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quarta-feira, setembro 10, 2025

SpaceX identifica falhas em escudo térmico

TecnologiaSpaceX identifica falhas em escudo térmico


A SpaceX anunciou isso falhas identificadas No sistema de proteção térmica Starship e já prepara ajustes para o próximo voo de teste.

As conclusões foram apresentadas por Bill Gersstenmaierexecutivo responsável pela confiabilidade da construção e vôo da empresa, durante o Simpósio de tecnologia espacial de Glenn do Sociedade Astronáutica Americanaem Cleveland (EUA), segunda -feira passada (8).

O último lançamento ocorreu em 26 de agostoDa base da SpaceX em Starbaseno Texas (EUA). O voo marcou o Décimo teste em uma escala real do foguete que consiste na hélice super pesada e no estágio superior da nave estelar – atualmente, O maior foguete do mundo. Um dos principais objetivos foi Avalie o desempenho do escudo térmico formado por Milhares de placas de cerâmica.

Momento da explosão esperada de nave estelar no oceano (Imagem: Reprodução/X/SpaceX)

“As coisas correram bem e bem”, disse Gertenmaier. Sobre uma hora Após a decolagem, a nave estelar aterrissou de maneira controladaOceano Índicoapenas três metros do ponto planejado. Imagens capturadas por um drone e uma bóia registraram a descida, que incluía a manobra de rotação para aterrissagem vertical acionar Três motores de raptor.

Apesar do sucesso, o veículo de 52 metros apresentado dano visívelespecialmente em traseira e em barbatanas. O aspecto mais notável foi o laranja de um lado.

Segundo Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, o tom foi provocado por Oxidação de placas de metal em forma experimental no lugar da cerâmica, diz o Arstechnic. Ao contrário dos vôos anteriores, Quase todos os sinais permaneceu consertado ao longo da missão.

Leia mais:

  • Gertenmaier detalhou que o teste com placas de metal procurou verificar se haveria desempenho adequado comum material mais simples para fabricar e durável que a cerâmica. “As placas de metal não funcionaram tão bem”, disse ele;
  • Ele explicou isso Oxidação no ambiente de reentrada Isso resultou na cor semelhante ao tanque externo do barramento espacial;
  • O executivo também relatou que a principal vulnerabilidade observada foi o entrada de calor para as rachaduras entre as placas;
  • Em algumas áreas, o material subjacente – derivado do escudo da cápsula Dragão – sofreu erosãogerando manchas brancas visíveis. “Aprendemos que precisamos selo Os sinais ”, ele disse.
Starship reentrada
Teste com placas de metal procuraram verificar se haveria desempenho adequado com material mais simples para fabricar e mais durável que a cerâmica (Imagem: Reprodução/X/SpaceX)

Solução alternativa

SpaceX já está testando uma solução experimental apelidada de “Cranch Wrap”, Uma espécie de revestimento colocado em torno de cada prato.

O objetivo é selar os espaços sem recorrer Equipamentos adicionais, como aconteceu no programa de ônibus espacial. “Isso é mais ou menos o que colocaremos para voar Vôo 11”Disse Gertenmaier. O próximo teste, programado para outubroseguirá a Trajetória suborbital.

Ainda dentro 2025A empresa pretende estrear a versão V3 Nave estelar e super pesado, equipado com Nova geração e desempenho superior. A expectativa é executar Voos suborbitais iniciais e, do 13º testepara tentar missões orbitais. Musk já havia previsto que as primeiras tentativas de capturar e recuperar o solo devem ocorrer entre os Vôos 13 e 15.

De acordo com Gertenmaier, dominar o escudo térmico é o “único ótimo” desafio do programa do programa.

A rápida reutilização do veículo é considerada essencial para planos de longo prazo, como Lançar novos satélites de geração e Ativar reabastecimento em órbita – Etapa crucial para futuras missões para Lua e Marte. “Vamos tentar fazer isso no ano e chegar. Em 2026, este será o nosso foco: poder transferir uma hélice em grande escala”, disse ele.

A captura de tela do sétimo voo de teste Starship mostra a vista de uma câmera traseira a bordo do estágio superior. Super pesada hélice, com suas quatro barbatanas de grade estendida, é vista momentos após a separação dos estágios
Na imagem acima, o improvante super pesado, com suas quatro barbatanas prolongadas, é vista momentos após a separação dos estágios megafogute do seu sétimo voo de teste. (Imagem: Reprodução/SpaceX)

O executivo também comentou sobre os testes com super pesado, que caiu em Golfo do México Após a separação. A equipe identificou Discrepâncias entre o Desempenho de vôo e o Previsões de modelos computacionais e Testes de túnel de vento.

“Tínhamos um sentimento que poderia estar lá, mas não estávamos 100% certos, e poderíamos fazê -lo de uma maneira extremamente boa”, disse ele. Para ele, a questão deve ser explorada pela comunidade acadêmica e pelos laboratórios públicos.

Gertenmaier apontou que a filosofia da SpaceX é avançarAssim, mesmo sem entender completamente todos os fenômenos. “Eu tenho o que chamo de uma solução mínima viável. Realmente não entendo como funciona, mas de alguma forma funciona. Então, vamos usá -la, vamos monetizar, faremos funcionar”, concluiu.



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