17.1 C
São Paulo
terça-feira, setembro 23, 2025

disputa pela liderança na América Latina

O RevoluçãoA British Fintech considerou uma...

Trump disse

NotíciasMundoTrump disse


Donald Trump disse aos países da OTAN para “abater” a aeronave russa se violar o espaço aéreo aliado – mas parou de um apoio automático promissor nos EUA se Moscou for derrubado.

Falando em uma entrevista coletiva, o presidente disse que os membros da OTAN “não devem hesitar” em agir contra incursões russas.

9

O presidente Donald Trump fala durante uma reunião bilateral com o presidente da Ucrânia Volodymyr ZelenskyCrédito: Getty
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, sentados um com o outro com bandeiras e ucranianos em segundo plano.

9

A dupla se encontrou na 80ª sessão da Assembléia Geral da ONU em Nova YorkCrédito: Getty
Uma foto parada publicada por forças armadas suecas que, segundo ele, mostra um jato de caça russo MIG-31 que participou da violação do espaço aéreo da Estônia. As forças armadas suecas dizem que a imagem foi tomada pelo Mar Báltico depois que a aeronave russa deixou o espaço aéreo da Estônia, foto ainda divulgada em 19 de setembro de 2025. Forças Armadas Swedish/Landeiramentos via Reuters. Esta imagem foi fornecida por terceiros. Crédito obrigatório. Sem revenda. Nenhum arquivo Reuters também foi capaz de confirmar as aeronaves vistas nas fotos como caças russos MIG-31 do design que correspondiam às imagens de arquivo. A Reuters não conseguiu verificar independentemente o local ou a data em que as fotos foram tiradas.

9

Um dos caças russos MIG-31 que voaram para o espaço aéreo da EstôniaCrédito: Reuters
O presidente russo Vladimir Putin fala em uma reunião, gesticulando com uma mão e segurando papéis na outra.

9

A Rússia nega a violação, mas o Ministério da Defesa da Estônia cita evidências de radar e visualCrédito: AP

Mas, quando perguntado se Washington os apoiaria militarmente, ele não era comprometido.

“Isso depende da circunstância”, disse Trump.

Trump também disse na terça -feira que planeja chamar o primeiro -ministro húngaro Viktor Orbán para pedir que ele pare de comprar petróleo russo, parte de um impulso mais amplo para pressionar aliados da OTAN a cortar os laços de energia com Moscou.

“Ele é um amigo meu. Eu não falei com ele, mas sinto que, se o fizesse, ele pode parar e acho que vou fazer isso”, disse Trump antes de sua reunião bilateral com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Leia mais sobre política global

Seus comentários vêm após uma incursão dramática na sexta-feira, quando os combatentes do MIG-31 de Vladimir Putin rasgaram descaradamente o céu da Estônia por 12 minutos, retirando os avisos dos F-35 italianos saguados da Base Aérea de Amari.

O coronel Ants Kiviselg, chefe da Intel Militar da Estônia, disse: “A Rússia reconheceu a comunicação de pilotos italianos que voam no F-35 Fighter, mas aparentemente o ignoraram e não seguem os sinais.

“Por que eles não fizeram isso, isso é uma pergunta para os pilotos russos.”

Tallinn marcou o viaduto de “descarado sem precedentes” – a quarta violação deste ano – e exigiu negociações urgentes da OTAN.

PM Kristen Michal Fumed: “Essa violação é completamente inaceitável.

“A resposta da OTAN a qualquer provocação deve estar unida e forte.”

O ministro das Relações Exteriores, Margus Tsahkna, chamou de “uma violação muito séria do espaço aéreo da OTAN”, o pior desde 2003, enquanto o chefe de política externa da UE, Kaja Kallas, a criticou como uma “provocação extremamente perigosa”.

Trump havia avisado sobre “grandes problemas” se as acrobacias de bronze continuarem.

Como a cruel batalha de petróleo da Ucrânia devastou a máquina de guerra russa: ‘O ganso de ouro de Putin agora é seu pato sentado’

“Eu não amo isso. Não gosto quando isso acontece. Pode ser um grande problema”, disse ele.

O Flashpoint aumenta o crescente pesadelo de segurança da Europa.

A Polônia embaralhou os jatos enquanto os sistemas de radar da OTAN ficaram em alerta, enquanto o presidente da tcheco, Petr Pavel, alertou: “Isso está à beira do conflito, mas ceder ao mal não é simplesmente uma opção”.

O presidente Zelensky marcou a violação da Estônia “ultrajante” e alertou: “Isso requer uma resposta sistêmica.

“Ações fortes devem ser tomadas – coletivamente e individualmente por cada nação.”

Putin empilhou a pressão na mesma noite com um míssil de 11 horas e blitz de drones na Ucrânia.

Em 19 de setembro de 2025, a imagem de distribuição divulgada pela força aérea sueca mostra um jato russo de caça MIG-31 voando acima do Mar Báltico depois de violar o espaço aéreo da Estônia. Três combatentes russos da MIG-31 violaram o espaço aéreo da Estônia sobre o Golfo da Finlândia na sexta-feira, disse a Estônia, desencadeando queixas de uma nova provocação perigosa da UE e da OTAN. A Suécia e a Finlândia embarcaram aeronaves rápidas de reação, um porta -voz da Suprema sede Allied Powers Europe (Shape) disse a repórteres. (Foto de Forsvarsmakten / folheado / AFP) / Restrito ao uso editorial - Crédito obrigatório

9

Um jato de caça russo MIG-31 voando acima do mar do Báltico
Ilustração de caças russos que entram no espaço aéreo da Estônia e voando sobre uma plataforma de petróleo poloneses, com mapas dos vias de vôo.

9

Kyiv disse que a Rússia lançou 580 drones e 40 mísseis, com a maioria interceptada, mas pelo menos três civis mataram e dezenas de feridas.

“Toda greve não é uma necessidade militar, mas uma estratégia deliberada da Rússia para aterrorizar civis”, disse Zelensky.

E o caos se espalhou para o norte.

Mistério “Drones grandes” forçaram os aeroportos de Copenhague e Oslo a fechar Por horas na segunda -feira, aterrar dezenas de vôos.

A polícia dinamarquesa viu pelo menos três drones circulando perigosamente perto de depósitos de combustível e pistas embaladas.

Especialistas dizem que se encaixa em um manual mais amplo do Kremlin de guerra híbrida.

O coronel Simon Diggins disse ao The Sun: “Sejam ataques cibernéticos ou drones voadores sobre um aeroporto, cria uma atmosfera de desconfiança, subversão e sabotagem muito rapidamente. A Rússia está testando nossas defesas”.

Aeroportos de Londres a Berlim já foram martelados por ataques de ransomware nos últimos dias, nocauteando sistemas de check-in e forçando a equipe de volta para caneta e papel.

O analista de segurança Anthony Glees disse: “Sem dúvida, os russos estão por trás desses ataques … eles conseguiram demonstrar que podem atacar nosso ciberespaço com impunidade e à vontade”.

As autoridades da Estônia enfatizaram a incursão de sexta -feira não desencadeou a cláusula de defesa coletiva do artigo 5 da OTAN, mas alertou que o objetivo do Kremlin é claro – para abalar o oeste e desviar o foco da Ucrânia.

Mais a seguir … para as últimas notícias desta história, continue verificando o Sol dos EUA, seu destino preferido para obter as melhores notícias de celebridades, notícias esportivas, histórias da vida real, fotos de cair o queixo e vídeos obrigatórios.

Como nós no Facebook em Thesunus e siga -nos em x em @Theussun

A luz verde circulou em vermelho no céu noturno.

9

Imagens mostraram um drone voando perto do aeroporto de Copenhague
Policiais e um carro de polícia de guarda no aeroporto de Copenhagen.

9

Os policiais ficam de guarda depois que todo o tráfego foi fechado no aeroporto de Copenhagen
Ilustração de um mapa mostrando incursões de drones russos nos países da OTAN em setembro de 2025.

9





The Sun

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

3d house printing and construction project . Crie assistentes de ia personalizados para automatizar tarefas específicas do seu fluxo de trabalho.