Este é o momento em que a notória recruta de Brit ISIS Shamima Begum tempestades de sua primeira entrevista presencial em anos.
Ela parecia “pálida e fina” durante uma conversa ardente em sua nova casa para as mulheres estrangeiras exiladas do ISIS, em Síria.
A infame Jihadi Bride, agora com 26 anos, nasceu e foi criada em Bethnal Green, no Oriente Londres Borough of Tower Hamlets.
Mas em 2015, ela viajou para a Síria para se juntar às fileiras dos terroristas – aos 15 anos de idade.
Depois de 10 dias, Begum se tornou uma noiva infantil de um convertido islâmico holandês, com quem ela teve três filhos que morreram como bebês.
O governo conservador despojou -a da cidadania britânica em 2019, tornando -a sem estado, e ela lutou desesperadamente para voltar aqui à sua família.
Leia mais sobre Shamima Begum
Uma fabricante de documentários viajou para encontrar Begum no campo de detenção de Al-Roj em dezembro do ano passado, mas ela jurou furiosamente para ele e se recusou a ir na câmera.
Desta vez, no entanto, ela concordou em se encontrar cara a cara com o Daily Express.
Ela teria saído da sala depois de ser solicitada a perguntas simples, reduzindo abruptamente a entrevista acordada.
O líder da reforma Nigel Farage revelou recentemente que havia se tornado “atencioso” sobre se Begum deveria ser permitido de volta ao país, depois que Donald Trump sugeriu que a Grã -Bretanha tivesse que fazê -lo.
Farage acrescentou: “Eu não a classifico como tudo ISIS assassino.”
Quando os repórteres colocaram esses comentários a Begum, ela disse sem rodeios ao Express: “Sem comentários”.
E perguntou se ela achava que Trump poderia abrir a porta para seu retorno ao Reino Unido, ela deu a mesma resposta.
Begum então explodiu: “Se vocês têm algo a nos dizer, mas não temos nada a dizer”, antes de escapar.
O acampamento de Al-Roj se dedica a deter mulheres e crianças nascidas no exterior que foram capturadas depois que o ISIS foi derrotado por nós, forças britânicas e de coalizão em 2019.
Cerca de 2.000 pessoas foram realizadas lá – com sete ou oito mulheres do Reino Unido atualmente enjauladas entre suas paredes, incluindo Begum.
Ela falou da antecâmara do acampamento, onde os detidos podem encontrar jornalistas.
Begum varreu a sala de braço a braço com seu amigo de acampamento, American Hoda Muthana.
Ela estava vestindo roupas de estilo ocidental-vestindo uma camiseta gráfica preta, jeans skinny azul claro e tênis brancos.
A ex -colegial verde de Bethnal manteve a metade inferior do rosto coberta com uma máscara covid enquanto ela se sentava.
Quem é Shamima Begum?
A noiva do ISIS Shamima Begum, nascida na Grã -Bretanha, foi despojada de sua cidadania britânica em 20 de fevereiro de 2019.
Begum fugiu do Reino Unido em fevereiro de 2015 com duas outras meninas da mesma escola no leste de Londres para se juntar ao incipiente califado no Iraque e na Síria, que emergiram do caos da guerra nesses dois países.
Em 14 de fevereiro de 2019, com o ISIS Empire caiu, ela declarou que queria voltar para casa com o filho.
Mas ela parecia não mostrar remorso e chamou o massacre de Manchester Arena de 2017 de 22 pessoas que participam de um concerto “justificado”.
De acordo com o correspondente do Oriente Médio da BBC, Quentin Sommerville, Begum “ainda acredita que é propaganda”.
Ele disse: “Quando perguntei a ela sobre a escravidão, assassinato e estupro de mulheres Yazidi por IS, ela disse que ‘xiitas fazem o mesmo no Iraque’.
“Ela tinha pouco a oferecer desculpas aos milhões de iraquianos e sírios cujas vidas foram destruídas por IS”.
Sua posição de princípio provocou intenso debate sobre as responsabilidades do Reino Unido para os jihadistas que desprezam o país e tudo o que ela representa, mas querem voltar da Síria.
O caso deu uma virada dramática em 20 de fevereiro de 2019, quando emergiu que o Ministério do Interior optou por tirar a MS Begum de sua cidadania britânica.
A jovem de 16 anos afirma que está “disposta a mudar” seus caminhos enquanto implora por “misericórdia” da Grã-Bretanha e diz que o filho do recém-nascido Jerah está doente.
Seus apelos contra a decisão foram todos negados.
Seus olhos pareciam um pouco afundados, e ela parecia pálida e muito fina.
Foi a primeira vez que Begum foi retratado desde um controverso BBC Entrevista em 2023.
Mas a entrevista durou pouco – com o amigo Muthana pulando de pé depois de avistar a câmera e Begum seguindo rapidamente.
Muthana fugiu de sua casa no Alabama aos 20 anos para ingressar no grupo do Estado Islâmico.
Ela também teve um filho com um de seus lutadores e está desesperado para voltar aos EUA.
Begum sempre sustentou que ela era uma dona de casa para ficar em casa enquanto morava sob o ISIS-mas outros alegaram que ela era uma membro da “Polícia de Moralidade” do culto.
Ela tentou se reinventar e embarcou em uma ofensiva de charme – mas perdeu todos os recursos legais contra a decisão.
Quando Alan Duncan visitou o acampamento no dia de Natal de 2024, um dos guardas do acampamento o levou à tenda de Shamima – passando para um pátio improvisado composto de sacos de dormir descartados.
O funcionário perguntou: “Shamima?”
Depois de esperar cerca de 30 segundos, Duncan seguiu e foi rapidamente informado por Begum: “Você pode sair, eu não quero falar com você”.
“Podemos falar com você?” perguntou Duncan: “É você, Shamima?”
De dentro da tela, ela responde: “Sim, você pode sair. Eu não disse que poderia entrar aqui, tirar a merda”.
A cineasta – ficar fora de sua barraca – pergunta se ela está perdendo o Natal no Reino Unido apenas para que o zíper fosse abruptamente puxado.








