização de mercado na Bolsa de Nova York de cerca de US $ 15 bilhões (£ 11 bilhões).
A Forbes afirma que o patrimônio de Federer é de aproximadamente US $ 375 milhões (£ 277 milhões).
O garoto de Basileia continua a manter vários dos mesmos patrocinadores que ganhou como jogador, incluindo jogadores como Rolex, Moet & Chandon, Mercedes-Benz, Wilson e Lindt.
Embora ele também tenha investido na empresa de alimentos baseada em vegetais, Notco, que inclui Lewis Hamilton como parceira.
Federer ficou no tênis pela Copa Laver.
O evento anual, preparado ao lado de seu agente Tony Godsick, vê a Europa enfrentar o resto do mundo em um evento luxuoso de três dias.
Agora, contando como um torneio oficial sancionado pela ATP, a Copa Laver passou de força em força – com a edição deste ano em São Francisco que deve ganhar mais de 15 milhões de libras.
O novo status de bilionário de Federer o coloca entre a empresa de elite do mundo do esporte.
Seu colega tenista Ion Tiriac se tornou o primeiro bilionário esportivo em 2007, apesar de atingir o número 19 no ranking de singles.
Os interesses comerciais da Tiriac após a aposentadoria incluem concessionárias de imóveis e carros.
No tênis, ele treinou vários jogadores em turnê, além de trabalhar como agente de Boris Becker.
Ele também possuía o torneio Madri Masters, antes de vendê -lo por cerca de £ 310m.
Michael Jordan foi o segundo atleta bilionário, atingindo esse status em 2014.
Jordan, 62 anos, vale US $ 3,8 bilhões (£ 2,8 bilhões), tendo sido sem dúvida o maior jogador de basquete de todos os tempos.
A marca Jordan da Nike permanece incrivelmente bem -sucedida até hoje, enquanto MJ açoitou sua participação majoritária no Charlotte Hornets por aproximadamente US $ 3 bilhões (£ 2,2 bilhões) em 2023.
Diz-se que o ex-Los Angeles Laker Magic Johnson possui uma fortuna de US $ 1,5 bilhão (£ 1,1 bilhão), enquanto o ex-Milwaukee Buck Junior Bridgeman valia US $ 1,4 bilhão antes de sua morte em março, tendo investido em Wendy’s após seus dias de jogo.
LeBron James e Tiger Woods são os únicos atletas a alcançar o marco enquanto ainda jogam.
Diz -se que James, 40 anos, vale US $ 1,2 bilhão (£ 890 milhões), enquanto se prepara para entrar em sua 23ª temporada da NBA.
Acredita -se que Woods valha US $ 1,3 bilhão (£ 960m) com 49 anos.