Volodymyr Zelensky alertou a última incursão de drones de Vladimir Putin em outro país da OTAN é uma “expansão óbvia da guerra”.
A escalada de bordas veio quando a Rússia violou o espaço aéreo romeno durante outro ataque à Ucrânia – forçando a OTAN a embarcar em caças.
Ele vem depois que Putin voou com drones para o espaço aéreo polonês na quarta -feira, forçando Varsóvia a abater -os e desencadear o artigo 4 da OTAN – um abaixo do limiar de guerra.
O movimento sem precedentes marcou a primeira vez que um membro da Aliança de Defesa disparou uma chance desde o início de Rússiainvasão de Ucrânia.
No sábado, o Ministério da Defesa da Romênia confirmou que um drone havia entrado em sua fronteira depois que Moscou lançou um ataque na vizinha Ucrânia.
O herói de guerra Zelensky disse que a incursão não era um erro – e avisou o oeste a mudança “uma expansão óbvia da guerra por Rússia“.
Bucareste embaralhou em dois F-16 atrasados para monitorar a situação seguindo o ataquese condenou a violação como um “novo desafio” à segurança do Mar Negro.
O Ministério da Defesa disse que “detectaram um drone no espaço aéreo nacional” e o rastrearam até que desaparecesse do radar perto da vila romena de Chilia Veche.
Eles acrescentaram: “Tais incidentes demonstram a falta de respeito da Federação Russa pelo direito internacional”.
A OTAN agiu rapidamente depois que o grupo prometeu Defenda “cada centímetro” de terra aliada no início desta semana.
O chefe de política externa da UE, Kaja Kallas, chamou a ação russa de uma ameaça “imprudente” à segurança.
Ela disse: “A violação do espaço aéreo romeno pelos drones russos é mais uma violação inaceitável da soberania de um Estado -Membro da UE.
“Essa escalada contínua e imprudente ameaça a segurança regional. Estamos em solidariedade com a Romênia”.
Após a incursão polonesa, o primeiro -ministro Donald Tusk disse que 19 drones russos navegaram pela fronteira em meio a um ataque contra a Ucrânia ocidental, levando seu país ao “mais próximo do conflito desde a Segunda Guerra Mundial”.
Ele disse que quatro foram abatidos por caças da OTAN – entendidos como da Polônia, Itália, Holanda, os EUA – e as autoridades disseram que sete foram encontradas no chão.
Embora isso tenha marcado a primeira vez desde o início da guerra que a OTAN se chocou diretamente com a Rússia, jatos foram embaralhados muitas vezes sem envolver.
Os porta -vozes do Kremlin negaram que há alguma evidência de que os drones fossem russos e até escandalosamente impliquem que haviam sido lançados por Kiev.
Polônia Também alegou novamente no sábado que havia implantado helicópteros e aeronaves para combater os drones russos perto da fronteira.
Os militares do país anunciaram em X que estavam em seu “nível mais alto de alerta” ao lado de aeronaves aliadas.
Tusk mais tarde confirmou que o alerta havia sido levantado, mas alertado: “Devemos permanecer vigilantes”.
Ele pediu à Otan: “Não espere por dezenas de xeados [drones] e mísseis balísticos antes de finalmente tomar decisões “.
Reagindo à agressão contínua da Rússia e ameaças à OTAN, presidente dos EUA, Donald Trump prometeu “fazer grandes sanções à Rússia”.
Ele disse que, na verdade, social, puniria Putin pela condição de que todos os países da OTAN concordassem em parar de comprar petróleo do regime do tirano.
Prometendo que ele estava firme em seu compromisso de acabar com a guerra na Ucrânia, Trump acrescentou: “Estou pronto para ‘ir’ quando você estiver. Apenas diga quando?”
E ele também pediu à OTAN que impor sanções à China, enfatizando que Xi Jinping estava financiando a máquina de guerra de Putin.