16.7 C
São Paulo
sábado, agosto 30, 2025

As amplas tarifas globais de Donald Trump são declaradas ilegais pelo tribunal de apelações, mas as taxas podem permanecer no lugar

NotíciasDonald TrumpAs amplas tarifas globais de Donald Trump são declaradas ilegais pelo tribunal de apelações, mas as taxas podem permanecer no lugar


As tarifas globais de Donald Trump foram declaradas ilegais pelo Tribunal de Apelações – mas suas taxas podem permanecer no lugar por enquanto.

Em um golpe impressionante para a política comercial do presidente dos EUA, o tribunal decidiu que não tinha o direito legal de impor tarifas abrangentes e não tinha permissão legalmente para declarar emergências nacionais.

3

O presidente dos EUA sustentou um gráfico das tarifas que ele estava implementando
Vista aérea do porto de Oakland, mostrando navios de carga, guindastes e recipientes.

3

Tarifas são taxas pagas ao trazer um bem ou serviço para um país
Presidente Trump realizando uma ordem executiva assinada.

3

Trump exibe uma ordem executiva assinada impondo tarifas sobre bens importadosCrédito: Getty

O Tribunal permitiu que as tarifas permanecessem em vigor até 14 de outubro para dar ao Whitehouse a chance de registrar um apelo na Suprema Corte dos EUA.

Chega apenas alguns meses depois que Trump teve suas tarifas globais restabelecidas por um tribunal federal de apelações após um bloco temporário.

Um tribunal federal dos EUA em Nova York bloqueou a maioria dos impostos de importação de entrar em vigor, decidindo que o presidente havia ultrapassado sua autoridade.

Trump citou anteriormente a Lei Internacional de Poder Econômico de Emergência ao justificar suas tarifas abrangentes sobre parceiros comerciais -iniciando o tráfico de fentanil, imigração e déficit comercial dos EUA entre as emergências nacionais do país.

Hoje, porém, o Tribunal decidiu: “Parece improvável que o Congresso pretenda, em promulgar a IEEPA, se afastar de sua prática passada e conceder ao Presidente autoridade ilimitada para impor tarifas”.

Acrescentou que a lei dos EUA “concede autoridade significativa ao presidente para realizar várias ações em resposta a uma emergência nacional declarada,

“Mas nenhuma dessas ações inclui explicitamente o poder de impor tarifas, deveres ou similares ou o poder de tributar”.

Trump iniciou uma guerra comercial global com quase todos os países instituindo um mínimo de 10 por tarifa em suas exportações para os EUA.

Ele também deu um tapa em uma tarifa de 25 % no México e no Canadá, dizendo que precisava de taxas para interromper o fluxo de imigrantes ilegais e o fentanil de drogas de horror.

Esta última ordem judicial soletrou o fim da guerra comercial internacional de Trump e impede suas tarifas mais abrangentes, apagando efetivamente a maioria das restrições comerciais que ele anunciou desde que assumiu o cargo.

Trump e o chefe da UE von der Leyen discutem negociações comerciais antes do negócio de avanço

Respondendo à sua plataforma social da verdade, Trump fumou que a decisão será um “desastre total” para a América e as tarifas insistidas são “a melhor ferramenta para ajudar nossos trabalhadores”.

Ele disse: “Todas as tarifas ainda estão em vigor! Hoje, um tribunal de apelação altamente partidário disse incorretamente que nossas tarifas devem ser removidas, mas eles sabem que o Estados Unidos da América vencerá no final.

“Se essas tarifas fossem embora, seria um desastre total para o país. Isso nos tornaria financeiramente fraco e precisamos ser fortes.

“Os EUA não tolerarão mais enormes déficits comerciais e tarifas injustas e barreiras comerciais não tarifárias impostas por outros países, amigos ou inimigos, que prejudicam nossos fabricantes, agricultores e todos os outros.

“Se permissão para permanecer, essa decisão destruiria literalmente o Estados Unidos da América.

“No início disso Dia do Trabalho Fim de semana, todos devemos lembrar que as tarifas são a melhor ferramenta para ajudar nossos trabalhadores e apoiar empresas que produzem grandes produtos feitos nos Estados Unidos.

“Por muitos anos, as tarifas foram autorizadas a ser usadas contra nós por nossos políticos indiferentes e imprudentes.

“Agora, com a ajuda da Suprema Corte dos Estados Unidos, nós os usaremos em benefício de nossa nação e tornará a América rica, forte e poderosa novamente! Obrigado por sua atenção a esse assunto”.

Trump sempre disse que apelará e levará a luta até a Suprema Corte.

Após a primeira decisão do tribunal em maio, o porta -voz da Casa Branca, Kush Desai, disse: “O tratamento não recíproco dos países estrangeiros dos Estados Unidos alimentou os déficits comerciais históricos e persistentes da América.

“Esses déficits criaram uma emergência nacional que dizimou as comunidades americanas, deixaram nossos trabalhadores para trás e enfraqueceram nossa base industrial de defesa – fatos que o tribunal não contestou.

“Não é para os juízes não eleitos decidirem como abordar adequadamente uma emergência nacional. O presidente Trump prometeu colocar a América em primeiro lugar, e o governo está comprometido em usar todas as alavancas do poder executivo para lidar com essa crise e restaurar a grandeza americana”.



The Sun

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Can ai defense contracts push palantir shares higher ?.