Os russos estão por trás dos misteriosos drones que forçaram a Dinamarca e os principais aeroportos da Noruega a desligar, afirmou Volodymyr Zelensky.
O aeroporto de Copenhague, o mais movimentado da região nórdica, foi fechado por quatro horas na noite passada, enquanto o aeroporto de Oslo fechou as operações por três horas após Drones grandes foram vistos voando por perto.

9
Enquanto as autoridades ainda estão investigando as origens do droneseles disseram que provavelmente foram voados por um “operador capaz” que queria “se exibir”.
A Agência de Inteligência da Dinamarca disse que o país enfrenta “alta ameaça de sabotagem” após os avistamentos de drones.
Jes Jespersen, inspetor sênior da polícia da polícia de Copenhague, disse: “Tudo indica que você não está disposto a atacar ninguém, mas está disposto a se exibir e talvez praticar”.
O presidente ucraniano Zelensky alegou que Moscou estava por trás disso, referenciando a “violação da Rússia” do espaço aéreo da OTAN em Copenhague em 22 de setembro em um post de mídia social.
Embora ele não tenha fornecido nenhuma prova para suas reivindicações.
Zelensky disse: “Dedicamos atenção especial às violações da Rússia sobre o espaço aéreo dos Estados -Membros da OTAN, inclusive em 22 de setembro em Copenhague.
“Trocamos opiniões sobre os motivos. Se não houver resposta resoluta dos Aliados – Estados e instituições – a provocações agressivas, a Rússia os continuará”, disse ele sobre sua conversa com a chefe do FMI, Kristalina Georgieva.
O aeroporto de Oslo fechou seu espaço aéreo da meia -noite, horário local, disse um porta -voz, acrescentando que todos os vôos foram desviados para o aeroporto mais próximo.
dinamarquês polícia disse anteriormente que dois ou três drones grandes foram vistos voando perto do aeroporto de Copenhague, fechando -o para todo o tráfego.
As autoridades optaram por não abater os drones porque o risco era grande demais devido ao aeroporto cheio de passageiros, os aviões nas pistas e depósitos de combustíveis próximos, disseram as autoridades.
Eles não descartaram a possibilidade de os drones fazer parte de um ataque híbrido russo.
Flemming Drejer, chefe do Pet Service de Inteligência da Dinamarca, disse: “Estamos enfrentando uma grande ameaça de sabotagem na Dinamarca. Alguém pode não querer necessariamente nos atacar, mas nos enfatizar e ver como reagimos”.
As preocupações de segurança na Europa são aumentadas após um aumento nas atividades de sabotagem russa e múltiplas incursões por drones e caça no espaço aéreo da OTAN nas últimas semanas.
Especialistas alertaram que a interrupção faz parte de um problema muito maior atingindo os aeroportos da Europa.
No fim de semana, os terminais de ataques cibernéticos eclitavam que forçaram os sistemas de check-in offline e os passageiros esquerdos presos.
Os aeroportos de Heathrow, Bruxelas e Berlim foram todos jogados em tumulto, com companhias aéreas forçadas a recorrer a soluções alternativas de papel para obter viajantes embarcado.
A agência de segurança cibernética da UE confirmou que o software malicioso foi usado para bloquear os sistemas aeroportos, dizendo: “O tipo de ransomware foi identificado. Lei A aplicação está envolvida para investigar. ”
Ransomware é uma arma de escolha para criminosos – infectando os principais sistemas antes de exigir Bitcoin pagamentos para desfazer o dano.
Mas os especialistas em inteligência acreditam que essa última onda de caos tem todas as características de um trabalho de sucesso apoiado pelo Estado.
Segurança e política O especialista Anthony Glees disse ao The Sun: “Sem dúvida, os russos estão por trás desses ataques a aeroportos em LondresBerlim e Bruxelas.
“Ninguém pode duvidar que os planejadores estratégicos de Putin sejam os beneficiários aqui, porque foram capazes de demonstrar que podem atacar nosso ciberespaço com impunidade e à vontade”.
Russos arriscando a Segunda Guerra Mundial
Tudo vem depois três Os caças russos MIG-31 entraram no espaço aéreo da Estônia “sem folga” – desencadeando uma reunião de emergência da OTAN.
Os caças voaram sobre a ilha de Vaindloo e ficaram lá por quase 12 minutos.
Logo depois, as autoridades polonesas relataram um “viaduto baixo” de aviões militares russos perto de uma plataforma de petróleo e gás.
Donald Trump respondeu à violação imprudente e disse que a incursão pode causar “grandes problemas”.
Falando no Salão Oval, Trump disse que “daria uma olhada” nos relatórios, acrescentando: “Eu não amo isso”.
MIG-31s são capazes de carregar aterrorizante Mísseis hipersônicos Kinzhal capazes de transportar ogivas nucleares.

Incursões como essa já aconteceram antes, mas raramente duram tanto tempo.
Enquanto estava no espaço aéreo da Estônia, os jatos circulavam no céu como se estivessem esperando uma resposta.
Todos os transponders dos três aviões foram desligados na época, segundo relatos.
Os aliados da OTAN lutaram pelos F-35 italianos para repelir os jatos russos.
Duas semanas atrás, as autoridades polonesas disseram que detectaram 19 violações do espaço aéreo.
Isso levou a uma dramática resposta de um milhão de dólares, pois os caças foram embaralhados e os sistemas de defesa aérea patriota colocados em alerta.
O primeiro -ministro polonês Donald Tusk disse que o incidente aproximou a Polônia do conflito militar “do que a qualquer momento desde a Segunda Guerra Mundial”.
Até quatro drones foram abatidos com a ajuda dos aliados da OTAN.
Marcou a primeira vez desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 que a OTAN se envolveu diretamente com as forças de Vlad.
E foi seguido por um drone russo Romênia exagerado por 50 minutos no sábado.
