17 C
São Paulo
sábado, setembro 13, 2025

O suspeito de Charlie Kirk, Tyler Robinson, enfrenta a execução do esquadrão de demitir … mas pode levar anos, apesar de Trump promete

NotíciasDonald TrumpO suspeito de Charlie Kirk, Tyler Robinson, enfrenta a execução do esquadrão de demitir ... mas pode levar anos, apesar de Trump promete


O suspeito de Charlie Kirk, Tyler Robinson, pode enfrentar a execução ao demitir o esquadrão – mas os advogados alertaram que o processo legal provavelmente se arrastará por anos.

Isso ocorre depois que o presidente Donald Trump pediu repetidamente “julgamentos rápidos” para cobrar o sistema de justiça do americano após o assassinato de Kirk e o assassinato de Iryna Zarutska.

10

Charlie Kirk fala antes de ser baleado durante a visita de Turning Point à Universidade de Utah Valley em Orem, UtahCrédito: AP
Canecas de Tyler Robinson, suspeito de tiro em Charlie Kirk.

10

Tyler Robinson é o principal suspeito e agora está sob custódia policial em Utah depois de ser preso na sexta -feiraCrédito: Reuters
Donald Trump e Charlie Kirk apertando as mãos no palco.

10

Trump – retratado com Kirk – pediu ‘testes rápidos’ nos EUACrédito: AFP
Sam Bassett, advogado de defesa criminal do Texas.

10

O advogado de defesa criminal do Texas, Sam Bassett, explicou ao Sol dos EUA como o processo legal agora será exibido no caso que chocou o mundoCrédito: Courteesy of Sam Bassett

Robinson, 22 anos, está agora sob custódia depois que uma dramática Manhunt de Utah resultou em sua prisão em conexão com o assassinato chocante do popular ativista de direita na quarta-feira.

Ele foi acusado de assassinato agravado – e o presidente o pediu para receber a pena de morte.

Os policiais dizem que o ex -aluno de Utah confessou ao pai que ele matou morto, aliado Kirk na frente de uma multidão horrorizada na quarta -feira.

Se Robinson for entregue a pena de morte, Utah é um dos estados que permite o uso de um esquadrão de tiro.

Leia mais sobre Charlie Kirk

Eles são apenas um dos três estados a usá -lo para pena de morte para criminosos.

E eles estavam programados para executar o assassino do corredor da morte Ralph Menzies em um granizo de balas antes que a Suprema Corte anule a mudança.

A primeira execução da equipe de tiro nos EUA por 15 anos – com a última sendo feita em Utah – foi realizada na Carolina do Sul em abril, quando a administração de Trump procura expandir o uso de execuções.

Mas, apesar do entusiasmo de Trumps pela justiça rápida e brutal, os principais advogados alertaram que o processo ainda pode levar anos e ser prejudicada em argumentos legais e desafios.

Falando na Fox & Friends ontem ao anunciar a prisão de Robinson – Trump novamente dobrou, dizendo que queria que a justiça dissesse rapidamente como na China.

E ele fez comentários semelhantes ao postar nas mídias sociais sobre o assassino do refugiado ucraniano Iryna, que foi massacrado em um trem em Charlotte – exigindo um “julgamento rápido”.

Eerie vid de Charlie Kirk suspeito Tyler Robinson, 22, recebendo bolsa de estudos presidencial antes de ‘assassinato ativista’

Falando exclusivamente ao Sol dos EUA, advogado de defesa criminal experiente de Austin Sam Bassett enfatizou que, se essa situação ocorrer, o processo legal poderá levar cinco anos para ser concluído.

Bassett reconhece que, mesmo que o caso de Robinson seja retirado de um nível estadual para federal – o que é altamente possível, considerando a natureza politicamente volátil do incidente aliada à fúria do presidente Trump com o assassinato de seu confidente próximo – argumentos legais e procedimentos não serão rápidos em resolver.

“Eu ficaria surpreso se o caso for julgado em 2026”, disse o especialista jurídico. “Mesmo sem o elemento de pena de morte e a acusação era a vida sem liberdade condicional, ela ainda envolveria alguns anos de trabalho. A linha do tempo realista entre agora e uma possível execução pode ser de pelo menos três a cinco anos”.

Processo longo

O advogado enfatizou que, se Robinson, que é de Washington Utah, 240 milhas do local do crime, for julgado, pode haver “numerosos apelos” que atrasarão ainda mais os procedimentos, com a Suprema Corte dos EUA se envolvendo.

Em uma entrevista coletiva na sexta -feira para anunciar a captura de Robinson, as autoridades disseram que a investigação criminal sobre o assassinato de Kirk, pai de dois filhos, começou e o processo legal está em andamento.

Barrett, que defendeu clientes que enfrentam acusações semelhantes no passado, diz que o elemento de pena de morte neste caso aumentará consideravelmente a linha do tempo.

Os argumentos para a defesa e a acusação estariam longe de serem diretos, disse o legislador do Texas, com o Departamento de Justiça também se envolvendo fortemente no que seria um julgamento em pó de alto perfil.

Também pode haver um cenário em que os funcionários de Utah talvez não estejam dispostos ou incapazes de buscar a pena de morte.

O advogado da Flórida, Chad Cummings, no entanto, apontou para o Sol dos EUA que, no caso de Luigi Mangione, que foi acusado de matar o CEO da United Healthcare, Brian Thompson, em Manhattan, em dezembro passado, apesar de uma acusação inicial, o governo federal intervieram desde então.

Retrato de Iryna Zarutska.

10

O assassinato de Iryna Zarutska também inspirou os recentes apelos de Trump para ‘testes rápidos’Crédito: Facebook
Imagens da câmera de segurança de uma mulher parecendo aterrorizada em um veículo de transporte público.

10

Ela foi esfaqueada até a morte em um trem em CharlotteCrédito: Charlotte Area Transit
Foto de Iryna Zarutska e seu namorado.

10

Ela havia fugido para os EUA da Ucrânia devastada pela guerraCrédito: Instagram/nstanilsav

Ele também enfatizou que os argumentos apresentados pela equipe de defesa de Robinson serão longos e complexos.

“Os temas de mitigação comuns incluem trauma na infância, danos cerebrais e doenças mentais graves”, explicou. “O testemunho neuropsicológico e psiquiátrico especialista geralmente se torna o campo de batalha, com os dois lados introduzindo exames de ressonância magnética, pontuações do ACE e história do desenvolvimento”.

Embora uma decisão de deixar o suposto assassino atrás das grades por toda a vida possa ser tomado em questão de meses, as deliberações sobre ter Robinson sofrendo o preço final de seus supostos crimes pode se arrastar por anos.

Numerosos advogados terão que ser mantidos, juntamente com especialistas para ajudar na defesa e acusação.

“Se você classificar um caso como um caso de pena de morte, muitos procedimentos especiais surgem para jogar muito tempo”, continuou o advogado.

“Em uma acusação estadual, é muito comum que um caso de capital leve dois ou três anos para ser resolvido”.

Captura de tela de interesse de interesse da Universidade de Utah Valley.

10

Imagens do FBI mostraram Robinson fugindo da cena do crimeCrédito: Getty

Lapso de segurança no Utah Rally de Charlie Kirk

Kenneth Gray, professor do juiz criminal da Universidade de New Haven e um agente aposentado do FBI, conversou com o sol dos EUA sobre a falha de segurança no comício de Charlie Kirk em Utah em 10 de setembro de 2025.

“O planejamento de segurança para eventos depende da análise de ameaças. Charlie Kirk é um raio de raios. Ele tende a atrair pessoas que querem discutir com ele e você pode dizer que, por isso, isso deveria ter sido levado em consideração até a criação de segurança.

“Mas, no entanto, custa dinheiro para estabelecer segurança. Kirk tinha sua própria equipe de segurança que estava lá com ele, mas não é o mesmo que planejar um evento como o Serviço Secreto, onde eles podem controlar muitos dos diferentes aspectos do local.

“Nesse caso em particular, o atirador entrou no campus, teve acesso ao prédio, levou -se ao telhado sem realmente estar lá onde o local estava ocorrendo.

“Mesmo se eles tivessem detectores de metal e, se estivessem verificando os códigos QR, essa pessoa não teria sido impedida de entrar no evento. Acho que o fato é que o quanto você está disposto a pagar para fornecer um evento seguro para algo assim.

“E poder reunir uma segurança que possa cobrir todas as bases custaria muito dinheiro para fazê -lo. E geralmente é a organização estudantil que recebe fundos pela universidade que paga pelo evento para incluir a segurança do evento.

“Coisas como os policiais do campus, são pagos separadamente. Isso faz parte das instalações da universidade. Mas se você trazer membros adicionais de segurança, isso custa dinheiro”.

A opinião de Grey sobre a falta de vigilância do campus nos telhados do campus:

“A questão é quantas pessoas estão por aí andando e quantos edifícios eles têm. A probabilidade de uma pessoa ser interrompida por uma pessoa de segurança com um evento como esse acontecendo, onde há concentração sobre onde todas as pessoas estão congregadas ou entrando nesse evento torna menos provável que haja corpos adicionais nos edifícios circundantes.

“Então, a questão maior é: eles têm portas ou telhados trancados ou não trancados, alarmados ou não alarmados? E eu não sei a resposta para isso. Você pensaria que as universidades não desejariam que os alunos tenham acesso a telhados, mas esse nem sempre é o caso.

“Tenho certeza de que eles provavelmente não facilitam a parte do topo dos telhados naquele campus. Mas se esse cara o tivesse retirado de antemão, ele pode ter encontrado uma maneira de se levantar lá.

“Mas não sei se ele sabia exatamente o layout de como eles estavam planejando o evento ou se ele acabou de encontrar o ponto certo por acaso”.

Hora de processar

À medida que a indignação continua a ferver, com a fervorosa base de fãs de Kirk exigindo ação imediata, muitos querem ver Robinson pagar por seus supostos crimes.

O advogado Bassett, no entanto, está pedindo calma.

Com o segundo mandato de Trump programado para terminar em 2028, qualquer mudança de administração na Casa Branca poderia adicionar mais uma chave nas obras.

“Cada departamento de justiça ou cada presidente tem prioridades”, continuou ele. “Então, normalmente, antes de Trump 2.0, o Departamento de Justiça era muito deliberado e cuidadoso ao escolher em que casos buscar a pena de morte.

“Exigiu um processo de meses e eles tinham um comitê que o debatia e fez recomendações ao procurador-geral.

“Eu acho que é acelerado sob esse governo e provavelmente muito mais penalidade pró-morte do que o governo anterior.

“Eles podem se mover muito mais rapidamente, mas os outros processos de obter advogados competentes e contratar os especialistas certos ainda precisam ser disputados no tribunal distrital, mesmo depois de uma decisão ser tomada para buscar a pena de morte”.

“Se você representa esse jovem e concorda com um pedido de pena de morte, deve entregar sua licença de lei, porque essa é a pior coisa que pode acontecer se você tentar o caso e é a pena de morte pelo amor de Deus”, concluiu Bassett.

“Acredito firmemente que deve levar muito tempo. Ele deve ser revisado por vários pares de olhos e o réu deve ter todas as oportunidades para exercer o devido processo do processo o tempo todo”.

Falando na Fox & Friends ontem de manhã, Trump anunciou que Robinson havia sido capturado depois de ser entregue por seu pai.

E à medida que a conversa continuou, ele mais uma vez declarou a necessidade de que os EUA tenham “testes rápidos”.

Ele disse: “Uma coisa que eu digo é que precisamos fazer testes rápidos. Eu chamo isso de testes rápidos.

“Porque na China, eles têm testes rápidos, sabe?”

“Eles não esperam seis anos e reivindicam todos os tipos de razões”.

Ele acrescentou: “Eles devem ter um julgamento no dia seguinte, no que me diz respeito”.

Retrato de Chad D. Cummings em um terno e gravata vermelha.

10

Chad D. Cummings teme que o processo legal possa levar anos para resolverCrédito: Não conhecido, claro com a mesa
Homem usando fones de ouvido e óculos de sol em uma pequena aeronave.

10

Tyler Robinson foi preso em conexão com o assassinato de Charlie KirkCrédito: Facebook



The Sun

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

5 fascinating facts about the ram mandir in ayodhya | chatora.