Se você já olhou para fora de uma janela de avião em que pode ter percorrido – sem perceber – um dos maiores truques que salvam vidas do setor de companhias aéreas.
Um buraco pequeno, redondo e absolutamente essencial.
Embora possa mudar os nervos dos passageiros ansiosos, é felizmente uma coisa boa.
E tudo se resume à ciência.
Esse espaço estranho na janela realmente ajuda a aeronave a suportar a mudança de pressão do ar do lado de fora.
Mas, embora possa parecer um portal para o mundo exterior, essa pequena lacuna não passa por todo o painel.
Conforto do passageiro
Como um especialista em viagens explicou, cada janela é composta por três camadas acrílicas diferentes, e é apenas a do meio que contém o buraco do respiro.
A pequena lacuna ajuda a regular o ambiente de alta pressão no avião, tornando a experiência muito mais confortável para os passageiros.
Foi o piloto Mark Vanhoenacker quem revelou anteriormente o truque secreto que salva vidas.
“As duas janelas externas da cabine são projetadas para conter essa diferença de pressão entre a cabine e o céu”, disse ele.
“Tanto o meio quanto os painéis externos são fortes o suficiente para suportar a diferença por conta própria, mas em circunstâncias normais é o painel externo que leva essa pressão – graças ao buraco do respiro.”
Além de ser vital para a segurança dos passageiros, o buraco do respiro tem outra função importante.
A pequena lacuna permite que a umidade escape da aeronave, impedindo a formação de neblina na janela.
Outra coisa estranha
Os passageiros costumam questionar por que as companhias aéreas não falam mais sobre como mantêm os viajantes seguros, principalmente porque o buraco do respiro é por que você pode até voar com uma janela esmagada – e ainda estar seguro.
Isso, é claro, pode ser porque a última coisa que as companhias aéreas querem fazer é que os passageiros se concentrem na segurança.
Exceto, ou seja, para aqueles dois minutos no avião quando a tripulação da cabine realiza sua peça de festa – e todo mundo pensa em comida.
Não é o A única coisa estranha que você pode identificar em aviões.
Os passageiros de olhos interessados podem notar – particularmente em aviões mais novos – corrimãos escondidos embaixo das caixas aéreas.
Estes podem ser agarrados se você voltar ao seu assento do banheiro … assim como o avião atinge a turbulência.
Algemas, desfibriladores e armas

Os comissários de bordo não são responsáveis apenas por distribuir bebidas, eles também estão lá para manter todos a bordo do avião o mais seguro e bem possível.
Eles são treinados e preparados para várias eventualidades, inclusive quando os passageiros começam a ficar um pouco indisciplinados.
Esses passageiros podiam se encontrar em algemas e ser entregues à polícia do aeroporto, com arbustos agora comuns no inventário da tripulação de cabine.
Algumas companhias aéreas também vêm preparadas com hardware de serviço mais pesado.
Desde o 11 de setembro, os marechais do céu em vôos de e para os EUA têm permissão para transportar armas escondidas em aviões – eles funcionam como escoltas armadas disfarçadas, prontas para entrar em ação, caso a necessidade surja.
No entanto, a identidade do marechal armado é mantida em segredo até da tripulação de cabine.
Em agosto de 2018, um mordomo da United Airlines vislumbrou a arma de um marechal, o que causou um pouso de emergência – com o marechal preso, confundido com um passageiro desonesto com uma arma.
Além disso, um desfibrilador também é encontrado na maioria das aeronaves, a ser usado se algum passageiro sofrer uma parada cardíaca.